MAPA – GH – MARKETING HOSPITALAR – 52_2024
MAPA
Olá, estudantes de Gestão Hospitalar!
A atividade MAPA da disciplina de Marketing Hospitalar auxiliará você em sua trajetória de formação em Gestão Hospitalar, proporcionando as habilidades para compreender os fundamentos do marketing para atuar frente aos usuários da área de saúde por meio da imersão. Sendo que, dentre as diversas possibilidades que a mercadologia possibilita, encontra-se a comunicação. Como vimos em nossa disciplina, trata-se de “um dos componentes-chave do marketing de serviços. No geral, a função principal da estratégia de comunicação de uma empresa de serviços é informar, persuadir ou lembrar os clientes sobre o serviço que está sendo oferecido” (Blanco, 2018, p. 159).
Fonte: BLANCO, T. H. M. Marketing Hospitalar. Maringá: UniCesumar, 2018.
Nesse sentido, saber posicionar uma marca, um serviço, um espaço de saúde é primordial e, para isso, os diversos profissionais da área podem utilizar das redes sociais. Em uma matéria publicada pela Forbes (2023), ficou constatado que o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais em todo o mundo. A constatação é de um levantamento da Comscore. O estudo mostra que esses canais são a preferência dos brasileiros frente a outras categorias on-line, elevando o país à terceira posição entre as nações que mais consomem redes sociais em todo o mundo — atrás de Índia e Indonésia e à frente de Estados Unidos, México e Argentina.
Fonte: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/03/brasil-e-o-terceiro-pais-que-mais-consome-redes-sociais-em-todo-o-mundo/. Acesso em: 16 abr. 2024.
Com isso, percebemos o quanto as mídias digitais, em especial, as redes sociais, podem potencializar o alcance de informações e de profissionais da área da saúde. Portanto, para que nossa atividade seja o mais imersiva possível, convido você para fazer uma análise conforme as etapas a seguir.
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO:
1ª ETAPA: mesmo que você não possua uma conta no Instagram, é possível acessá-lo de forma gratuita para vislumbrar os conteúdos nele disponível. Por isso, convido você a fazer uma pesquisa na rede social Instagram, identificando e escolhendo um perfil de um espaço de saúde: pode ser uma clínica odontológica, saúde da mulher, fisioterapia etc., desde que ofereçam algum serviço em saúde. Após escolher, descreva o nome do perfil e coloquei o link de acesso (basta copiar da barra de navegação do seu computador). Coloque, também, algumas imagens que possam identificar o perfil (pode ser print da tela desse perfil).
2ª ETAPA: após escolher a rede social para sua análise, preencha o checklist apontando: 1. data de abertura do Instagram; 2. total de seguidores e seguidos; 3. total de publicações; 4. características visuais (principais cores, fotos, estilos); 5. tipos de conteúdos postados; 6. se há dicas de saúde (destaque ao menos uma). Pode acrescentar outra curiosidade, caso localize.
3ª ETAPA: depois de ter feito o levantamento solicitado na etapa anterior, busque, em seu livro, na página 162, o Quadro 1 — Conteúdo e objetivos da comunicação versus estágio do ciclo de vida. Busque compreender o quadro e, na sequência, indique, mediante sua análise do perfil escolhido no Instagram, em qual Estágio do Ciclo de Vida o produto/marca/empresa/perfil está e descreva, de forma idêntica ao que está no quadro, os objetivos da comunicação.
4ª ETAPA: de forma sucinta, clara e objetiva, justifique, com suas palavras, como uma rede social, como, no exemplo, o Instagram, pode favorecer os profissionais da área da saúde.
Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:
- Leia o livro da disciplina.
- Assista às aulas conceituais, aulas ao vivo e ao vídeo explicativo que o Professor Thiago gravou, disponível na Sala do Café e no Fórum Interativo.
- Baixe o "Modelo de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
- Anexe seu “Modelo de entrega do MAPA” respondido no espaço específico da atividade MAPA.
- Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
- Caso utilize o material de outros autores, não se esqueça de referenciar corretamente, pois o uso de trechos ou textos não referenciados será considerado plágio.