• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - LET - LINGUÍSTICA I - 52_2025

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030
MAPA - LET - LINGUÍSTICA I - 52_2025 FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ​ A dupla articulação da língua é um tema importante dentro da linguística estruturalista porque, além de estabelecer a diferença entre os códigos dos animais e a língua(gem) humana, oferece os componentes básicos para compreender o modo como ocorre a formação das palavras. A etimologia anuncia que estamos nos referindo às possíveis subdivisões das palavras em partes menores, a partir de duas articulações: a primeira denominada morfemas e a segunda fonema. Nossa prática se concentrará na primeira (o morfema) que se define como: “[...] junção de unidades mínimas significativas que se combinam para formar as palavras” (SILVA, 2023, p. 72). Isso quer dizer que o morfema significa a junção de elementos ao radical (raiz) da palavras: vogal temática, desinências nominais (gênero e número) e verbais (tempo e modo, número e pessoa) e afixos (prefixos e sufixos). Vamos compreender cada um desses termos, através de sua definição teórica: Raiz: elemento comum/invariável/parte fixa da palavra. A base do significado. Vogal temática: vogal que se junta ao radical de uma palavra para permitir que ela receba outros elementos (gênero, número, tempo, pessoa do verbo). Desinência: indica a flexão da palavra (tempo, modo, pessoa e número). Prefixo: elemento que se coloca antes da raiz da palavra. Sufixo: elemento que se coloca após a raiz da palavra. Referências de apoio: FARACO, C. E.; MOURA, F. M. Gramática. São Paulo: Ática, 1987. FERREIRA, M. Aprender e praticar gramática. São Paulo: FTD, 2011. SILVA, V. L. da. Linguística I. Maringá-Pr: UniCesumar, 2023. Desenvolvimento: Com base no conhecimento que você adquiriu sobre esse tema, selecione cinco palavras de diferentes categorias gramaticais (substantivos, adjetivos, pronomes, verbos etc.) divulgadas em textos de visibilidade pública (física ou on-line) como: fachadas de loja, cartazes, outdoor, poesia, grafite, piada, etc. Selecionadas as palavras, organize o seu trabalho em duas partes, conforme orientações a seguir. Parte 1 (faça isso com cada uma das palavras selecionadas) 1. Insira foto ou print de tela que mostre de onde retirou a palavra selecionada. 2. Apresente a categoria gramatical e a palavra selecionada. 3. Identifique e explique os morfemas presentes (radical, prefixo, sufixo, vogal temática, desinências de gênero, número e pessoa). 4. Descreva o contexto em que cada palavra foi encontrada e explique como a formação da palavra se relaciona com seu significado e uso nesse contexto. Parte 2 1. Compare as palavras selecionadas (como a formação de cada palavra influencia seu significado e uso? Existem padrões ou semelhanças relevantes?). 2. Para concluir, apresente uma breve reflexão sobre o processo das análises morfológicas realizadas, o que você aprendeu, quais foram os desafios e, por fim, como ensinar análise morfológica nas aulas de Língua Portuguesa. Para colaborar com o estudo e realização dessa atividade, considere: - Leia a unidade III do material de estudos. - Amplie seu aprendizado: pesquise nas gramáticas ou em sites listas de radicais, prefixos e sufixos da língua portuguesa. - Assista as aulas conceituais e ao vivo. - Leitura complementar: capítulo XVI (p. 77 a 81) do livro “Emília no País da Gramática” de Monteiro Lobato (Disponível no Material Extra). Orientações: - Sua resposta deve ser enviada em formato de texto no Formulário padrão da atividade MAPA disponível no ambiente da disciplina, na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA. - Mantenha a formatação do formulário: letra Arial ou Times, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento das margens justificado. - Na utilização de citações, siga as normas da ABNT para citações e referências e informe a referência completa do material pesquisado ao final do seu MAPA, mesmo que seja do livro da disciplina (ainda que apresente as referências, é necessário elaborar o texto com suas próprias palavras). - Cópias indevidas de colegas, da internet ou de outros autores serão zeradas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Pergunta D) A sua última empresa realizava Avaliação de Desempenho? Se sim: qual foi o resultado da sua última avaliação? Se não: caso tivesse, o que você acha que apareceria no resultado da sua avaliação de desempenho?
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA/PORTFÓLIO - RH - IMERSÃO PROFISSIONAL: PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS - 53_2024   Entrevista Simulada!   Olá, estudante! Preparado(a) para dar início a esta Atividade MAPA? Fique tranquilo(a) e analise cuidadosamente as orientações, a seguir:   Imagino que você tenha participado do Projeto de Extensão de “Análise, Ajuste e Mentoria de Currículos”, certo? Se sim, […]

b) Faremos agora o mesmo procedimento, mas trocando a água pelo líquido X. Mostre que o calor específico $c_X$ do líquido X é determinado por:
07/05/2024
Integrare Academy

b) Faremos agora o mesmo procedimento, mas trocando a água pelo líquido X. Mostre que o calor específico $c_X$ do líquido X é determinado por:   Parte 2:   Após entender bem a parte teórica sobre como determinar o calor específico de um líquido, você deve colocar esse conhecimento em prática. Realize o experimento virtual […]

A influência do Trabalho na saúde do trabalhador Olá, caro(a), aluno(a)! Você como estudante e futuro(a) profissional em Tecnólogo em Segurança no Trabalho, já parou para refletir sobre seu dia a dia de trabalho? Já pensou sobre como as práticas do seu dia a dia profissional pode influenciar no processo saúde-doença?
02/05/2024
Integrare Academy

MAPA - SEG - SAÚDE OCUPACIONAL E MEDICINA DO TRABALHO - 52_2024 A influência do Trabalho na saúde do trabalhador Olá, caro(a), aluno(a)! Você como estudante e futuro(a) profissional em Tecnólogo em Segurança no Trabalho, já parou para refletir sobre seu dia a dia de trabalho? Já pensou sobre como as práticas do seu dia […]

Inspirando-se no texto acima, imagine que você, após concluir seu curso, foi contratado para atuar em um Clube desportivo. Esse Clube deseja oferecer atividades voltadas a pessoas com deficiência, e como sua primeira atribuição você deverá elaborar um projeto para implantar uma modalidade esportiva adaptada no clube. Para isso, será necessário realizar leituras e pesquisas para apresentar o planejamento adequado para esse público em especifico. O projeto deve contemplar as adequações no clube, o treinamento físico e específico, assim como a prática da modalidade esportiva adaptada, visando a formação de atletas.
15/07/2024
Integrare Academy

  Inspirando-se no texto acima, imagine que você, após concluir seu curso, foi contratado para atuar em um Clube desportivo. Esse Clube deseja oferecer atividades voltadas a pessoas com deficiência, e como sua primeira atribuição você deverá elaborar um projeto para implantar uma modalidade esportiva adaptada no clube. Para isso, será necessário realizar leituras e […]

Ao longo de sua atuação profissional irá se deparar com inúmeras ocorrências de conflitos entre discentes dos quais terá que se posicionar e propor soluções para a sua resolução. Tendo como princípio que o papel de educador transpassa a função de transmitir o conhecimento cientifico específico de sua área ao tomar como objetivo da educação o desenvolvimento integral dos sujeitos, saber manejar conflitos e conduzir os discentes em seu processo de desenvolvimento psicossocial é fundamental compreender o papel da sensibilidade social e flexibilidade comportamental proposta por Minicucci (apud GARCIA, 2021).
30/04/2024
Integrare Academy

Ao longo de sua atuação profissional irá se deparar com inúmeras ocorrências de conflitos entre discentes dos quais terá que se posicionar e propor soluções para a sua resolução. Tendo como princípio que o papel de educador transpassa a função de transmitir o conhecimento cientifico específico de sua área ao tomar como objetivo da educação […]

Para o cálculo da viscosidade dinâmica, utilizar-se da fórmula: Em que: μ = viscosidade dinâmica (Pa.s). T = torque (N.m). l = folga entre os cilindros (m). R = raio do cilindro (m). n ̇= giro do cilindro (rps). L = comprimento (m).
07/05/2024
Integrare Academy

Para o cálculo da viscosidade dinâmica, utilizar-se da fórmula:   Em que: μ = viscosidade dinâmica (Pa.s). T = torque (N.m). l = folga entre os cilindros (m). R = raio do cilindro (m). n ̇= giro do cilindro (rps). L = comprimento (m).   ETAPA 3 Cálculo do Número de Reynolds. Para o cálculo […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp