• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - LET - LINGUÍSTICA I - 52_2025

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030
MAPA - LET - LINGUÍSTICA I - 52_2025 FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ​ A dupla articulação da língua é um tema importante dentro da linguística estruturalista porque, além de estabelecer a diferença entre os códigos dos animais e a língua(gem) humana, oferece os componentes básicos para compreender o modo como ocorre a formação das palavras. A etimologia anuncia que estamos nos referindo às possíveis subdivisões das palavras em partes menores, a partir de duas articulações: a primeira denominada morfemas e a segunda fonema. Nossa prática se concentrará na primeira (o morfema) que se define como: “[...] junção de unidades mínimas significativas que se combinam para formar as palavras” (SILVA, 2023, p. 72). Isso quer dizer que o morfema significa a junção de elementos ao radical (raiz) da palavras: vogal temática, desinências nominais (gênero e número) e verbais (tempo e modo, número e pessoa) e afixos (prefixos e sufixos). Vamos compreender cada um desses termos, através de sua definição teórica: Raiz: elemento comum/invariável/parte fixa da palavra. A base do significado. Vogal temática: vogal que se junta ao radical de uma palavra para permitir que ela receba outros elementos (gênero, número, tempo, pessoa do verbo). Desinência: indica a flexão da palavra (tempo, modo, pessoa e número). Prefixo: elemento que se coloca antes da raiz da palavra. Sufixo: elemento que se coloca após a raiz da palavra. Referências de apoio: FARACO, C. E.; MOURA, F. M. Gramática. São Paulo: Ática, 1987. FERREIRA, M. Aprender e praticar gramática. São Paulo: FTD, 2011. SILVA, V. L. da. Linguística I. Maringá-Pr: UniCesumar, 2023. Desenvolvimento: Com base no conhecimento que você adquiriu sobre esse tema, selecione cinco palavras de diferentes categorias gramaticais (substantivos, adjetivos, pronomes, verbos etc.) divulgadas em textos de visibilidade pública (física ou on-line) como: fachadas de loja, cartazes, outdoor, poesia, grafite, piada, etc. Selecionadas as palavras, organize o seu trabalho em duas partes, conforme orientações a seguir. Parte 1 (faça isso com cada uma das palavras selecionadas) 1. Insira foto ou print de tela que mostre de onde retirou a palavra selecionada. 2. Apresente a categoria gramatical e a palavra selecionada. 3. Identifique e explique os morfemas presentes (radical, prefixo, sufixo, vogal temática, desinências de gênero, número e pessoa). 4. Descreva o contexto em que cada palavra foi encontrada e explique como a formação da palavra se relaciona com seu significado e uso nesse contexto. Parte 2 1. Compare as palavras selecionadas (como a formação de cada palavra influencia seu significado e uso? Existem padrões ou semelhanças relevantes?). 2. Para concluir, apresente uma breve reflexão sobre o processo das análises morfológicas realizadas, o que você aprendeu, quais foram os desafios e, por fim, como ensinar análise morfológica nas aulas de Língua Portuguesa. Para colaborar com o estudo e realização dessa atividade, considere: - Leia a unidade III do material de estudos. - Amplie seu aprendizado: pesquise nas gramáticas ou em sites listas de radicais, prefixos e sufixos da língua portuguesa. - Assista as aulas conceituais e ao vivo. - Leitura complementar: capítulo XVI (p. 77 a 81) do livro “Emília no País da Gramática” de Monteiro Lobato (Disponível no Material Extra). Orientações: - Sua resposta deve ser enviada em formato de texto no Formulário padrão da atividade MAPA disponível no ambiente da disciplina, na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA. - Mantenha a formatação do formulário: letra Arial ou Times, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento das margens justificado. - Na utilização de citações, siga as normas da ABNT para citações e referências e informe a referência completa do material pesquisado ao final do seu MAPA, mesmo que seja do livro da disciplina (ainda que apresente as referências, é necessário elaborar o texto com suas próprias palavras). - Cópias indevidas de colegas, da internet ou de outros autores serão zeradas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo em uma análise sobre a importância da gestão dos processos e estrutura da farmácia.   A gestão de processos e a estrutura organizacional de uma farmácia são fundamentais para garantir não apenas a eficiência operacional, mas também a qualidade no atendimento ao cliente e a segurança dos medicamentos dispensados. Em um mercado altamente regulado e competitivo, farmácias que investem na otimização de seus processos e na organização de suas estruturas internas se destacam pela excelência e confiabilidade.  
22/07/2024
Integrare Academy

    O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo em uma análise sobre a importância da gestão dos processos e estrutura da farmácia.   A gestão de processos e a estrutura organizacional de uma farmácia são fundamentais para garantir não apenas a eficiência operacional, mas também a qualidade no atendimento […]

- Quais devem ser os procedimentos indicados como medidas de prevenção pós acidente com material biológico.
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - SEG - SEGURANÇA DO TRABALHO HOSPITALAR - 53_2024   O que a Biossegurança?   De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a biossegurança é uma abordagem estratégica e integrada para analisar e gerenciar os riscos relevantes para a vida e a saúde humana, animal e vegetal e os riscos associados […]

Sobre o exposto, analise o caso a seguir: Caso: Joana é a professora regente de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Ao trabalhar gêneros textuais a professora quis oferecer uma experiência imersiva aos alunos levando a música “Águas de Março”, de Tom Jobim, pois estavam finalizando o gênero poema no mês de março.
19/07/2024
Integrare Academy

    Sobre o exposto, analise o caso a seguir:   Caso: Joana é a professora regente de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Ao trabalhar gêneros textuais a professora quis oferecer uma experiência imersiva aos alunos levando a música “Águas de Março”, de Tom Jobim, pois estavam finalizando […]

Quem está resenhando deve ter a capacidade de relacionar o texto com outros autores, textos e ideias sobre o mesmo tema, de forma bem direta e sem rodeios, explorando o que foi lido e as críticas elencadas
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - TEOL - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - 53_2024   A sociologia sempre construiu mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a moderna sociedade. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, com a pretensão de interferir no rumo desta civilização, tanto para manter, como para alterar os fundamentos da sociedade que a impulsionaram […]

#Vamos analisar a situação hipotética? ACIDENTE COM ÁRVORE DE MAIS DE 80 ANOS DESTRÓI CARRO. Na cidade de Sorocaba, havia uma imponente árvore de mais de 80 anos que ficava localizada em uma praça central. Com mais de 20 metros de altura, tinha uma beleza única e era admirada por todos os moradores há muitos anos. No entanto, algo preocupante vinha acontecendo: ela não recebia poda adequada há décadas. Com o passar do tempo, suas copas densas e exuberantes se estendiam cada vez mais, chegando perto das casas vizinhas e invadindo o espaço da rua. As raízes robustas e profundas também começaram a se expandir descontroladamente, alcançando os alicerces das residências. Os moradores começaram a perceber os sinais de perigo, mas a falta de manutenção adequada da árvore era uma preocupação constante.
22/07/2024
Integrare Academy

    #Vamos analisar a situação hipotética?   ACIDENTE COM ÁRVORE DE MAIS DE 80 ANOS DESTRÓI CARRO. Na cidade de Sorocaba, havia uma imponente árvore de mais de 80 anos que ficava localizada em uma praça central. Com mais de 20 metros de altura, tinha uma beleza única e era admirada por todos os […]

Portanto, com base nos textos apresentados, no livro da disciplina e nas aulas conceituais e ao vivo, responda o que é solicitado a seguir: a) Explique o conceito de inovação e diferencie de invenção.
19/07/2024
Integrare Academy

    Portanto, com base nos textos apresentados, no livro da disciplina e nas aulas conceituais e ao vivo, responda o que é solicitado a seguir:   a) Explique o conceito de inovação e diferencie de invenção.   b) Cite e descreva as três etapas do processo de inovação empresarial.   c) Dê ao menos […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp