MAPA - PED - ARTE E MUSICALIZAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - 54/2023
A arte tem uma importância grande em nossas vidas, mesmo que nem sempre a compreendamos ou valorizemos, todavia ela faz parte da história da humanidade e da nossa formação pessoal. Isso evidencia a necessidade que temos de arte e a relevância que ela tem para a formação escolar dos alunos, pois é por meio da poesia, dos gestos, da imagem que a arte, apresenta e fala aquilo que a história, a sociologia, a antropologia e outras ciências não podem apresentar por utilizarem outro tipo de linguagem como a discursiva, a científica, que estando sozinhas não decodifica nuances culturais.
(BARBOSA. Ana Mae. Arte, educação e cultura. Revista 7. Disponível em: <http//dc.itamaraty.gov.br/imagens-e-textos/revista7-mat5.pdf>, 2015, p.162).
1ª parte:
A partir disso, apresente uma resposta a seguinte pergunta: Qual a influência da arte na formação de um aluno?
A sua resposta deve ser objetiva, ter de 7 a 12 linhas, citar um teórico e desenvolver o raciocínio de forma clara.
Para isso, faça a leitura do material de apoio:
2ª parte:
Após essa reflexão, escolha uma das pinturas de domínio público de Vincent Van Gogh (https://www.wikiart.org/pt/vincent-van-gogh), faça uma releitura da obra, fotografe ou tire print e cole no formulário Mapa. Para realizar a sua obra de arte você poderá utilizar diferentes materiais, como: tinta guache, giz de cera, lápis de cor, canetinha, papel sulfite, cartolina ou outro material que tiver disponível.
3ª parte:
Utilizando a obra escolhida, apresente uma proposta de trabalho pedagógico significativo para a Educação Infantil. A sua proposta deve ser a explicação de como trabalhar com os alunos a obra selecionada. O texto deve ter de 7 a 12 linhas, linguagem formal e objetiva.
ORIENTAÇÕES:
- Todas as respostas solicitadas deverão ser inseridas no Formulário MAPA padrão, disponível na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Assista ao vídeo explicativo da atividade disponível na sala do café.
- Formatação exigida para esta atividade: documento Word; fonte: Arial ou Times New Roman; tamanho 12; espaçamento entre linhas: 1,5; texto justificado.
- Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, referencie-os de acordo com as normas da ABNT.
- Quando concluir a atividade no Formulário MAPA, você deve salvar em seu computador ou dispositivo móvel em Word, ir até o Studeo e anexar o arquivo no campo correspondente dentro da atividade MAPA, clicando em "Selecionar arquivo" e, em seguida, "Responder". Confira se o arquivo anexado é o arquivo correto da sua atividade. Após certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique em "Finalizar".
- Após "Finalizar" a atividade, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Boa atividade!
Professor João Carlos.
MAPA - PED - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA - 54/2023
Imagine a situação hipotética em que você, pedagogo(a) formado(a), iniciou sua atividade profissional em uma Escola de Educação Infantil com uma turma de crianças na faixa etária de 5 anos. Um dos objetivos propostos no planejamento para esta faixa etária, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Etapa Educação Infantil, é: “Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas” (BRASIL, 2017, p. 47). Diante disso, em sua hora-atividade, você se propôs a buscar uma forma de desenvolver estas habilidades com algum brinquedo que pudesse ser construído pelos(as) alunos(as) com material reciclável.
Assim, a sua atividade MAPA consiste em:
1. Construir um brinquedo que trabalhe as habilidades solicitadas no objetivo da BNCC supracitado, utilizando materiais recicláveis. Ao escolher o brinquedo, você deve considerar a idade das crianças (5 anos) e a capacidade de construí-lo com autonomia. Anexar duas fotos no formulário padrão da Atividade MAPA: uma de você construindo o brinquedo e outra somente do brinquedo pronto.
2. Elaborar um plano de aula que contemple a realização desta atividade, contendo: nome da atividade, conceito psicomotor (trabalhado na atividade), objetivo, desenvolvimento da atividade e recursos necessários para a aplicação da atividade.
- Elaborar um texto (mínimo de 15 e máximo de 20 linhas) explicando sobre o conceito psicomotor trabalhado nesta atividade e a importância do brincar na intervenção psicomotora. Colocar pelo menos uma citação direta de até três linhas, de acordo com as normas da ABNT.
OBSERVAÇÕES:
- Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora disponível na Sala do Café.
- Não é necessário aplicar a atividade psicomotora.
- Utilize o formulário padrão disponível no Material da Disciplina.
- O texto deve estar de acordo com as normas da ABNT.
- Utilize letra Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.
- O texto deve ser fundamentado com conteúdo do livro didático e/ou outras fontes.
- Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.
- Atenção! Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
- Caso tenha dúvidas, entre em contato com a sua professora mediadora pela ferramenta "Fale com o Mediador".
MAPA - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 54/2023
Na antiguidade clássica, a educação era considerada fundamental, de valor, porém, não para todos. O educar com o conhecimento mais elaborado, discutir as grandes questões humanas, era para os filhos dos homens livres, por sinal, mesmo entre estes, para os mais abastados. Os ofícios da vida comum, para os homens livres e mesmo para alguns escravos se dava na prática do trabalho, no cotidiano. Deve-se aprender o ofício dos pais, ser o que eles são, reproduzir a vida que as gerações que nos antecederam tiveram em seus ofícios. O que isso significava? Que o filho do artesão seria artesão, o do camponês seria camponês. O filho do marinheiro tinha todas as possibilidades de se tornar marinheiro, e assim a vida caminhava. Contudo, aqueles que eram os filhos dos homens de posses, dos grandes proprietários de terra, das empresas mercantis, os homens do poder e da política, seriam educados pelos melhores professores que fosse possível obter. Neste caso, muitos dos educadores eram os sofistas, pessoas que eram habilidosos em lógica, em oratória. Reproduziam com maestria os valores de Atenas. Tinham uma prática de educar no domínio de conhecimentos superficiais ou necessários para a vida do homem público. Sócrates criticava os sofistas, uma de suas críticas era porque eles cobravam por educar, o que Sócrates jamais fez, ele não tinha a intenção de reproduzir os valores, mas de questioná-los. Demonstrar a capacidade humana de conhecer o mundo além da aparência, o que Platão, seu discípulo, deu continuidade.
No Brasil, atualmente, temos uma educação que se apresenta para todos, falamos da democracia no acesso à escola. Consideramos que a educação institucionalizada, os períodos regulares da formação, do ensino fundamental, médio e superior, estão disponíveis a todos, uma educação que se diz gratuita. Claro que a educação em nossos dias tem características distintas do que aquela exercida na Grécia Antiga. A nossa sociedade tem uma complexidade que faz da educação uma condição necessária para a permanência da nossa ordem e se fundamenta em uma rede complexa de funções que exigem especialidades. Além de formações com inovações em inúmero setores e novos que surgem.
Nossa educação é fundada em um conhecimento científico de diversos campos de saber que se ampliaram, se multiplicaram e tornaram a formação humana mais diversificada. Literalmente, em nossa sociedade, não se pode “abraçar o mundo com as pernas”, ou melhor dizendo, todo o conhecimento com uma só mente. Porém, é preciso retomar a questão. Mesmo sendo uma educação que afirma para todos, o acesso à escola no Brasil cumpre o seu papel? Podemos considerar que realmente há uma educação democrática?
Considerando o questionamento acima, faça um texto dissertativo e argumentativo (20 a 30 linhas) usando elementos históricos e filosóficos sobre o papel que a escola exerce no país, apontando os aspectos de uma educação que se coloca institucionalmente ampla e democrática, mas que na prática educacional, no dia a dia do fazer a educação, não consegue realizar esta função.
ORIENTAÇÕES:
- Todas as respostas solicitadas deverão ser inseridas no Formulário MAPA padrão disponível no ambiente da disciplina, na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Assista ao vídeo explicativo da atividade disponível na Sala do Café.
- Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
- Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, referencie conforme as normas da ABNT.
- Quando concluir a atividade no Formulário MAPA, você deve salvar em seu computador ou dispositivo móvel em Word ou PDF, vir até o Studeo e anexar o arquivo no campo correspondente dentro da atividade MAPA, clicando sobre "Selecionar arquivo", em seguida, em "Responder". Confira se o arquivo anexado é o arquivo correto da sua atividade. Após certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique em "Finalizar".
- Após "Finalizar" a atividade, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
MAPA - PED - GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - 54/2023
Toda organização escolar tem suas dificuldades, e o trabalho em conjunto (direção, equipe pedagógica, professores, funcionários e alunos) pode direcionar o caminho que a escola vai seguir. A instituição deve ser vista não como um ambiente exclusivo, autoritário, que não discute as questões reais que acontecem diariamente na sociedade; muito pelo contrário, quando o espaço é democrático, ela torna-se um local de discutir ideias de forma libertadora. Dessa forma, quando vivemos em um ambiente repleto de diversidade, logo aparecem os desafios, afinal, no cotidiano escolar as relações sociais são inevitáveis, e as diferenças como gênero, raça, religião, família, crenças, valores, dentre várias outras, podem ser motivo de conflito dentro desta construção social. Diante desse contexto, trouxemos alguns materiais para que você possa refletir sobre o assunto:
- Após assistir ao vídeo apresentado, veja o vídeo sobre um plano de ação que deu certo. Trata-se de um projeto desenvolvido pela professora Rosely Marchetti Honório, com o apoio da gestão da escola, e que foi escolhido em 2017 como um dos melhores do país pelo prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita. Considerando a importância da Gestão Escolar Democrática, utilizando o formulário padrão do MAPA, você deve desenvolver um texto dissertativo, de 25 a 30 linhas, destacando as ações que podem ajudar a construir uma escola que compreenda a desigualdade social, econômica, cultural e política no ambiente escolar. Por fim, você deve refletir sobre o papel da comunidade escolar nesta construção.
Atenção:
- Utilize o formulário padrão para o envio do MAPA, disponibilizado na pasta Material da disciplina no Studeo.
- Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem.
- Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade, que está disponível na página da disciplina.
- Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Estes, em caso de uso, estarão na pasta Material da disciplina.
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
*Em caso de dúvida, entre em contato com o(a) professor(a) mediador(a).
Bons estudos!
MAPA - PED - METODOLOGIA DA MATEMÁTICA - 54/2023
ARTE & MATEMÁTICA
ARTE & MATEMÁTICA A proposta deste mapa vai um pouco além dos conteúdos de matemática, este vai proporcionar vivências da arte partindo dos elementos da matemática. A matemática tem inspirado e favorecido a arte. Perspectiva, proporção e simetria, por exemplo, são fundamentais nas artes plásticas. As bandeirinhas de Volpi, os azulejos de Athos Bulcão, o cubismo. Mas, e o contrário? Será que a arte inspira a matemática?
Vem do outro lado do Atlântico uma evidência da conexão entre arte e matemática. Segundo Fernando Pessoa, “o binômio de Newton é tão belo como a Vênus de Milo”, só que as pessoas não se dão conta disso. Aqui, a arte empresta seus ideais como uma seta que aponta para beleza do objeto matemático. Mas talvez se possa ir adiante.
Nos séculos XIX e XX, o renomado pintor francês Paul Cézanne demonstra que o ponto de encontro entre matemática e arte vai muito além da perspectiva. Em suas telas, ele procurava simplificar as figuras até que elas se reduzissem a formas geométricas puras. Essa estratégia criava a sensação de volume e distância entre os componentes.
Provavelmente, o ápice da influência da matemática na arte foi o advento do Cubismo: movimento de vanguarda modernista que se baseava no uso de formas e volumes geométricos para representar a natureza. Durante o cubismo, que teve em Pablo Picasso um de seus maiores expoentes, a perspectiva tridimensional foi deixada de lado.
Sobre esse assunto, ainda vale destacar um artista específico, Escher, que tem toda a sua obra baseada em conceitos matemáticos como simetrias e padrões de repetição. Mesmo sem ter buscado conhecimento formal em matemática, era essa área que norteava toda a sua produção.
Para fundamentar esta discussão e conhecimento sobre o tema, você poderá assistir ao vídeo: Arte & Matemática - 02 - Arte e Números. Acesse o site:
Este documentário enfatiza que na arte na caverna, o significado dos desenhos talvez seja o domínio do perigo e do espaço, o enfrentamento dos fantasmas, vitória sobre os medos. Com a leitura dos padrões da Natureza delineiam-se as figuras planas e cria-se a arte dos mosaicos. Na melhor representação do espaço surge, na Idade Média, a perspectiva, com novas técnicas geométricas. Na Matemática, o sistema decimal, a descoberta do Zero. O uso dos algarismos. Com as Grandes Navegações as necessidades do mercado exigiram formas mais flexíveis e rápidas de fazer contas.
Depois destas reflexões, como fica a relação entre Arte & Matemática? Você conseguiu visualizar o envolvimento das conexões matemáticas?
Portanto, vamos a um grande desafio: “criar uma obra de arte que envolva elementos da matemática (números, gráficos, formas, símbolos...etc). Não pode ser copiado, tem que usar sua imaginação e criatividade.
1º. Passo: Esta obra pode ser realizada usando diferentes propostas: recorte e colagem; pintura; desenhos; arte gráfica; escultura.
2º. Passo: Este trabalho deverá ser fotografado e postado no formulário mapa que se encontra no material da disciplina.
3º. Passo: Elabore um texto (entre 10 a 15 linhas) explicando quais elementos da matemática você utilizou em sua obra. Para isso, siga as orientações:
a) Escreva como a arte pode estar associada à matemática.
b) Descreva quais conteúdos matemáticos sua arte envolve.
c) Explique como a criança pode se apropriar de conhecimentos matemáticos por meio da arte.
Veja abaixo alguns exemplos:
Observação: Lembre-se de seguir todos os passos descritos, assista ao vídeo de orientação que deixei gravado para você. Em caso de dúvidas entre em contato com a sua professora mediadora.
Bons estudos!!
Professora Ozília.
MAPA - PED - POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54/2023
Diante do movimento de inclusão, faz-se necessário falarmos sobre a formação do professor, já que este é um agente ativo no processo da educação e reconhecendo as dificuldades que se enfrenta ao se tratar de educação inclusiva, que acontece em todos os níveis de ensino, quer seja no nível básico, quer seja na universidade. Nesse sentido, no ano de 2017, tivemos uma mudança significativa ao falarmos sobre os documentos que norteiam a prática pedagógica na escola, com a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que nos traz diversos desafios, além da legislação que determina que todo o sistema de ensino deve estar alinhado a ela.
Um dos componentes importantes da BNCC é o trabalho com as unidades temáticas e suas habilidades. Dentre eles, temos o trabalho com diferentes linguagens no Ensino Fundamental, como o ensino de Ciências, podendo ser no campo de Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo. O trabalho com as Ciências é essencial ao Ensino Fundamental e, também, às pessoas com deficiência.
Portanto, esse é o seu desafio!
Primeiramente, é necessário acessar à BNCC, que está disponível no Material da Disciplina, e ler o
Tópico “4.3.1.1. CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES”. Agora que você conheceu as unidades temáticas do campo do ensino de Ciências, considere a situação hipotética descrita a seguir:
Você deve se colocar como professor(a) do 3º ano do Ensino Fundamental que tenha, em sua turma, um aluno com deficiência visual total. Considerando a inclusão desse aluno em sua turma, pense em uma atividade que envolva alguma das unidades temáticas das Ciências (Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo), voltada a ações educacionais inclusivas. Sua atividade deverá ser adaptada, podendo ser uma experiência ou um jogo.
O que é essencial? Sua atividade deverá propor experiências táteis (textura: tecido, madeira, EVA, papel, biscuit, argila etc.), olfativa (essências, perfumes, elementos da natureza: terra, folhagem etc.), auditiva (sons ambientes: aplicativos ou captados, músicas, natureza etc.) ou, ainda, gustativas (temperos, frutas, alimentos presentes na obra de arte escolhida etc.).
Considerando suas ideias sobre a atividade, baixe o Formulário Padrão, disponível em Material da Disciplina, e responda aos itens a seguir:
1. Unidade temática: escolher entre Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo.
2. Habilidade: escolha uma dentre as ofertadas pela BNCC no item 4.3.1.1. Apresente o código e o texto.
3. Descrição da atividade: em que consiste a atividade? Mínimo de três e máximo de cinco linhas.
4. Desenvolvimento da atividade: passo a passo de como ela será realizada. Mínimo de 10 e máximo de 15 linhas.
5. Experiência(s) da sua atividade: sua atividade deve propor, ao menos, uma experiência tátil, olfativa, auditiva ou gustativa.
6. Com base em nossos estudos na disciplina, disserte sobre o papel da escola e a prática do professor na educação inclusiva. Mínimo de 15 e máximo de 20 linhas.
7. Referências: insira as referências utilizadas.
MAPA - PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MAKER - 54/2023
A cultura maker, em uma perspectiva interdisciplinar, representa um movimento inovador que transcende as barreiras tradicionais entre disciplinas acadêmicas. Ela valoriza a criatividade, o espírito empreendedor e a colaboração, estimulando os indivíduos a projetar, criar e fabricar objetos do mundo real. Nesse contexto, a cultura maker se torna uma força impulsionadora nas práticas pedagógicas da sociedade contemporânea.
A sigla STEAM significa Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics). Visa promover uma abordagem interdisciplinar para a educação, promovendo o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, habilidades de pensamento crítico, criatividade e esforços colaborativos entre os alunos. Ela promove a aprendizagem ativa, onde os estudantes são incentivados a explorar, experimentar e aprender com seus próprios erros, em um ambiente que estimula a curiosidade e a inovação.
Por meio da integração dessas diversas disciplinas, o STEAM visa equipar os alunos com as ferramentas necessárias para enfrentar as complexidades do mundo moderno, onde a proficiência nas competências relacionadas ao STEAM é muito procurada. Existem inúmeras plataformas disponíveis que facilitam a conceituação e execução de atividades STEAM.
A seguir, compartilhamos alguns exemplos de plataformas e você poderá fazer uma busca rápida na internet sobre suas respectivas funcionalidades, são elas: Scratch, PHetColorado, Wordwall, Mentimenter, Padlet, entre outras.
É fundamental enfatizar que a utilização da tecnologia na educação só terá eficácia se utilizada com um propósito pedagógico perceptível. A simples incorporação da tecnologia na sala de aula não garante resultados de aprendizagem bem-sucedidos. É essencial que os educadores compreendam e articulem a intenção pedagógica por trás da integração da tecnologia, especificamente a finalidade pretendida e como ela aumentará os objetivos educacionais e promoverá o crescimento do aluno.
A intecionalidade pedagógica reside na determinação de como a tecnologia será empregada para facilitar experiências de aprendizagem significativas e cativantes para os alunos. Isso implica o planejamento cuidadoso de atividades que fomentem a criatividade, o pensamento crítico, a colaboração e as habilidades de resolução de problemas. Além disso, é crucial garantir que a integração da tecnologia esteja alinhada com o conteúdo curricular e as habilidades desejadas que os alunos devem construir. Ao delinear explicitamente a intencionalidade pedagógica, os educadores garantem que a tecnologia sirva como uma ferramenta verdadeiramente impactante, melhorando o processo de aprendizagem e enriquecendo as jornadas educacionais dos alunos.
A realização da atividade do MAPA ocorrerá em três fases distintas:
ETAPA 1
1.1) A partir das opções de plataformas indicadas, você deverá construir um recurso educacional utilizando o conteúdo que você gosta.
1.2) Em seguida, você montará o PROJETO DE APOIO EDUCACIONAL e apresentará o link de acesso, o nome da ferramenta escolhida, a intencionalidade pedagógica,a metodologia, o público alvo e deverá entregá-lo em uma escola local ou à equipe do seu polo de ensino a distância. Mas atenção, você deverá comprovar a entrega por meio da assinatura do responsável no TERMO DE ENTREGA, disponível no material da disciplina.
ETAPA 2
2.1) Após ter criado seu recurso educacional, compartilhe o link de acesso e uma captura de tela do referido recurso conforme o TEMPLATE DO MAPA disponibilizado no material da disciplina. Em seguida, redija um texto dissertativo de 10 a 20 linhas, que contemple a sua visão e experiência ao realizar a presente atividade. É PROIBIDO responder as perguntas abaixo com tópicos. Mas, de qualquer modo, o texto de síntese deve destacar as informações abaixo:
- Qual a plataforma que você utilizou? Qual o motivo da escolha por essa plataforma?
2. Qual a intencionalidade pedagógica da elaboração deste material, isto é, como o uso dessa tecnologia será alinhado aos conteúdos curriculares e às habilidades que se pretende desenvolver nos alunos?
3. Qual a sua percepção diante da aplicação do recurso com outras pessoas? O recurso é capaz de auxiliar no desenvolvimento das habilidades na qual se propõe?
ETAPA 03
3.1) Você deverá realizar uma apresentação do recurso desenvolvido e aplicá-lo com um grupo de, pelo menos, três pessoas. Esse grupo pode incluir estudantes reais, funcionários do polo ou até mesmo membros da sua família. Como parte desse processo, é essencial comprovar a aplicação da atividade por meio de fotografias ou prints de telas, enfim, registros que evidenciam a interação das pessoas com o seu recurso.
3.2) No TEMPLATE DO MAPA, você encontrará um local para anexar as evidências, são elas:
Projeto de Apoio Educacional;
Termo de Entrega;
As evidências da aplicação.
ORIENTAÇÕES
Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização:
- Desenvolva o seu trabalho no Template do MAPA disponibilizado no Material da disciplina.
- Assista ao vídeo explicativo disponível na Sala do Café.
- Você deverá utilizar o template de seu MAPA, disponível no Material da disciplina, pois, não é possível anexar mais de um arquivo para responder a atividade.
- Siga atentamente às orientações descritas acima, desenvolvendo em seu trabalho todas as etapas elencadas.
- Para auxiliar no desenvolvimento da atividade, faça o uso do material de apoio.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica antes de enviá-lo.
- O formato do arquivo deve ser “texto” (.doc ou .docx).
- A produção do recurso digital é obrigatória, pois é uma boa oportunidade para você se aventurar na produção de recursos pedagógicos digitais, que são essenciais para a prática pedagógica na sociedade contemporânea.
- Aproveite esse momento para usar sua criatividade, demonstrar suas habilidades e seu conhecimento, mas, principalmente, para treinar para a sua prática docente.
Bom trabalho!