• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - GESTÃO DE SERVIÇOS EM TI - 52_2024

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - GESTÃO DE SERVIÇOS EM TI - 52_2024

 

Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, torna-se efetivo relacionar o que se aprende com situações reais.

 

Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Para isso, atente-se para as orientações desta atividade MAPA e realize um ótimo trabalho!

 

A disciplina de gestão de serviços de TI tem como objetivo fornecer aos estudantes os conhecimentos e as práticas necessárias para planejar, implementar, gerenciar e melhorar os serviços de TI que atendem às necessidades dos usuários e das organizações. Nesse sentido, dois frameworks de referência são amplamente adotados no mercado: o ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies).

 

O ITIL é um conjunto de boas práticas que abrange o ciclo de vida dos serviços de TI, desde a estratégia até a operação e melhoria contínua. O ITIL define processos, funções, papéis e responsabilidades que visam garantir a qualidade, a eficiência e a eficácia dos serviços prestados, bem como alinhá-los às expectativas e objetivos dos clientes e do negócio.

O COBIT é um framework de governança e gestão de TI que estabelece objetivos de controle baseados em requisitos de negócio, riscos e conformidade. O COBIT auxilia as organizações a avaliar, monitorar e melhorar o desempenho, a segurança e a maturidade dos seus processos de TI, utilizando indicadores e métricas.

 

A relação entre o ITIL e o COBIT pode ser entendida como complementar, pois ambos os frameworks contribuem para a otimização dos processos na gestão de serviços de TI. Enquanto o ITIL oferece as orientações para a execução dos processos, o COBIT fornece os critérios para a avaliação e a melhoria deles. Assim, a integração entre o ITIL e o COBIT pode proporcionar benefícios como:

 

- Maior alinhamento entre os serviços de TI e as necessidades do negócio.

- Maior controle sobre os riscos e a qualidade dos serviços de TI.

- Maior transparência e confiabilidade nas informações e nas decisões de TI.

- Maior satisfação dos clientes e dos usuários dos serviços de TI.

- Maior valor agregado e retorno sobre o investimento em TI.

 

Como profissional de atendimento ao usuário de uma grande empresa, você pode aplicar os conhecimentos e as práticas do ITIL e do COBIT para otimizar os processos do seu time e dos times envolvidos na realização das solicitações dos usuários.

 

Nesta atividade MAPA você realizará em duas etapas: a primeira etapa é o mapeamento de um cenário atual, ou seja, você representará um processo que está sendo executado pelo seu time de TI; na segunda etapa, você irá utilizar os conhecimentos adquiridos em ITIL e COBIT para avaliar o cenário atual e propor uma melhoria, ou seja, irá identificar os pontos de melhoria e propor um processo otimizado para o serviço.

 

ETAPA 1:

- Identificar o cenário atual e desenhar um fluxograma representando o processo como é executado hoje.

 

ETAPA 2:

- Utilizar o processo de gerenciamento de problemas do ITIL para identificar e eliminar as causas raízes dos incidentes recorrentes ou graves, evitando que eles vol tem a ocorrer ou reduzindo os seus efeitos.

- Utilizar o processo de gerenciamento de mudanças do ITIL para controlar as alterações nos serviços de TI, garantindo que elas sejam autorizadas, testadas, implantadas e documentadas de forma adequada.

- Utilizar o processo de gerenciamento de nível de serviço do ITIL para definir, negociar, monitorar e revisar os acordos de nível de serviço (SLAs) com os clientes e os fornecedores internos e externos de serviços de TI.

- Utilizar o objetivo de controle DSS02 do COBIT para gerenciar as solicitações e os incidentes dos usuários, estabelecendo um ponto único de contato, um sistema de registro e acompanhamento, e um catálogo de serviços de TI.

- Utilizar o objetivo de controle DSS03 do COBIT para gerenciar o desempenho e a capacidade dos serviços de TI, medindo e analisando os indicadores de disponibilidade, tempo de resposta, utilização de recursos e demanda dos usuários.

- Utilizar o objetivo de controle MEA01 do COBIT para monitorar, avaliar e reportar o desempenho dos processos de TI, utilizando modelos de maturidade, auditorias internas e externas, e relatórios gerenciais.

 

Dessa forma, você pode contribuir para a otimização dos processos na gestão de serviços de TI, aumentando a qualidade, a eficiência e a eficácia do seu trabalho e dos demais times envolvidos no atendimento ao usuário. Além disso, você pode demonstrar o valor e o impacto dos serviços de TI para o negócio, aumentando a credibilidade e a confiança da sua área perante os clientes e os gestores.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

2) Considere a série dada por ∑an . Determine se a série converge ou diverge.
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MAT - ANÁLISE MATEMÁTICA - 53_2024   Estudar a convergência de sequências e séries é essencial porque esses conceitos são fundamentais para o entendimento e aplicação de muitos ramos da matemática e suas aplicações práticas. Eles fornecem as ferramentas necessárias para análise, modelagem, e solução de problemas em diversas áreas do conhecimento […]

A proposição “Se uma casa é da cor vermelha, então ela não é grande, nem é cara” situa logicamente a condição de não ser grande e não ser cara como necessária para que uma casa seja da cor vermelha. Com base nessas informações, construa a tabela verdade dessa proposição e a classifique em tautologia, contradição ou contingência.
18/07/2024
Integrare Academy

  A proposição “Se uma casa é da cor vermelha, então ela não é grande, nem é cara” situa logicamente a condição de não ser grande e não ser cara como necessária para que uma casa seja da cor vermelha. Com base nessas informações, construa a tabela verdade dessa proposição e a classifique em tautologia, […]

Uma boa gestão é imprescindível para o sucesso do negócio. Assim, EXPLIQUE e RELACIONE como uma boa gestão e as características de um bom administrador podem trazer resultados positivos para a operação. 
11/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - BIO - GESTÃO LABORATORIAL E POLÍTICAS EM SAÚDE - 54_2024 ATIVIDADE DE ESTUDO 1 – GESTÃO LABORATORIAL E POLÍTICAS EM SAÚDE   Leia o trecho a seguir:   A gestão de pessoas, além de selecionar mão de obra, tem o objetivo e a responsabilidade de formar líderes em uma empresa; apesar de […]

Documentos da época guardados hoje no Arquivo do Senado, em Brasília, mostram que muitos senadores manifestaram otimismo e esperança quanto às chances de sucesso do Plano Real enquanto alguns,
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - ECO - ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA - 53_2024    Olá, queridos (as) acadêmicos(as). A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de avaliação Prática da Aprendizagem.   O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo em uma análise acerca da inflação no Brasil antes do Plano Real.   PROBLEMATIZAÇÃO: Quais eram […]

Para contextualizar esta atividade, suponha uma empresa fabricante de pneus automotivos, com unidades fabris distribuídas em 10 parques industriais no Brasil, em que cada unidade é responsável pela produção de uma determinada linha de produtos, e que seus dados de produção são distribuídos e armazenados na nuvem para fins de acesso e gestão remota.
06/05/2024
Integrare Academy

Para contextualizar esta atividade, suponha uma empresa fabricante de pneus automotivos, com unidades fabris distribuídas em 10 parques industriais no Brasil, em que cada unidade é responsável pela produção de uma determinada linha de produtos, e que seus dados de produção são distribuídos e armazenados na nuvem para fins de acesso e gestão remota. Considere […]

Use a criatividade, elabore uma mercadoria a ser vendida; um nome de comprador; um nome de vendedor (ambas empresas); um preço para a mercadoria transacionada; a forma de entrega (qual Incoterm, dos 11 existentes, você utilizaria e quais as características dele); quais as formas de pagamento utilizadas na transação; quais as garantias dadas pelo vendedor; o papel da arbitragem internacional no contrato, e qual o país referência para as leis do acordo! Lembre-se, os Incoterms são um importante guia para as negociações comerciais internacionais.
18/07/2024
Integrare Academy

  Use a criatividade, elabore uma mercadoria a ser vendida; um nome de comprador; um nome de vendedor (ambas empresas); um preço para a mercadoria transacionada; a forma de entrega (qual Incoterm, dos 11 existentes, você utilizaria e quais as características dele); quais as formas de pagamento utilizadas na transação; quais as garantias dadas pelo […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp