MAPA - GQ - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - 54/2023
“Conhecer o lead time em detalhe permite que os gestores encontrem e eliminem gargalos em cada etapa da produção. Com isso, cresce a eficiência do negócio e a satisfação do cliente. Afinal, é muito desagradável encomendar um produto, receber uma expectativa de prazo de entrega e vê-lo chegar uma ou duas semanas após o combinado. E o impacto sobre a credibilidade da marca e da empresa é terrível”.
Fonte:
Buscar a eficiência do negócio e a satisfação do cliente é um dos desafios de um profissional que atua na gestão da qualidade. Um bom profissional que atua nesta área deve saber lidar com diversas variáveis e recursos, conhecer cada um deles direciona esse profissional ser mais assertivo em suas decisões e tornar assim a produção ou operação de uma empresa mais eficiente e eficaz.
Assim surge a nossa disciplina de administração da produção para trazer até você ainda mais significado, que permitirá você conhecer e ter contato com o conceito e aplicação do lead time para eliminar gargalos em cada etapa produtiva em uma operação que estiver gerindo com profissional da gestão da qualidade.
Bom, e que tal experimentar um caso prático de uma grande organização que passou por uma situação curiosa em sua operação e com a análise do lead time reforçou o seu foco na satisfação do cliente.
Sendo assim, lhe convido a assistir e experimentar o vídeo do link:
Após ter essa experimentação gostaria que você refletisse sobre suas experiências como consumidor, quando realiza um pedido de qualquer produto que requer um lead time para ser produzido, como foi a sua experiência, reflita sobre isso.
Ah, aproveite esse momento e observe esse conceito sobre o lead time:
“Os lead times determinam o tempo em que se pode atender ao pedido de um cliente, de acordo com o sistema de produção adotado pela empresa, e como o controle dos estoques é gerido”.
Fonte: CARNEIRO, R. A.; PAIÃO, L. S. Administração da produção. Maringá: Unicesumar, 2019, p. 180.
Chegou o momento mais esperado em sua atividade Mapa, aquele em que você irá colocar a mão na massa e partir para a ação. Nesta atividade Mapa você será convidado a ter uma experiência de uma situação profissional para desenvolver suas habilidades sobre administração da produção, sendo assim, através do caso real do vídeo da experimentação apresentada você terá que assumir um papel de um futuro profissional de gestão da qualidade e realizar uma análise da situação ocorrida e propor algumas ações. Para atingir o seu objetivo nesta atividade, você terá algumas etapas, vamos para cada uma delas.
Etapa 1 - Apresentar a situação curiosa do estudo de caso.
Nesta primeira etapa você deverá assistir com atenção ao vídeo da experimentação e apresentar a situação curiosa da rede fast food e como os clientes reagiram.
Etapa 2 - O que é o lead time e sua composição.
Nesta segunda etapa você deverá explicar o que é o lead time e qual a composição do lead time produtivo.
Etapa 3 - Apresentar as etapas produtivas do estudo de caso.
Nesta terceira etapa você deverá assistir com atenção ao vídeo da experimentação e apresentar as etapas com o seu respectivo lead time na simulação da produção de um lanche em uma empresa de fast food.
Etapa 4 - Importância do lead time e conhecer as etapas produtivas.
Nesta quarta etapa você deverá com suas palavras descrever qual a importância do lead time para tornar uma operação mais eficiente e por que é importante conhecer as etapas produtivas para isso.
O seu desafio nesta atividade Mapa é entregar um material com as respostas às questões das quatro etapas descritas anteriormente, será disponibilizado um modelo de arquivo no Material da Disciplina que você deverá utilizar para inserção das respostas às questões. Esse material é o que constitui a entrega da atividade Mapa, que deve ser realizada individualmente. A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta! Uma excelente elaboração da sua atividade Mapa.
MAPA - GQ - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - 54/2023
Olá, estudante! Iniciamos agora a atividade M.A.P.A. da disciplina de Análise Ergonômica do Trabalho.Nesta atividade você analisará questões de ergonomia em um supermercado. Este setor apresenta um grande número de benefícios concedidos por doença ocupacional. Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, entre os anos de 2012 a 2022 foram concedidos mais de 60 mil benefícios acidentários para trabalhadores de empresas do grupo “Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – hipermercados e supermercados”.
Você avaliará os riscos para as atividades dos repositores de mercadoria e operadores de caixa de um supermercado fictício. A atividade está dividida em três etapas:
Na fase 1 você analisará os riscos no trabalho dos repositores de mercadorias, bem como fazer recomendações para algumas atividades.
Na fase 2 você analisará os riscos para o levantamento e manuseio de cargas, bem como determinar instruções para a realização deste tipo de trabalho.
Na fase 3 você deverá avaliar os riscos presentes no trabalho dos operadores de caixa do supermercado.
Caso surjam dúvidas, não hesite em contatar os professores da disciplina. Desejamos sucesso na sua atividade!
INSTRUÇÕES DE ENTREGA
Este é um trabalho INDIVIDUAL.
As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta MAPA disponibilizado. Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
- Não serão aceitas respostas que constam apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta.
- Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder aos questionários deverão ser citadas ao final da questão.
- Após inteiramente respondido, o Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC / DOCX ou PDF, e apenas estes formatos serão aceitos.
- O Modelo de Resposta MAPA pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura.
- O Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada.
- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda às perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor! Problemas frequentes a evitar:
- Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio.
- Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
- Verifique se você está enviando o arquivo correto! É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente? Como enviar o arquivo: Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta da sua atividade. Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue. Sobre plágio e outras regras:
- Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
- Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o autor.
- A equipe de mediação está a sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo.
Aproveite essa ferramenta!
O supermercado "Alfa" (fictício) é uma rede de médio porte que tem várias lojas na cidade de São Paulo. Recentemente, os gestores da empresa notaram um aumento nos casos de afastamentos médicos relacionados a problemas ergonômicos, afetando especialmente os repositores de mercadorias e os operadores de caixa. Preocupados com a saúde dos funcionários e os custos associados aos afastamentos, a diretoria do supermercado decidiu investir em uma análise ergonômica completa de seus ambientes de trabalho.
Os repositores de mercadoria são responsáveis por receber as mercadorias do centro de distribuição, organizar o estoque, fazer conferências e repor os produtos nas prateleiras. Eles trabalham em turnos que variam entre 6 e 8 horas, muitas vezes durante a noite, para evitar interferir nas atividades dos clientes. O trabalho é físico e envolve levantamento e transporte de caixas de pesos variados. Dentro da área de reposição, há uma seção dedicada ao armazenamento de mercadorias que chegam do centro de distribuição. Esta área é equipada com paleteiras manuais e elétricas. No entanto, muitos dos repositores preferem levantar e carregar as caixas manualmente, alegando que é "mais rápido". Infelizmente, isso tem levado a uma série de problemas de saúde, como dores nas costas e lesões por esforço repetitivo.
Os operadores de caixa do supermercado trabalham em turnos de 6 horas, geralmente de pé e realizando movimentos repetitivos com as mãos e os braços. Cada operador de caixa tem um espaço limitado para movimentação e é responsável por uma série de atividades, como o manuseio de dinheiro, pesagem de produtos, operação do sistema de pagamento e atendimento ao cliente.
Com base nas informações apresentadas e nos dados de cada fase da atividade do M.A.P.A., responda aos itens a seguir:
FASE 1
Utilizando o livro da nossa disciplina, e considerando o trabalho dos repositores, responda aos seguintes itens:
1.a. Qual é a diferença entre o trabalho estático e o trabalho dinâmico?
1.b. Considerando o trabalho dos repositores no supermercado, explique quais tipos de trabalho (estático e dinâmico) existem nas seguintes atividades, justificando sua resposta: manter-se em pé para inspecionar mercadorias em prateleiras; puxar carrinhos com mercadorias; pegar caixas e armazená-las nas prateleiras; segurar prancheta para anotar informações das mercadorias.
1.c. Em uma das atividades no supermercado, será necessário fazer a embalagem de alguns produtos. A atividade é considerada leve. Neste caso, qual é a altura recomendada da bancada para trabalhadores homens e mulheres? Justifique sua resposta.
FASE 2
No supermercado foram recebidas muitas queixas de trabalhadores que realizam o levantamento e manuseio de cargas. Considerando esta situação, responda:
2.a. Como a carga levantada pelas mãos pode afetar outras partes do corpo?
2.b. Considerando as reclamações dos trabalhadores, explique por que as dores e traumas podem ocorrer no manuseio de materiais.
2.c. Elabore instruções para os trabalhadores que fazem o levantamento e transporte manual de cargas. Defina como o levantamento e transporte manual deve ser feito.
2.d. Explique quais DORTs podem acometer os trabalhadores que lidam com manuseio de materiais. Descreva suas causas e dê exemplos.
FASE 3
Considerando o trabalho dos operadores de caixa do supermercado, responda às seguintes questões:
3.a. Quais riscos biomecânicos estão presentes nesta atividade? Justifique sua resposta.
3.b. Considerando a repetitividade no trabalho dos operadores de caixa, quais fatores podem agravar o risco associado à repetitividade?
3.c. Quais fatores podem levar ao estresse de operadores de caixa de supermercado?
3.d. Com base na norma NR-17, é permitido que os operadores de caixa façam a pesagem de produtos? Se sim, quais são os requisitos?
3.e. Com base na norma NR-17, quais medidas de organização do trabalho podem ser tomadas para adequar o ritmo de trabalho às características psicofisiológicas de cada operador?.
MAPA - GQ - GESTÃO DA QUALIDADE - 54/2023
Os produtos fabricados e distribuídos no mercado estão de acordo com as expectativas do cliente?
Embora a qualidade seja algo subjetivo, não quer dizer que as empresas devem deixar de estabelecer um sistema de gestão para garantir que produtos ou serviços sejam disponibilizados de acordo com os requisitos dos clientes.
A questão é: como é que a empresa consegue manter a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos por ela?
As empresas que estabelecem o controle de seus processos por meio da gestão da qualidade têm maior vantagem no mercado, pois podem garantir que seus produtos ou serviços possuem procedimentos que fazem com que haja o monitoramento e controle da qualidade em todas as fases do processo. Neste caso, a utilização das ferramentas da qualidade é muito útil para auxiliar os gestores a gerir seus processos e garantir a qualidade de seus processos, produtos ou serviços.
Utilize como referência e auxílio nosso livro didático para realizar esta atividade.
Muito bem, é hora de você pôr a mão na massa.
Imagine a seguinte situação:
Uma empresa prestadora de serviços de instalação de ar condicionado está buscando avaliar a satisfação dos clientes quanto ao serviço prestado. Assim, você, sendo o gestor da qualidade, estabeleceu um checklist para ser aplicado após a instalação dos produtos. Neste caso hipotético, você aplicou o questionário em 20 clientes, sobre a qualidade do produto, qualidade do instalador e atendimento da empresa. A pontuação do cliente é de um (1) a cinco (5) para cada quesito, sendo:
(1) muito ruim; (2) ruim; (3) bom; (4) muito bom; (5) excelente. Após realizar a pesquisa você obteve os seguintes dados apresentados no Quadro 1.
CLIENTE |
QUALIDADE DO PRODUTO |
QUALIDADE DO INSTALADOR |
ATENDIMENTO DA EMPRESA |
1 |
1 |
5 |
5 |
2 |
2 |
4 |
4 |
3 |
5 |
1 |
2 |
4 |
1 |
4 |
5 |
5 |
4 |
1 |
4 |
6 |
3 |
3 |
3 |
7 |
5 |
5 |
4 |
8 |
4 |
2 |
5 |
9 |
2 |
1 |
2 |
10 |
3 |
1 |
3 |
11 |
3 |
3 |
4 |
12 |
5 |
4 |
2 |
13 |
2 |
4 |
4 |
14 |
5 |
4 |
3 |
15 |
1 |
1 |
2 |
16 |
5 |
5 |
5 |
17 |
4 |
5 |
2 |
18 |
5 |
2 |
4 |
19 |
2 |
1 |
4 |
20 |
1 |
4 |
2 |
Quadro 1 - Resultado da pesquisa de satisfação
Fonte: o autor.
Diante dos dados apresentados no Quadro 1, responda:
1 – De acordo com a pontuação estabelecida no enunciado da atividade, preencha o Quadro 2 respondendo às questões para cada quesito:
CLIENTE |
QUALIDADE DO PRODUTO |
QUALIDADE DO INSTALADOR |
ATENDIMENTO DA EMPRESA |
Quantas pessoas marcaram (1) |
|
|
|
Quantas pessoas marcaram (2) |
|
|
|
Quantas pessoas marcaram (3) |
|
|
|
Quantas pessoas marcaram (4) |
|
|
|
Quantas pessoas marcaram (5) |
|
|
|
Quadro 2 - Pontuação de satisfação do cliente.
Fonte: o autor.
2 – Qual o valor percentual de percepção dos clientes para cada um dos quesitos? Preencha o Quadro 3 com os valores obtidos.
CLIENTE |
QUALIDADE DO PRODUTO |
QUALIDADE DO INSTALADOR |
ATENDIMENTO DA EMPRESA |
Muito ruim |
|
|
|
Ruim |
|
|
|
Bom |
|
|
|
Muito bom |
|
|
|
Excelente |
|
|
|
Quadro 3 - Percentual de satisfação do cliente
Fonte: o autor.
3 – De acordo com os dados apresentados no Quadro 3, gere um gráfico de barras contendo os três (3) requisitos estabelecidos na pesquisa.
4 – Com base nos dados obtidos nos Quadros 2 e 3 e na sua avaliação, como está a qualidade dos produtos da empresa? Qual ação você tomaria para melhorar a aceitação do mercado consumidor? Justifique sua resposta em no máximo 5 (cinco) linhas.