• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2025

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2025

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está sendo discutida constantemente desde a sua elaboração. Você acredita que ela seja significativa na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em nossas escolas?

Para pensar nessa problemática, é preciso saber que a BNCC é um documento da Educação Básica que norteia a elaboração dos currículos escolares, com os conteúdos mínimos para cada área do conhecimento e, também, as competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver ao fim de cada ano ou etapa.

A fim de ter uma experiência com tal documento, oriento que faça a leitura da BNCC (2018), sobretudo da Introdução (p. 7-21), com foco nas Competências gerais da Educação Básica; bem como das Competências específicas da sua área de conhecimento, que se apresentam nas páginas referentes à etapa do Ensino Fundamental (p. 65, 87, 198, 223, 246, 267, 324, 357 e 402) ou do Ensino Médio (p. 481, 523, 539 e 558).

Após a leitura, reflita sobre o papel do professor na implementação dessas competências no contexto educacional atual.

Sua atividade MAPA consiste em:

Elaborar uma sequência didática que desenvolva as seguintes competências gerais da BNCC:
a) Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
b) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

No Formulário MAPA, inclua os seguintes itens:

Uma Competência Específica da área de conhecimento do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

O objetivo da atividade.

A duração da proposta: Indicar entre 3 e 10 dias.

Como será aplicado na aula (passo a passo).

Os recursos necessários.

Como será avaliado o desenvolvimento das competências trabalhadas.

Redija as informações solicitadas entre 1 e 1,5 laudas no Word.

Argumentação científica: Explique, em 10 a 15 linhas, como a BNCC influencia positivamente a qualidade da Educação Básica na atualidade e os impactos práticos dessa influência, com base na atividade que você elaborou. Inclua uma citação indireta (parafraseada) fundamentada em material de estudo.

Referências: Apresente a referência completa do texto utilizado para fundamentar sua argumentação, conforme as normas da ABNT.

REFERÊNCIA

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 2 jan. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/bncc_ensino_medio.pdf. Acesso em: 2 jan. 2025.

ATENÇÃO!
Todos os itens solicitados deverão ser inseridos no arquivo Formulário MAPA padrão, disponível no ambiente da disciplina, na pasta ARQUIVOS > MATERIAL DA DISCIPLINA.
Mantenha a formatação do Formulário: letra Arial ou Times, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento justificado.
Antes de finalizar o envio, certifique-se de que está anexando o arquivo correto. Somente um envio será permitido e não serão aceitos trabalhos por outro canal.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Com base nesta aula e nos textos de material de apoio, a proposta do MAPA propõe, primeiramente, a visualização atenciosa da aula conceitual 3, reflexão sobre os temas abordados e posteriormente construir respostas para as seguintes questões: Partindo do contexto apresentado durante a aula conceitual 3, o que você entendeu sobre a ideia do Eterno Retorno? Descreva com suas palavras. O que recentemente aconteceu na sua vida que você gostaria que se repetisse para o todo sempre, de forma sustentável? Reflita e responda, argumentando suas ideias.
02/05/2024
Integrare Academy

Com base nesta aula e nos textos de material de apoio, a proposta do MAPA propõe, primeiramente, a visualização atenciosa da aula conceitual 3, reflexão sobre os temas abordados e posteriormente construir respostas para as seguintes questões:   Partindo do contexto apresentado durante a aula conceitual 3, o que você entendeu sobre a ideia do […]

ATIVIDADE 2 - BEDU - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - UNICESUMAR
15/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 2 - BEDU - ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - UNICESUMAR Olá Acadêmicos, A Atividade de Estudo 2 possui como tema: ginásticas de academia. Para esta atividade, primeiramente será necessário que façam a escolha da modalidade de ginástica de academia que será apresentada no modelo da atividade. Em seguida, você deve pesquisar sobre a modalidade escolhida […]

As Necessidades da Comunidade são: Segurança alimentar, os moradores relatam dificuldade de acesso a alimentos nutritivos e em quantidade suficiente. Falta de trabalho e renda insuficiente
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SER - FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL - 53_2024   A proatividade é um traço fundamental do assistente social, que não se limita a reagir às demandas, mas sim se antecipa às necessidades, buscando soluções preventivas e inovadoras. Sua atuação deve ser proativa, propositiva e transformadora. A competência propositiva diz respeito a criar […]

CONCEITUALIZAÇÃO No nosso próprio livro didático de planejamento estratégico estudamos e aprendemos sobre conceitos que apresentam a importância da análise SWOT. “O objetivo principal dessa análise é determinar o que se convenciona chamar de FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO, que são aqueles fatores essenciais, vitais para o sucesso das estratégias organizacionais.” PARDO, Paulo; PAIÃO, Leonardo Silva. Planejamento Estratégico. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2022. pág. 187.  
18/07/2024
Integrare Academy

  CONCEITUALIZAÇÃO No nosso próprio livro didático de planejamento estratégico estudamos e aprendemos sobre conceitos que apresentam a importância da análise SWOT. “O objetivo principal dessa análise é determinar o que se convenciona chamar de FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO, que são aqueles fatores essenciais, vitais para o sucesso das estratégias organizacionais.” PARDO, Paulo; PAIÃO, Leonardo […]

ETAPA DE CRIAÇÃO Você que já possui o estilo, materiais/acabamentos e equipamentos definidos para esse projeto. A ambientação deverá ser feita apenas na COZINHA do Flat, com cores, texturas, mobiliários e decoração (que podem ser extraídos de bibliotecas online ou modelados por você).
19/07/2024
Integrare Academy

  ETAPA DE CRIAÇÃO Você que já possui o estilo, materiais/acabamentos e equipamentos definidos para esse projeto.   A ambientação deverá ser feita apenas na COZINHA do Flat, com cores, texturas, mobiliários e decoração (que podem ser extraídos de bibliotecas online ou modelados por você).   Você pode desenvolver seu projeto da maneira que quiser […]

1) PRIMEIRA ETAPA: Contextualização do estudo a ser explorado na atividade Na era digital em que vivemos, a experiência do usuário é um elemento crucial para o sucesso de qualquer produto ou serviço. Entre as várias ferramentas e técnicas disponíveis para melhorar essa experiência, a prototipagem de telas emerge como uma prática fundamental. Ao criar protótipos de telas, os designers e desenvolvedores têm a oportunidade de testar e refinar suas ideias antes mesmo de iniciar a implementação completa do produto final.
02/08/2024
Integrare Academy

  1) PRIMEIRA ETAPA: Contextualização do estudo a ser explorado na atividade Na era digital em que vivemos, a experiência do usuário é um elemento crucial para o sucesso de qualquer produto ou serviço. Entre as várias ferramentas e técnicas disponíveis para melhorar essa experiência, a prototipagem de telas emerge como uma prática fundamental. Ao […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp