• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2025

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2025

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está sendo discutida constantemente desde a sua elaboração. Você acredita que ela seja significativa na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em nossas escolas?

Para pensar nessa problemática, é preciso saber que a BNCC é um documento da Educação Básica que norteia a elaboração dos currículos escolares, com os conteúdos mínimos para cada área do conhecimento e, também, as competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver ao fim de cada ano ou etapa.

A fim de ter uma experiência com tal documento, oriento que faça a leitura da BNCC (2018), sobretudo da Introdução (p. 7-21), com foco nas Competências gerais da Educação Básica; bem como das Competências específicas da sua área de conhecimento, que se apresentam nas páginas referentes à etapa do Ensino Fundamental (p. 65, 87, 198, 223, 246, 267, 324, 357 e 402) ou do Ensino Médio (p. 481, 523, 539 e 558).

Após a leitura, reflita sobre o papel do professor na implementação dessas competências no contexto educacional atual.

Sua atividade MAPA consiste em:

Elaborar uma sequência didática que desenvolva as seguintes competências gerais da BNCC:
a) Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
b) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

No Formulário MAPA, inclua os seguintes itens:

Uma Competência Específica da área de conhecimento do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

O objetivo da atividade.

A duração da proposta: Indicar entre 3 e 10 dias.

Como será aplicado na aula (passo a passo).

Os recursos necessários.

Como será avaliado o desenvolvimento das competências trabalhadas.

Redija as informações solicitadas entre 1 e 1,5 laudas no Word.

Argumentação científica: Explique, em 10 a 15 linhas, como a BNCC influencia positivamente a qualidade da Educação Básica na atualidade e os impactos práticos dessa influência, com base na atividade que você elaborou. Inclua uma citação indireta (parafraseada) fundamentada em material de estudo.

Referências: Apresente a referência completa do texto utilizado para fundamentar sua argumentação, conforme as normas da ABNT.

REFERÊNCIA

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 2 jan. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/bncc_ensino_medio.pdf. Acesso em: 2 jan. 2025.

ATENÇÃO!
Todos os itens solicitados deverão ser inseridos no arquivo Formulário MAPA padrão, disponível no ambiente da disciplina, na pasta ARQUIVOS > MATERIAL DA DISCIPLINA.
Mantenha a formatação do Formulário: letra Arial ou Times, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento justificado.
Antes de finalizar o envio, certifique-se de que está anexando o arquivo correto. Somente um envio será permitido e não serão aceitos trabalhos por outro canal.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 - SER - ECONOMIA E SOCIEDADE - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - SER - ECONOMIA E SOCIEDADE - 52_2025   Leia os textos a seguir.   Texto 1 Mesmo com redução da pobreza, desigualdade no Brasil ‘ainda é brutal’, diz especialista No Brasil, a renda dos 10% mais ricos é mais de 14 vezes maior do que a renda dos 40% mais pobres, segundo […]

MAPA PORTFÓLIO - GFIN - IMERSÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - 53_2024
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA PORTFÓLIO - GFIN - IMERSÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - 53_2024   Caro estudante, seja bem-vindo(a) à atividade imersiva de nossa disciplina.                             Você é o analista financeiro da empresa Educafin Ltda, que possui uma plataforma inovadora para o segmento educacional, oferecendo um metaverso incrível para os alunos de diversas escolas aprenderem conteúdos […]

  IMPORTANTE: Você deverá fazer um print screen/captura de tela do Mapa Mental e inserir no formulário padrão. Você poderá criar seu Mapa Mental no o Word, Paint, na plataforma Canva (www.canva.com), Mindmeister (https://www.mindmeister.com/pt), GoConqr (https://www.goconqr.com/pt-BR/mapas-mentais/), ou em alguma outra plataforma digital de sua preferência. O seu mapa mental não deve ser feito à mão, uma vez que o professor inovador deve fazer uso de recursos tecnológicos.  
05/06/2024
Integrare Academy

    IMPORTANTE: Você deverá fazer um print screen/captura de tela do Mapa Mental e inserir no formulário padrão. Você poderá criar seu Mapa Mental no o Word, Paint, na plataforma Canva (www.canva.com), Mindmeister (https://www.mindmeister.com/pt), GoConqr (https://www.goconqr.com/pt-BR/mapas-mentais/), ou em alguma outra plataforma digital de sua preferência. O seu mapa mental não deve ser feito à mão, […]

Orientação nutricional pode ajudar portadoras da síndrome de Turner A partir da avaliação de 35 portadoras da síndrome de Turner, a nutricionista Liliane Viana Pires constatou que o estado nutricional das pacientes avaliadas está comprometido quanto à quantidade dos minerais zinco e selênio no organismo. A pesquisadora também constatou que a maior parte delas se encontrava com sobrepeso e com um elevado percentual de gordura corporal, em especial as adultas.
11/04/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 01 - NUT - GENÉTICA E EMBRIOLOGIA - 51/2024 Orientação nutricional pode ajudar portadoras da síndrome de Turner A partir da avaliação de 35 portadoras da síndrome de Turner, a nutricionista Liliane Viana Pires constatou que o estado nutricional das pacientes avaliadas está comprometido quanto à quantidade dos minerais zinco e selênio no organismo. […]

a) Descreva as diferentes camadas da CNN, suas funções e parâmetros principais.
22/07/2024
Integrare Academy

  a) Descreva as diferentes camadas da CNN, suas funções e parâmetros principais. b) Explique o propósito das funções de ativação utilizadas. c) Justifique a escolha do otimizador e da função de perda. d) Comente sobre os resultados obtidos e como poderiam ser melhorados.   ​3ª etapa: Explique a matriz de confusão e calcule as […]

Tela 2 - Apontamento por Produto (Esta tela é aberta após o usuário selecionar algum produto na tela anterior):
02/08/2024
Integrare Academy

Tela 2 - Apontamento por Produto (Esta tela é aberta após o usuário selecionar algum produto na tela anterior): Fonte: Elaborado pelo professor, 2024. 3) TERCEIRA ETAPA: Demonstração de conhecimentos No dia da apresentação do protótipo ao cliente, o mesmo informou que após análisar a compra dos tablets iria inviabilizar o projeto e que o […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp