MAPA - GPV - GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS - 53_2024
Olá, estudante! Chegou o momento de exercitar como seria a prática do que você aprendeu durante a disciplina!
Marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo é "aquele que ajuda a manter o relacionamento com o consumidor ao desenvolver e comunicar conteúdo relevante e que conte uma história por trás da marca", e que também busca escutar e educar o consumidor. Desta forma, o marketing de conteúdo auxilia na manutenção do relacionamento com o cliente e também a aumentar a proximidade e a frequência de interação com ele. Ou seja, a marca passa a participar mais da vida e do dia a dia do consumidor. Através da internet, mas não só dela, é possível fornecer conteúdo de qualidade ao cliente para fortalecer os laços e a confiabilidade na marca.
Fonte: SILVA, Suelen Aguiar; DOMINGUES, Deivison Augusto dos Santos. Gestão de produtos e marcas. Maringá-Pr: Unicesumar, 2019.
Temos ouvido falar muito mais de marketing de conteúdo nos tempos recentes, com o aumento da utilização das redes sociais pelas marcas para interagir com consumidores, porém o marketing de conteúdo já acontece há muito tempo. Seu material da disciplina traz como exemplo a The Furrow, revista criada pela John Deere em 1895, e você talvez já tenha ouvido falar sobre o Guia Michelin. O Guia Michelin hoje é referência para classificação de restaurantes e, se você assiste Master Chef, deve ter ouvido falar de chefs brasileiros convidados, que foram contemplados com 1 ou 2 estrelas Michelin. Agora me diga, você acredita que este guia (com nome de marca de pneus) foi concebido com esta finalidade? Claro que não, não é? Ele inicialmente foi concebido para auxiliar motoristas a se aventurarem com seus carros pelas estradas afora.
Veja nos links abaixo um curto vídeo sobre a história do Guia Michelin, um link com a história contada pelo próprio Guia Michelin, e um infográfico que conta a história do marketing de conteúdo.
- Vídeo com a história do Guia Michelin: https://www.youtube.com/watch?v=lBzu3kBRIvo
- História do Guia contada pelo Guia Michelin: https://guide.michelin.com/br/pt_BR/about-us
- Infográfico com a história do marketing de conteúdo: https://rockcontent.com/br/blog/historia-do-marketing-de-conteudo/
Diante disso, é importante que você consiga identificar o marketing de conteúdo e exercite a capacidade de gerar ideias para educar seu cliente e mantê-lo em um relacionamento próximo com sua marca. Observe os comandos abaixo e faça o que se pede.
1) Utilizando os conhecimentos adquiridos sobre marketing de conteúdo:
- a) Você deverá selecionar uma marca que você acredita fazer bem o uso do marketing de conteúdo nos meios digitais e dizer qual é a marca.
- b) Dizer qual(is) o(s) meio(s) que ela utiliza para levar o marketing de conteúdo a seus clientes.
- c) Justificar sua escolha em um texto de pelo menos 3 (três) linhas, com prints ou imagens de 3 (três) conteúdos que comprovem sua justificativa.
2) Imagine que você é o Gerente de Marketing de uma empresa que produz e comercializa colheres. No exercício da sua função de Gerente de Marketing, cite 3 (três) conteúdos que você utilizaria em seu marketing de conteúdo e justifique a escolha de cada um deles, dizendo como os conteúdos escolhidos poderão estreitar a relação da sua marca/produto com seu cliente.
Observações:
- Responda todas as ETAPAS solicitadas na Atividade MAPA.
- A falta do cumprimento de algum requisito obrigatório, acarretará em perda de nota.
- Siga as normas da ABNT, utilizando letra Arial ou Times New Roman 12, com espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento das margens justificado.
- Para essa atividade, é obrigatório a utilização do Formulário Padrão do word (doc.) disponível no ambiente da disciplina > Material da disciplina.
- Cópias de colegas ou de outros autores não serão aceitas.
- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.
Bom trabalho!