• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - PED - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2024

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PED - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2024

 

Os brinquedos têm um papel fundamental no desenvolvimento infantil, proporcionando não apenas entretenimento, mas também oportunidades para o aprendizado e o desenvolvimento de diversas habilidades. No contexto do Ensino Fundamental I, a utilização de brinquedos como recurso pedagógico por pedagogos pode enriquecer significativamente o processo educativo, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e eficazes.

“ '[...] admite-se que o brinquedo tem a função de descarregar as tendências anti-sociais que são naturais na criança, mas que se mostram incompatíveis com o estágio atual de nossa civilização. O brinquedo tem, portanto uma função catártica, isto é purificada'. O lúdico é uma opção de trabalhar o conhecimento de forma prazerosa, pois é através do brincar que a criança aprende a lidar com o mundo e contribui para formação de sua personalidade, recriando situações vivenciadas por elas e por suas experiências" (CARR apud BARROS, 1988, p.185).

 

A utilização de brinquedos como recurso pedagógico na educação básica é essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Brinquedos educativos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e prazeroso. Para os pedagogos, integrar brinquedos nas aulas é uma estratégia poderosa para criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, inclusivo e motivador, preparando as crianças para os desafios futuros. Dentro dessa compreensão Kishimoto (2003, p.18), afirma que:

 

¨... o brinquedo represente certas realidades. Uma representação é algo presente no lugar de algo. Representar é corresponder a alguma coisa e permitir sua evocação, mesmo em sua ausência. O brinquedo coloca a criança na presença de reproduções: tudo o que existe no cotidiano, na natureza e as construções humanas. Pode-se dizer que um dos objetivos do brinquedo é dar a criança um substituto dos objetos reais, para que eles possam manipulá-los¨.

 

A dimensão lúdica deve oferecer à criança oportunidades para desenvolver sua capacidade de deduzir e fazer perguntas por meio da tentativa e erro. Quando utilizados, os brinquedos facilitam a aprendizagem, o desenvolvimento e a socialização das crianças.

 

Considere a situação hipotética a seguir:

 

Você foi contratado como professor(a) em uma escola pública do seu município para lecionar no 3º ano do Ensino Fundamental I em uma turma com muita dificuldade de aprendizagem. Em reunião com a direção e coordenação foi solicitado aos profissionais de educação a oportunidade de reverem e se, necessário, reestruturarem seus planos de ensino para deixá-los mais atrativos e eficazes no trabalho com crianças, ou seja, medidas eficazes para proporcionar meios facilitadores para a aprendizagem escolar destes. Sendo assim, umas das possibilidades mais destacadas quanto à aprendizagem foi a utilização de brinquedo como recurso, uma vez que este aproveita a motivação interna que as crianças têm e torna a aprendizagem de conteúdos escolares mais atraentes.

PARTE 1 –
Agora, é a hora de colocar a mão na massa. Pesquise e elabore um brinquedo como uma ferramenta para estimular o desenvolvimento infantil e a aprendizagem no contexto escolar. Use a criatividade e utilize prioritariamente materiais recicláveis. Preencha a Ficha Catalográfica do brinquedo.

FICHA TÉCNICA DO BRINQUEDO:

Nome: nome ou nomes do brinquedo

- Comentário sobre brinquedo

Idade:
Habilidades estimuladas: motor/social/físico/ moral desenvolvidos ou exigidos na atividade
Como se faz: materiais e etapas da construção
Como brincar: Formas de utilizar (atividades)

Após confeccionada, tirar três fotos (uma do brinquedo com a Ficha Catalográfica preenchida, uma do processo da montagem do brinquedo e outra você segurando o brinquedo com a ficha). Em seguida, cole as fotos no formulário padrão (que se encontra em anexo).

PARTE 2 –
Elabore um plano de aula para ser aplicado na prática com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I. Escolha uma escola para realizar a execução do plano. Para esta aula será necessário estabelecer a utilização dos brinquedos como recurso pedagógico essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Para os(as) pedagogos(as), integrar brinquedos nas aulas é uma estratégia poderosa para criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, inclusivo e motivador, preparando as crianças para os desafios futuros.

- Tema da aula;
- Objetivo;
- Encaminhamentos metodológicos, ou seja, o passo a passo de suas atividades;
- Fechamento - discorra sobre como os brinquedos educativos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e prazeroso. (5 a 10 linhas).

Orientações:

- Para auxiliar no desenvolvimento da sua atividade, faça o uso do material de apoio disponibilizado na atividade.
- Utilize o formulário padrão para o envio do MAPA, disponibilizado em anexo;
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
- Ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio no ambiente da disciplina. Sendo assim, anexe o arquivo, confira se o arquivo anexado está correto e, somente então, clique em FINALIZAR.

*Em caso de dúvida, entre em contato com o(a) seu(sua) professor(a) mediador(a).

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Este tópico deverá ser digitado em fonte Arial 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm, cor da fonte “preto”. Este tópico deverá ter no máximo 1 página. 
15/07/2024
Integrare Academy

  Este tópico deverá ser digitado em fonte Arial 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm, cor da fonte “preto”. Este tópico deverá ter no máximo 1 página.  Lembre-se de retirar as partes em vermelho, pois elas são apenas explicações de como seu relatório deve ser produzido.  2.2 OBSERVAÇÃO/PARTICIPAÇÃO NA […]

Brazil received 119 votes while the joint bid of Belgium, Netherlands and Germany received 78 votes. At the 74th FIFA Congress in Bangkok, Thailand, Brazil was announced as the host nation of the tenth FIFA Women’s World Cup™ to be held in 2027, becoming the first South American nation to host the tournament.
18/07/2024
Integrare Academy

  Brazil received 119 votes while the joint bid of Belgium, Netherlands and Germany received 78 votes.   At the 74th FIFA Congress in Bangkok, Thailand, Brazil was announced as the host nation of the tenth FIFA Women’s World Cup™ to be held in 2027, becoming the first South American nation to host the tournament. […]

Conforme o livro didático da disciplina, existem alguns tipos de orçamentos. O que não se configura na realidade que seja utilizado um software diferente para a escolha de cada um deles
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ADM - ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA - 53_2024   Conforme o livro didático da disciplina, existem alguns tipos de orçamentos. O que não se configura na realidade que seja utilizado um software diferente para a escolha de cada um deles, ou ainda que mude as premissas orçamentárias ou elementos de acompanhamento e controle. Fonte: […]

Em seguida, analise os gastos apresentados no relatório, quais devem ser classificados como sendo custos?
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ADM - CONTABILIDADE DE CUSTOS - 53_2024   Ao administrar uma empresa, o gestor se depara com uma série de gastos para mantê-la funcionando. Cuidar das finanças é essencial, a correta apuração de custos e despesas faz com que as análises financeiras sejam assertivas, possibilitando ao profissional pensar em maneiras de melhorar […]

  Etapa 03: Problematizando Frente à leitura do texto apresentado na parte “Contextualizando” e com base nos conhecimentos adquiridos nesta disciplina, você deverá, de forma crítica, analisar a importância da ata notarial. O nosso livro didático, as aulas, bem como a reportagem apresentada poderão auxiliá-lo na realização desta atividade.
05/06/2024
Integrare Academy

    Etapa 03: Problematizando Frente à leitura do texto apresentado na parte “Contextualizando” e com base nos conhecimentos adquiridos nesta disciplina, você deverá, de forma crítica, analisar a importância da ata notarial. O nosso livro didático, as aulas, bem como a reportagem apresentada poderão auxiliá-lo na realização desta atividade. Etapa 04: Ação/Avaliação Sob a […]

Você pode elaborar o mapa conceitual de forma online, em aplicativos como Mentimeter, Canva, Powerpoint etc.; ou de forma manual, desenhando em uma folha A4. A foto do mapa mental deverá s
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 53_2024   Passar o dia pensando, consumindo ou fazendo algo que você adora ou que te intriga imensamente: Uma maravilha, não é mesmo? A não ser, é claro, que você tenha outros compromissos como estudar, trabalhar e pagar contas. Por essas e outras, muitos autistas […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp