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MAPA - GERON - TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENVELHECIMENTO - 53_2025

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - GERON - TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENVELHECIMENTO - 53_2025

 

O envelhecimento populacional é uma realidade global que impõe a busca por soluções tecnológicas inovadoras para promover a qualidade de vida das pessoas idosas. Nesse contexto, as tecnologias vestíveis (wearable technologies) emergem como ferramentas promissoras, capazes de oferecer monitoramento contínuo e consolidando-se como uma estratégia digital fundamental para o envelhecimento saudável. Dentre essas tecnologias, Iadarola et al. (2024) demonstram que os smartwatches possibilitam o acompanhamento constante de parâmetros clínicos vitais, como batimentos cardíacos, padrões de sono e níveis de atividade física, ampliando significativamente a autonomia e a segurança de pessoas idosas, especialmente daquelas que convivem com condições crônicas ou que se encontram em situações de risco. Iadarola et al. (2024) ainda destacam que a capacidade de monitoramento remoto e em tempo real oferece um suporte valioso tanto para as pessoas idosas quanto para seus cuidadores e profissionais de saúde, permitindo intervenções mais rápidas e personalizadas, com foco no potencial dessas tecnologias para promover a independência. Contudo, a implementação e o uso desses dispositivos não se restringem apenas aos benefícios técnicos, haja vista que Canali et al. (2024) destacam uma série de desafios e considerações críticas que precisam ser debatidos com profundidade, sobretudo quando envolvem populações mais vulneráveis e com menor adesão, como as pessoas idosas.

 

 

 

Fontes:

 

CANALI, S. et al. Wearable technologies for healthy ageing: prospects, challenges and ethical considerations. Journal of Frailty, Sarcopenia and Falls, v. 13, n. 2, p. 149-156, 2024.

 

DERHUN, F. M. Tecnologias digitais no envelhecimento. Maringá: UniCesumar, 2022.

 

​IADAROLA, G. et al. A review on assisted living using wearable devices. Sensors, v. 24, n. 23, p. 7439, 2024.

 

Como parte dessa atividade proposta, você, estudante, compreenderá e aplicará conceitos importantes sobre o uso de tecnologias vestíveis no contexto do envelhecimento ativo e, para tanto, elaborará uma abordagem prática e explorará como esses dispositivos podem impactar a vida de pessoas idosas, os desafios envolvidos e como propor soluções inovadoras e éticas.

 

CONDUÇÃO DA ATIVIDADE:

 

O objetivo é analisar a realidade e compreender as percepções de pessoas idosas sobre saúde, tecnologia e autonomia. A escuta ativa é uma ferramenta fundamental aqui: ela significa ouvir com atenção plena, buscando entender não apenas o que é dito, mas também as emoções, as preocupações e as experiências por trás das palavras. Essa abordagem empática é muito essencial para que você, futuro profissional da área de Gerontologia, possa coletar dados ricos e significativos e, para tanto, analise as etapas seguintes para sua execução.

 

ETAPA 1:

Prepare um ambiente acolhedor e tranquilo e agende um encontro informal com pelo menos uma pessoa idosa, que pode ser familiar. Você deverá conduzir uma conversa com a pessoa idosa, com foco para investigar seus hábitos de saúde, a familiaridade e o uso (ou a ausência) de tecnologias que monitoram sinais vitais (como pressão arterial, frequência cardíaca, qualidade do sono) e suas percepções sobre segurança e autonomia no dia a dia. Lembre-se de que o objetivo não é apenas obter respostas, mas construir um diálogo respeitoso e informativo.

Após o encontro, descreva em que local aconteceu e como foi, criando um perfil fictício para manter a identidade da pessoa idosa preservada, mas que reflita as características gerais da pessoa, incluindo: nome fictício, idade, principais condições de saúde (comorbidades, se houver) e uma breve descrição do seu contexto de vida (ex.: mora sozinho, com a família, ativo socialmente etc.).

 

ETAPA 2:

Após a fase de escuta ativa, é hora de analisar as informações coletadas, identificando os principais entraves ou dificuldades que podem limitar a adoção e o uso de tecnologias vestíveis por esta pessoa idosa. A problematização é o processo de transformar uma situação observada em um problema a ser resolvido.

A partir disso, identifique pelo menos dois desafios significativos que dificultam a integração dessas tecnologias na vida dessa pessoa idosa.

 

ETAPA 3:

Nessa etapa, você fará a ponte entre as observações da realidade (Etapas 1 e 2) e o conhecimento teórico, pesquisando outras referências na literatura, enfatizando que estas devem ser diferentes das que foram citadas no enunciado desta atividade. Pesquise por estudos, que podem ser artigos de organizações de saúde (como a Organização Mundial da Saúde - OMS), sociedades científicas (como a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG ou de Gerontotecnologia) ou estudos recentes sobre saúde digital e envelhecimento (use buscadores de referências acadêmicas, como Google Scholar ou SciELO). Pode ainda referenciar algum livro que apresente conceitos que expliquem os dados gerados pelas informações coletadas. Tais fontes devem seguir as normas da ABNT para as citações das referências.

 

ETAPA 4:

Com base em tudo o que você aprendeu nas etapas anteriores, é hora de colocar em prática! Essa etapa consiste em desenvolver uma solução, descrita em um texto dissertativo com no máximo duas laudas, que responda aos desafios e aproveite as oportunidades das tecnologias vestíveis para as pessoas idosas.

 

Orientações gerais:

 

- Assista ao vídeo de orientação da atividade MAPA, disponível no ícone: Material da Disciplina.

 

- Lembre-se de sempre inserir as referências utilizadas para a elaboração da atividade, seguindo as normas da ABNT.

 

- A atividade deverá ser entregue através do fomulário padrão, disponível no ícone: Material da Disciplina.

 

- Durante as aulas, a professora fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades. Assim, é de suma importância participar das aulas ao vivo ou assisti-las posteriormente.

 

- Assista às aulas conceituais da disciplina.

 

- Qualquer dúvida, acione o seu tutor mediador.

 

Boa atividade!

 

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