• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - PSICO - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PSICO - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

 

MAPA

 

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

 

Platão, importante filósofo da Grécia Antiga, deixou-nos uma profunda reflexão por meio de uma alegoria sobre o conhecimento e a habilidade do ser humano em compreender a realidade social em que está inserido. Na sua obra conhecida como “A Alegoria da Caverna” (ou mito da caverna), ele propõe uma reflexão sobre o desafio enfrentado por aqueles que alcançam um saber mais profundo: o de retornar e compartilhar esse conhecimento com os que ainda estão presos às aparências e ilusões da realidade.

 

 

 

Fonte: BUKZEM. S. C. A Atualidade da Alegoria da Caverna de Platão. Rev. Cient. Novas Configur. Dialog. Plur., Luziânia, v. 3, n.3 p. 61-69, 2022.

 

 

 

A partir do enunciado acima, nota-se que a educação, na contemporaneidade, tem um papel importante na mediação/transmissão/construção dos conhecimentos dos estudantes de forma crítica e reflexiva sobre a sociedade em que vivem.

 

Neste sentido, para realizar a atividade MAPA da disciplina de Fundamentos da Educação, você precisará assistir atentamente à animação de 2011 sobre “A ALEGORIA DA CAVERNA (ou MITO DA CAVERNA)” postada no YouTube, o qual se encontra disponibilizado no link (https://youtu.be/Rft3s0bGi78?si=oNGusz_EJq0VCN8l) e, também, realizar à leitura do artigo de apoio para a atividade MAPA intitulado de “A ATUALIDADE DA ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO” (postado no material da disciplina no seu ambiente do Studeo).

 

Após assistir essa animação e realizar a leitura do artigo, construa um texto de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas, dissertando sobre a sua compreensão da reflexão que o filósofo Platão propõe com sua alegoria. O texto deve apresentar, também, um diálogo com as formas de conhecimento desenvolvidas na contemporaneidade, problematizando o senso comum (conhecimento popular), o conhecimento científico e o conhecimento filosófico. E, por fim do texto, você deverá apresentar uma reflexão sobre o papel da educação na atualidade na formação humana dos sujeitos.

 

 

 

 

 

ATENÇÃO: Orientações para a realização da atividade

 

- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;

 

- Assista à animação “A ALEGORIA DA CAVERNA” (ou mito da caverna) do filósofo antigo PLATÃO, disponibilizado no link (https://youtu.be/Rft3s0bGi78?si=oNGusz_EJq0VCN8l), e faça anotações dos pontos que te chamaram a atenção sobre o sentido e significado da animação. Principalmente, de como podemos interpretar e associar essa reflexão com a contemporaneidade e com a educação.

 

- Leia o artigo intitulado “A ATUALIDADE DA ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO”, postado em materiais da disciplina no ambiente do Studeo.

 

- Leia suas anotações sobre a animação e, a partir delas, busque relacioná-las com os conhecimentos abordados na disciplina de Fundamentos da Educação, construindo um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão, respeitando o limite de 15 a 20 linhas.

 

- Muito importante: você deverá entregar essa atividade por meio do MODELO MAPA (preencha no computador os campos em destaque) que está disponibilizado no MATERIAL DA DISCIPLINA.

 

- A atividade deverá ser realizada individualmente.

 

- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.

 

- Utilize o livro (PDF), as aulas da disciplina, o artigo de apoio para essa atividade e a animação como principais fontes.

 

 - Cópias parciais ou total serão zeradas.

 

Boa atividade!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 - NUT - BIOESTATÍSTICA - 53_2024
17/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - NUT - BIOESTATÍSTICA - 53_2024   AMOSTRAGEM   A amostragem é uma técnica fundamental na estatística que permite aos pesquisadores fazerem inferências sobre uma população inteira a partir do estudo de uma parte dela, ou seja, uma amostra. Esta abordagem é essencial em diversas áreas do conhecimento, como ciências sociais, publicidade, saúde […]

Diante do exposto, explique as diferenças entre a Logística tradicional e a logística 4.0. ( aproximadamente 10 linhas)
18/07/2024
Integrare Academy

  Diante do exposto, explique as diferenças entre a Logística tradicional e a logística 4.0. ( aproximadamente 10 linhas)   Orientações para realização da Atividade de Estudo 1:   - Assista as aulas da disciplina para compreender a temática desta atividade. - Antes de finalizar sua atividade, verifique se sua resposta está completa, pois não […]

Quais são os grandes desafios dos negociadores de hoje e amanhã? Estão relacionados com o novo mundo empresarial, onde cada vez mais se realizam trabalhos em equipe
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA PORTFÓLIO - IMERSÃO PROFISSIONAL: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO - 53_2024   Olá, seja bem-vindo e bem-vinda! Boas-vindas à você que está chegando ao curso agora e para você que já está na caminhada de formação, lembre-se: sempre que tiver alguma dúvida relacionada a como realizar a atividade, poderá entrar em contato com o(a) mediador(a) da […]

Contextualizando Para contextualizar a proposta convido você a imaginar o seguinte caso narrado: Júlio Cesar possui 13 (treze) anos e está apaixonado por Clara, que possui também 13 (treze) anos. Após dois meses de namoro, Júlio decide que quer se casar com Clara e a pede em casamento. Clara aceita o pedido e o casal agenda o casamento para o mesmo ano. Paralelamente a isto, Marcos, amigo de Júlio Cesar, possui 16 (dezesseis) anos e está morando sozinho em outra cidade. Em razão de já estar bastante independente, Marcos decide que quer se emancipar, requerendo aos pais esta autorização.
02/05/2024
Integrare Academy

MAPA - FUNDAMENTOS DE DIREITO CIVIL - 52_2024   Olá, acadêmico(a), a atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você reflita sobre alguns aspectos dos direitos da personalidade.   Contextualizando   Para contextualizar a proposta convido você a imaginar o seguinte caso narrado:   Júlio […]

De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (2022), a primeira modalidade gímnica a participar dos Jogos Olímpicos foi a Ginástica Artística, que esteve presente desde a primeira edição da Era Moderna, em 1896. Nessa edição, da qual apenas homens podiam participar, somente atletas de cinco países estiveram presentes, disputando as provas de cavalo com alças, argolas, barra fixa, barra paralela, escalada de corda, e salto sobre a mesa (COI, 2022). Já a Ginástica Rítmica teve sua primeira participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, apenas com as provas de individual, com os aparelhos de arco, bola, maças e fita, sendo a premiação somente em individual geral (VARGAS, 2017). Só nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, é que as provas de conjunto foram incluídas, sendo duas provas, uma com cinco arcos, e a outra com três bolas e duas fitas (SANTOS; LOURENÇO; GAIO, 2010).
18/07/2024
Integrare Academy

  De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (2022), a primeira modalidade gímnica a participar dos Jogos Olímpicos foi a Ginástica Artística, que esteve presente desde a primeira edição da Era Moderna, em 1896. Nessa edição, da qual apenas homens podiam participar, somente atletas de cinco países estiveram presentes, disputando as provas de cavalo com […]

Segundo Hökerberg et al. (2006), a elaboração do mapa de riscos no hospital é motivada por três fatores: 1. Base legal para uso do Mapa de Riscos como método para a identificação dos riscos; 2. Aparente simplicidade do método. 3. Possibilidade de envolvimento ativo dos trabalhadores. Na elaboração do Mapa de Riscos, são utilizadas cores conforme a classificação dos riscos ambientais, e a gravidade do risco é representada pelo tamanho dos círculos.
19/07/2024
Integrare Academy

  Segundo Hökerberg et al. (2006), a elaboração do mapa de riscos no hospital é motivada por três fatores: 1. Base legal para uso do Mapa de Riscos como método para a identificação dos riscos; 2. Aparente simplicidade do método. 3. Possibilidade de envolvimento ativo dos trabalhadores. Na elaboração do Mapa de Riscos, são utilizadas […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp