• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - PSICO - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PSICO - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

 

MAPA

 

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

 

Platão, importante filósofo da Grécia Antiga, deixou-nos uma profunda reflexão por meio de uma alegoria sobre o conhecimento e a habilidade do ser humano em compreender a realidade social em que está inserido. Na sua obra conhecida como “A Alegoria da Caverna” (ou mito da caverna), ele propõe uma reflexão sobre o desafio enfrentado por aqueles que alcançam um saber mais profundo: o de retornar e compartilhar esse conhecimento com os que ainda estão presos às aparências e ilusões da realidade.

 

 

 

Fonte: BUKZEM. S. C. A Atualidade da Alegoria da Caverna de Platão. Rev. Cient. Novas Configur. Dialog. Plur., Luziânia, v. 3, n.3 p. 61-69, 2022.

 

 

 

A partir do enunciado acima, nota-se que a educação, na contemporaneidade, tem um papel importante na mediação/transmissão/construção dos conhecimentos dos estudantes de forma crítica e reflexiva sobre a sociedade em que vivem.

 

Neste sentido, para realizar a atividade MAPA da disciplina de Fundamentos da Educação, você precisará assistir atentamente à animação de 2011 sobre “A ALEGORIA DA CAVERNA (ou MITO DA CAVERNA)” postada no YouTube, o qual se encontra disponibilizado no link (https://youtu.be/Rft3s0bGi78?si=oNGusz_EJq0VCN8l) e, também, realizar à leitura do artigo de apoio para a atividade MAPA intitulado de “A ATUALIDADE DA ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO” (postado no material da disciplina no seu ambiente do Studeo).

 

Após assistir essa animação e realizar a leitura do artigo, construa um texto de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas, dissertando sobre a sua compreensão da reflexão que o filósofo Platão propõe com sua alegoria. O texto deve apresentar, também, um diálogo com as formas de conhecimento desenvolvidas na contemporaneidade, problematizando o senso comum (conhecimento popular), o conhecimento científico e o conhecimento filosófico. E, por fim do texto, você deverá apresentar uma reflexão sobre o papel da educação na atualidade na formação humana dos sujeitos.

 

 

 

 

 

ATENÇÃO: Orientações para a realização da atividade

 

- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;

 

- Assista à animação “A ALEGORIA DA CAVERNA” (ou mito da caverna) do filósofo antigo PLATÃO, disponibilizado no link (https://youtu.be/Rft3s0bGi78?si=oNGusz_EJq0VCN8l), e faça anotações dos pontos que te chamaram a atenção sobre o sentido e significado da animação. Principalmente, de como podemos interpretar e associar essa reflexão com a contemporaneidade e com a educação.

 

- Leia o artigo intitulado “A ATUALIDADE DA ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO”, postado em materiais da disciplina no ambiente do Studeo.

 

- Leia suas anotações sobre a animação e, a partir delas, busque relacioná-las com os conhecimentos abordados na disciplina de Fundamentos da Educação, construindo um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão, respeitando o limite de 15 a 20 linhas.

 

- Muito importante: você deverá entregar essa atividade por meio do MODELO MAPA (preencha no computador os campos em destaque) que está disponibilizado no MATERIAL DA DISCIPLINA.

 

- A atividade deverá ser realizada individualmente.

 

- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.

 

- Utilize o livro (PDF), as aulas da disciplina, o artigo de apoio para essa atividade e a animação como principais fontes.

 

 - Cópias parciais ou total serão zeradas.

 

Boa atividade!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA PORTFÓLIO - IMERSÃO PROFISSIONAL: A EXECUÇÃO PENAL E A FINALIDADE DA PENA - 53_2024
18/07/2024
Integrare Academy

MAPA PORTFÓLIO - IMERSÃO PROFISSIONAL: A EXECUÇÃO PENAL E A FINALIDADE DA PENA - 53_2024   Olá, acadêmico(a) de "IMERSÃO PROFISSIONAL"- A EXECUÇÃO PENAL E A FINALIDADE DA PENA. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo na atividade de Execução […]

3) Citar os antissépticos que podem ser utilizados e a forma de ação destes antimicrobianos; 4) Fotografar as etapas da lavagem das mãos e inserir no formulário padrão da atividade.
05/06/2024
Integrare Academy

3) Citar os antissépticos que podem ser utilizados e a forma de ação destes antimicrobianos; 4) Fotografar as etapas da lavagem das mãos e inserir no formulário padrão da atividade.  

O sermão deve conseguir provocar o interesse dos ouvintes, ministrar a eles verdades espirituais e desafiá-los a comprometimentos práticos de vida. A condução do sermão nesses propósitos é tarefa do pregador.
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - TEOL - PREGAÇÃO E PRÁTICAS MINISTERIAIS - 53_2024 M.A.P.A - PREGAÇÃO E PRÁTICAS MINISTERIAIS. Uma das responsabilidades mais importantes do ministério pastoral é, sem dúvida, a pregação da Palavra. Trata-se de alimento e direção espiritual para o rebanho que Deus confiou. Por isso, todo esmero na arte da Pregação é uma responsabilidade que […]

51/2024 - MKT - NEGÓCIOS INOVADORES E STARTUPS - ATIVIDADE 1
22/02/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MKT - NEGÓCIOS INOVADORES E STARTUPS - 51/2024   Cresce número de empreendedores no Brasil Empreendedorismo nacional registrou forte avanço nos últimos dois anos. Em 2021, o Brasil registrou mais de 3,9 milhões de empreendimentos formalizados como micro e pequenas empresas ou microempreendedores individuais (MEIs). Em relação ao ano anterior, que registrou […]

A Unicesumar não se responsabiliza por arquivos de atividades NÃO FINALIZADAS por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação na internet, congestionamento das linhas de comunicação e falta de energia, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, sendo, portanto, não recebidas em nosso sistema. Estejam atentos para conferir o arquivo enviado e finalizar o questionário.
06/05/2024
Integrare Academy

A Unicesumar não se responsabiliza por arquivos de atividades NÃO FINALIZADAS por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação na internet, congestionamento das linhas de comunicação e falta de energia, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados, sendo, portanto, não recebidas em nosso sistema. Estejam atentos para conferir o […]

Caso clínico: Paula, 45 anos, tem dois filhos pequenos e considera sua vida estressante. Procura o pronto atendimento pois ultimamente vem sentindo uma sensação desagradável após as refeições, e relata uma sensação de queimação e azia depois de comer, que piora quando come alimentos picantes ou molho de tomate. Anteriormente o sintoma se apresentava de forma esporádica, mas nos últimos 3 meses, a frequência e a intensidade dos episódios aumentaram. Foi encaminhado ao ambulatório de gastroenterologia pois esta manhã ficou preocupado pois referiu vomito com sangue. Relata que possui uma alimentação bem desregulada, abusando de fast food e comidas processadas; fuma 1 maço de cigarro por dia, o que a deixa mais calma. Com frequência, utiliza cetoprofeno para aliviar as dores no corpo no final do dia. Nas últimas 5 semanas, percebeu que o desconforto gástrico piorou. O médico efetuou uma endoscopia, que revelou úlcera gástrica de 1 cm. Solicitou mais exames para suspeita de presença de H. pylori. Com resultados em mãos e confirmado a presença de H. plori, o diagnóstico de ulcera gástrica é confirmado. O médico recomenda uma dieta adequada, modificações no estilo de vida e prescreve o seguinte tratamento farmacológico: Inibidor da bomba de prótons 12/12h + claritromicina 500mg, 12/12h e amoxicilina 1g, 12/12h por 14 dias (obs. Ressalta ainda que amoxicilina pode ser substituídos pela tetraciclina 500 mg). A paciente é orientada a suspender o uso de cetoprofeno e reduzir o consumo de fast food e comidas processadas.
06/06/2024
Integrare Academy

Caso clínico: Paula, 45 anos, tem dois filhos pequenos e considera sua vida estressante. Procura o pronto atendimento pois ultimamente vem sentindo uma sensação desagradável após as refeições, e relata uma sensação de queimação e azia depois de comer, que piora quando come alimentos picantes ou molho de tomate. Anteriormente o sintoma se apresentava de […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp