• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - GTS - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 53_2025

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - GTS - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 53_2025

 

Um negócio que está no mercado por décadas e mesmo assim continua relevante no mercado acontece porque planeja e age consistentemente, buscando se manter atualizado com as novas tendências.

 

Em um mercado tão disputado como o atual, manter o pensamento de reproduzir práticas que sempre deram certo no passado é um grande risco. Antes dos anos 2000, cada estratégia podia durar por décadas, porque a velocidade de mudança era menor. 

 

Depois disso, a digitalização dos negócios e as novas opções que surgem por conta da internet e as tecnologias da informação e da comunicação revolucionaram a maneira como conduzimos o negócio e interagimos com os stakeholders.

 

A profissionalização da gestão se tornou fundamental, visto que há uma série de variáveis a serem consideradas para criar as estratégias. O que antigamente poderia ser feito na intuição ou improviso e ter êxito, hoje, a possibilidade é muito menor, e cada vez mais diminui ao longo do tempo.

 

 

Fonte: ​​PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá: UniCesumar, 2016. Reimpresso em 2024.

 

 

Considerando o texto, observe o caso a seguir:

 

Dois irmãos abriram uma farmácia no bairro que moravam na década de 1970. Eles continuaram no mesmo ramo que o pai atuava na antiga cidade em que cresceram. O bom atendimento sempre foi o diferencial, tratando pelo nome e conhecendo a história de cada cliente. Era muito comum anotar os pedidos em papel e deixar “pendurado”, ou seja, os clientes deixavam acumular um valor de consumo e acertavam conforme o combinado. O relacionamento com os fornecedores era bastante amigável em que procuravam honrar todos os compromissos fazendo compras à vista. A gestão era feita unicamente no caderno, anotando direitos e obrigações a serem cumpridas. 

 

Com o tempo, porém, muita coisa foi mudando, a começar pelo perfil dos moradores da região que era formado por idosos, que foram falecendo, e o bairro que era essencialmente residencial passou, lentamente, a se tornar comercial. Os fornecedores passaram a focar em grandes redes que eram mais lucrativas e a quantidade de lotes era maior. Além disso, a empresa está em transição para atender também no modelo ecommerce para agregar mais clientes e expandindo a farmácia para o ambiente on-line, o que foi outro empecilho pela dificuldade dos irmãos em utilizar computadores.

 

O espaço físico que era bem imponente passou a ficar muito grande, porque as redes passaram a ter lojas menores com remédio com maior giro de estoque, enquanto os irmãos optaram por apostar nas marcas tradicionais e um local grande com grande espaço entre cada gôndola.

 

Diante de um cenário bastante preocupante e vendo os pais super preocupados, os filhos dos dois irmãos resolveram se unir para melhorar a farmácia. Ambos estão estudando o curso de Administração e estão estudando a disciplina de Planejamento Estratégico, e resolveram aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação. 

 

A partir do caso exposto os irmãos resolveram entrar no mercado eletrônico (Ecommerce), como forma de expandir o negócio da família, visto que foi recomendada pelo professor que estava dando aula para eles. Para isso será necessário fazer uma análise de mercado utilizando a ferramenta de análise SWOT. Sendo assim pede-se:

 

1) Elabore uma pesquisa de mercado analisando os principais sites de farmácias no mercado atual. Dentro desta análise deve conter: variedade de produtos, navegabilidade do site, preços, processo de comprar dentro do site, informações do produtos entre outros  (colocar referências dos sites pesquisados).

 

2) Com base nas informações obtidas pela pesquisa realizada no passo anterior e conforme “estudo de caso”, faça uma análise de SWOT, da empresa.

 

3) Baseando-se nas oportunidades identificadas pela análise SWOT, realizada por você no passo anterior, elabore um plano de ação utilizando a ferramenta 5W2H.




​Orientações gerais:



- Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”, e aplicar os conceitos trazidos no decorrer da disciplina.

- Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo orientativo.

- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim observe as Normas ABNT.

- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas), a atividade poderá ser zerada.

- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.

- Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após \"Finalizar o Questionário\", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las para o(a) Professor(a) Mediador(a) por meio do \"Fale com o Mediador\".



Bom trabalho!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA - CDAC - VISUALIZAÇÃO DE DADOS - 53_2025
29/08/2025
Integrare Academy

MAPA - CDAC - VISUALIZAÇÃO DE DADOS - 53_2025 \"Nesses últimos anos, você deve ter ouvido falar de algumas organizações que estão acompanhando os casos de covid-19 em todo o mundo, como é o caso da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Até o mês de março de 2022, o site Coronavirus Resource Center mostra […]

ATIVIDADE 1 - ECO - FILOSOFIA E ÉTICA - 53_2025
29/08/2025
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ECO - FILOSOFIA E ÉTICA - 53_2025   Olá, acadêmico (a)!       A atividade proposta corresponde a Atividade de Estudo 1 da disciplina de Filosofia e Ética.       O objetivo é que você faça uma análise sobre o pensamento filosófico moderno e a busca da verdade, bem como, […]

Como você interpreta a ideia de "padrão de significados transmitido historicamente, incorporado em símbolos"?
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2024 Em sua obra "A Interpretação das Culturas", o antropólogo Clifford Geertz explana a dificuldade de delimitar o conceito de cultura, devido a isso o autor explica que "de qualquer forma, o conceito de cultura ao qual eu me atenho não possui referentes múltiplos nem qualquer ambiguidade fora […]

A empresa AgriFutura, fundada há 35 anos na região do Cerrado brasileiro, é uma das líderes
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GCOM - MATEMÁTICA FINANCEIRA - 53_2024   A empresa AgriFutura, fundada há 35 anos na região do Cerrado brasileiro, é uma das líderes na produção de grãos e oleaginosas, com foco em soja, milho e girassol. A empresa se destaca por sua inovação tecnológica e compromisso com a sustentabilidade. Para manter seu […]

Surgiu para ele(a) a oportunidade de assumir a produção de uma mini-indústria artesanal de brownies, a qual está estruturada e inclusive com comércio garantido, pois o dono da indústria quer alugar a estrutura para alguém e garante a compra de uma determinada quantia da produção.
30/04/2024
Integrare Academy

Surgiu para ele(a) a oportunidade de assumir a produção de uma mini-indústria artesanal de brownies, a qual está estruturada e inclusive com comércio garantido, pois o dono da indústria quer alugar a estrutura para alguém e garante a compra de uma determinada quantia da produção. Ele(a) já sabe que terá de pagar diretamente ao proprietário […]

De acordo com as informações do artigo “Ventosaterapia e dor crônica nas costas: revisão sistemática e metanálise”, disponível na pasta "materiais extras", no ambiente da disciplina de Imersão Profissional: Recursos Milenares e Técnicas de Spá, responda as questões a seguir:
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - TINT - IMERSÃO PROFISSIONAL: RECURSOS MILENARES E TÉCNICAS DE SPA - 53_2024   A dor crônica nas costas gera alterações físicas, emocionais e socioeconômicas, e, consequentemente, elevado uso de medicamentos e de recursos de saúde. A busca pela desmedicalização leva à utilização, cada vez mais frequente, das práticas integrativas e complementares, como […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp