• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - LEGISLAÇÃO E REGULATORIOS EM TURISMO E EVENTOS - 53_2025

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - LEGISLAÇÃO E REGULATORIOS EM TURISMO E EVENTOS - 53_2025

 

O Decreto nº 12.277, de 29 de novembro de 2024, institui o Programa Rotas Negras, com o objetivo de impulsionar o afroturismo no Brasil, promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades negras e valorizando a cultura afro-brasileira tanto em nível nacional quanto internacional. A proposta central do programa é reconhecer e fortalecer a contribuição histórica, social e cultural da população negra por meio da criação de roteiros turísticos temáticos, que evidenciem patrimônios materiais e imateriais ligados à ancestralidade africana no país.

 

 

 

Entre as ações previstas estão a pesquisa, o mapeamento e a elaboração de roteiros culturais afro-brasileiros, que envolvam a identificação de locais significativos, tradições, manifestações culturais, expressões religiosas e práticas gastronômicas com raízes africanas. O programa também busca fomentar a economia criativa negra, apoiar o empreendedorismo em comunidades tradicionais e promover iniciativas que gerem trabalho e renda, além de incentivar a educação e a conscientização sobre a importância da cultura afro-brasileira como parte fundamental da identidade nacional.

 

 

 

O Programa Rotas Negras será implementado por meio de parcerias entre governos, universidades, comunidades locais, organizações da sociedade civil e o setor privado, visando ampliar o acesso ao turismo, combater desigualdades históricas e transformar o afroturismo em um instrumento de justiça social, memória e valorização da diversidade cultural brasileira.

 

 

 

Fonte: BRASIL. Decreto nº 12.277, de 29 de novembro de 2024. Institui o Programa Rotas Negras.Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/decreto/d12277.htm. Acesso em: 03 jul 2025.

 

 

 

AGORA É SUA VEZ!

Com base na leitura do texto sobre o Decreto nº 12.277, de 29 de novembro de 2024, que institui o Programa Rotas Negras, esta atividade convida você, estudante e pesquisador do curso de Gestão de Turismo, a mapear os roteiros culturais afro-brasileiros da sua região. O objetivo é incentivar a pesquisa, a valorização e a promoção do afroturismo, celebrando a cultura afro-brasileira local em consonância com as diretrizes do Programa Rotas Negras. Caso não sejam encontradas referências suficientes em seu município, recomenda-se ampliar o recorte territorial para o estado ou uma região próxima, buscando contextos que contemplem a presença e a contribuição das comunidades afro-brasileiras. Outra possibilidade, diante da ausência de atrativos formalmente reconhecidos, é que você proponha um roteiro original, com base nas tradições, manifestações culturais, histórias locais ou experiências comunitárias afro-brasileiras identificadas em seu entorno. Será necessário identificar e analisar locais, tradições, manifestações culturais e patrimônios históricos relevantes para as comunidades afro-brasileiras. Além disso, destaque o papel dos órgãos e instituições responsáveis pela criação de decretos e leis que regulamentam o turismo no Brasil. Utilize a tabela a seguir para organizar e registrar suas respostas.

 

 

 

I. Pesquise sobre as influências culturais afro-brasileiras presentes em sua região, destaque 4 exemplos dessas influências (ex. música, danças, religiões e gastronomia e identifique no mínimo dois pontos/ atrativos turísticos relevantes que contam a história e celebram a cultura afro-brasileira neste local/região (ex.museus, festas, celebrações, templos, etc.)

 

II. Explique em um texto de até 10 linhas qual é o papel dos entes envolvidos na criação de decretos e leis que regulamentam o turismo.

 

III. Apresente uma imagem que represente a(s) comunidades afro-brasileiras na sua região.

 

IV. Referências (no mínimo 2)

 

 

 

Esta atividade é fundamental para que você estudante compreenda como fortalecer e valorizar a cultura afro-brasileira através do turismo, promovendo o reconhecimento dos patrimônios culturais das comunidades negras locais e contribuindo para a criação de roteiros que celebrem a identidade afro-brasileira, em consonância com os objetivos do Programa Rotas Negras.

 

​Instruções para envio do arquivo final

 

- Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”.

 

- Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo explicativo, disponível na Sala do Café.

 

- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim, observe as Normas da ABNT.

 

- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.

 

- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.

 

- Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após \"Finalizar o Questionário\", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

 

- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las para o professor mediador, por meio do \"fale com o mediador\".​

 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Passo 2: Analisar a situação problema da atividade Suponha que em uma economia hipotética A, os agentes econômicos apresentem o seguinte comportamento com relação ao processo de criação de moeda: 40% dos meios de pagamentos são retidos pelo público, sob a forma de depósitos à vista, nos bancos comerciais. Destes depósitos à vista, 10% são recolhidos pelo Banco Central sob a forma de recolhimentos compulsórios, e 10% são retidos pelo próprio banco comercial para reserva de caixa. Suponha que em uma economia hipotética B, os agentes econômicos apresentem um comportamento um pouco diferente em relação ao processo de criação de moeda: 80% dos meios de pagamentos são retidos pelo público, sob a forma de depósitos à vista, nos bancos comerciais. Destes depósitos à vista, 20% são recolhidos pelo Banco Central sob a forma de recolhimentos compulsórios, e 10% são retidos pelo próprio banco comercial para reserva de caixa.
05/06/2024
Integrare Academy

    Passo 2: Analisar a situação problema da atividade Suponha que em uma economia hipotética A, os agentes econômicos apresentem o seguinte comportamento com relação ao processo de criação de moeda: 40% dos meios de pagamentos são retidos pelo público, sob a forma de depósitos à vista, nos bancos comerciais. Destes depósitos à vista, […]

ATIVIDADE 1 PORTFÓLIO - GCOM - IMERSÃO PROFISSIONAL: ESTRATÉGIA COMERCIAL E DE VENDAS - 53_2024
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 PORTFÓLIO - GCOM - IMERSÃO PROFISSIONAL: ESTRATÉGIA COMERCIAL E DE VENDAS - 53_2024   Estamos inseridos em um mundo dinâmico e altamente competitivo, no qual o cliente assume um papel de destaque na tomada de decisão dentro do processo da venda. Na atualidade, o cliente é mais eclético, prático e pouco fiel às […]

QUESTÃO 1 A obesidade é uma doença crônica, com causas multifatoriais que englobam fatores genéticos (raça, idade, sexo, etc.), endócrinos e metabólicos, além de fatores obesogênicos, como hábitos alimentares, sedentarismo, padrão socioeconômico, entre outros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição de obesidade está relacionada à quantidade de gordura corporal do indivíduo.
30/04/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ATV INTEGRADORA COMUM 3 - 52_2024   QUESTÃO 1 A obesidade é uma doença crônica, com causas multifatoriais que englobam fatores genéticos (raça, idade, sexo, etc.), endócrinos e metabólicos, além de fatores obesogênicos, como hábitos alimentares, sedentarismo, padrão socioeconômico, entre outros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição […]

Após a gravação da vídeoaula, faça o upload do vídeo para o Youtube com privacidade "não-listado", copie o link e cole no template (formulário padrão) destinado para a resposta dessa atividade.
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - TEOL - HISTÓRIA DA IGREJA II - 53_2024   No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero anunciou uma nova proposta de reforma da doutrina católica em frente à igreja de Wittenberg, na Alemanha. Essa data, celebrada a mais de 500 anos, marcou um dos mais importantes movimentos religiosos do mundo. Como […]

Sendo a tensão VCA igual à 12 V, o resistor da carga de valor ôhmico igual à 500 Ohms e, considerando-se a queda de tensão sobre o diodo D1 igual à 0,68 V, calcule o que se pede: a) A potência máxima dissipada pelo diodo durante o semiciclo positivo. b) A potência máxima dissipada pela carga durante o semiciclo positivo.
06/06/2024
Integrare Academy

Sendo a tensão VCA igual à 12 V, o resistor da carga de valor ôhmico igual à 500 Ohms e, considerando-se a queda de tensão sobre o diodo D1 igual à 0,68 V, calcule o que se pede:   a) A potência máxima dissipada pelo diodo durante o semiciclo positivo. b) A potência máxima dissipada […]

Trabalhar com textos na alfabetização é algo muito enriquecedor, tanto para os alunos quanto para o docente, desde que seja uma prática bem planejada e considere a realidade, as potencialidades e as dificuldades da turma. Dessa maneira, a proposta deste MAPA consiste em desenvolver junto a uma criança, com idade entre 5 anos completos e 8 anos e onze meses, um texto. Para isso, considere os itens a seguir que deverão ser devidamente preenchidos no Formulário Mapa para envio da sua atividade.
19/07/2024
Integrare Academy

    Trabalhar com textos na alfabetização é algo muito enriquecedor, tanto para os alunos quanto para o docente, desde que seja uma prática bem planejada e considere a realidade, as potencialidades e as dificuldades da turma. Dessa maneira, a proposta deste MAPA consiste em desenvolver junto a uma criança, com idade entre 5 anos […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp