MAPA - BEDU - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 54/2023
MAPA
O modelo sobre as fases e os estágios do desenvolvimento motor proposto pelos teóricos Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), é definido como uma ampulheta heurística, isto é, como um processo fase-estágio descontínuo e sobreposto. Nesse modelo, o desenvolvimento motor de cada indivíduo passa por quatro fases: movimento reflexo, fundamental, especializado e rudimentar. Em cada uma delas, há de dois a três estágios com faixa etária aproximada para os seus períodos de desenvolvimento (SCHMITZ, BERRIA, 2022, p. 21).
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o Desenvolvimento Motor. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2013.
SCHMITZ, Gisele Minerato.; BERRIA, Juliane. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
A partir do exposto, realize as seguintes atividades:Observe a Figura 1 que representa a ampulheta heurística com o modelo sobre as fases e os estágios do desenvolvimento motor proposto pelos teóricos Gallahue, Ozmun e Goodway (2013). Após observar, preencha o quadro 1 com apenas o nome de cada fase de desenvolvimento motor do modelo, considerando a numeração 1, 2, 3 e 4 que apontam na ilustração o local da fase estabelecido pelos autores no desenho:
Complete todo o quadro 2 sobre as fases do desenvolvimento motor propostas por Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), apresentado em sequência, com os itens que compõem cada fase nos aspectos sobre a faixa etária aproximada dos períodos de desenvolvimento, os estágios de desenvolvimento motor de cada fase, pontue com suas palavras uma breve explicação da fase do desenvolvimento motor e, por último, coloque um exemplo de apenas um movimento humano característico de cada fase:
MAPA - BEDU - EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS - 54/2023
Segundo o teórico L. S. Vygotsky (1896-1934) é pela brincadeira que a criança se vincula com o mundo que a cerca. Com isso, as brincadeiras são atividades que ajudam a recriar a realidade da criança com objetos simbólicos. Brincando, a criança representa papéis do mundo adulto que desempenhará no futuro, desenvolve capacidades físicas, verbais e intelectuais, tornando-se capaz de se comunicar.
Fonte: OLIVEIRA, A. A. B. de; SOUZA, V. de F. M. de. Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Maringá: UniCesumar, 2018.
Nesse sentido, compreendendo a importância de estudarmos a ação de brincar na infância, como um dos conhecimentos essenciais para a formação dos profissionais da área da Educação Física você precisará assistir atentamente ao Filme “CRIANÇAS INVISÍVEIS” (França e Itália, 2005), disponível no link: https://youtu.be/T51eWnlV9DU?si=Kdy19d4gYjy06Ehl.
Crianças invisíveis é um filme produzido em 2005 sem fins lucrativos, composto de sete curtas-metragens (episódios) realizados em países distintos com direções de vários cineastas. Retrata o cenário infanto-juvenil de várias culturas, no âmbito de um tema que necessita de maior debate, que é a violência na infância, suas várias modalidades e consequências. Além de retratar também contextos distintos de brincadeiras ou a falta dessas atividades tão importantes nesse período.
No decorrer da tarefa de assistir ao filme completo, anote todos os pontos que te chamam a atenção sobre as imbricações que se estabelecem entre a infância das distintas crianças nos diferentes episódios, o contexto cultural em que vivem, o problema (violência) que vivenciam e as brincadeiras que experimentam nesses contextos.
Após assistir ao filme, com posse de suas anotações e dialogando com as discussões levantadas em nossa disciplina, ESCOLHA UM DOS EPISÓDIOS DO FILME. A partir dessa escolha, construa um texto de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas. Nesse texto, você deve interligar os temas relacionados aos aspectos da infância, principalmente do brincar como ação social neste período, com as situações vividas pelos personagens do episódio, considerando o contexto e o problema (violência) enfrentado pela(s) criança(s).
ATENÇÃO: orientações para a realização da atividade:
- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o Professor Mediador antes de entregar sua atividade.
- Assista ao Filme “CRIANÇAS INVISÍVEIS” (França e Itália, 2005), o qual se encontra disponível no link: https://youtu.be/T51eWnlV9DU?si=Kdy19d4gYjy06Ehl, anotando todos os pontos que te chamam a atenção sobre a relação que se estabelece entre a infância e o brincar, vivenciados por distintas crianças de várias culturas com problemas graves em suas vidas.
- Leia suas anotações sobre o filme, ESCOLHA UMA DAS HISTÓRIAS QUE O FILME TRAZ e construa um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão, respeitando o limite de 15 a 20 linhas. No texto, após pontuar o episódio selecionado, você deverá escrever sobre a trama, contextualizando a cultura que a criança como personagem principal vivencia; enfatizar o problema (violência) que a acomete; descrever as brincadeiras que a criança realiza durante o curta e relacioná-las ao contexto de infância e à importância da ação de brincar nesse período.
- Muito importante! Você deverá entregar essa atividade por meio do MODELO DE MAPA (preencha no computador os campos em destaque) que está disponibilizado no MATERIAL DA DISCIPLINA.
- A atividade deverá ser realizada individualmente.
- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto.
- Utilize o livro (PDF) e as aulas conceituais da disciplina como principais fontes de apoio.
- Cópias parciais ou total serão zeradas.
Boa atividade!
MAPA - BEDU - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 54/2023
Como futuro professor de Educação Física e treinador esportivo, conhecer e vivenciar os aspectos práticos (lógica interna) associados às modalidades esportivas é essencial para que você possa acumular experiências autênticas, possibilitando, então, que esses conhecimentos sejam, posteriormente, transferidos aos alunos durante as aulas de Educação Física e sessões de treinamento. Essas vivências permitem que o processo de ensino-aprendizagem e treinamento ocorra de maneira satisfatória. Freire (2003) apresenta quatro princípios pedagógicos norteadores para o ensino do futebol, sendo eles: ensinar futebol a todos; ensinar futebol bem a todos; ensinar mais que futebol a todos; e ensinar a gostar do esporte.
Fonte: FREIRE, J. B. Pedagogia do Futebol. Campinas: Autores Associados, 2003.
Com base no texto, para a proposta da Atividade MAPA, você deverá planejar (descrever em texto e imagem) DUAS atividades para uma AULA/um TREINO da modalidade FUTSAL, sendo uma que contemple o princípio pedagógico “ensinar mais que futebol todos” e outra que contemple “ensinar a gostar do esporte”.
Passo a passo:
- Baixe o arquivo MODELO MAPA, disponível no Material da Disciplina para responder sua atividade.
- Acesse o livro da disciplina para entender esses dois princípios para poder elaborar as atividades.
- Elabore uma atividade para cada princípio solicitado (“ensinar mais que futebol todos” e “ensinar a gostar do esporte”).
- As atividades deverão conter:
- a) Faixa etária.
- b) Local (onde a atividade será realizada).
- c) Objetivo.
- d) Material.
- e) Organização do espaço e da turma.
- f) Desenvolvimento.
- g) Variações (outras formas de realizar a atividade).
- h) Imagem (elaborada por você ou disponível na internet).
Orientações:
- Siga o formato de apresentação das atividades conforme o Modelo MAPA.
- Acesse as páginas 98 e 99 da Unidade 3 do livro da disciplina para verificar exemplos.
- Poste sua atividade em formato Word (doc. ou docx.) ou PDF. Outros formatos não serão aceitos.
- Cópias parciais ou totais serão zeradas.
MAPA - BEDU - ESPORTES COMPLEMENTARES - 54/2023
O esporte é uma das temáticas da cultura corporal de movimento e, atualmente, tem se configurado como uma das manifestações culturais mais propagadas em todo o mundo, seja para a prática cotidiana no seio das variadas comunidades e pessoas, ou para o âmbito do espetáculo. Tanto os praticantes de esporte como os profissionais que o ensinam encontram diferentes sentidos e significados na sua prática. Por isso, faz-se necessário que conheçamos a história de cada esporte, seus elementos técnicos e táticos, como também as várias formas de aprendê-lo, jogá-lo e ensiná-lo.
Fonte: FLORES, P. P. et al. Esportes Complementares. Maringá: UniCesumar, 2019.
Nesse sentido, você deverá escolher um esporte que NÃO seja tradicional e que esteja classificado em um dos grupos esportivos estudados na disciplina de Esportes Complementares (ESPORTES AQUÁTICOS: NATAÇÃO, ESPORTES DE AVENTURA, ESPORTES COM REDE DIVISÓRIA, ESPORTES DE INVASÃO: RUGBY e ESPORTES DE CAMPO-E-TACO: BEISEBOL). Após escolher esse esporte, deverá gravar um vídeo apresentando um seminário sobre ele.
No vídeo, você deve realizar as seguintes exigências básicas:
- Apresente seu nome e RA (Registro Acadêmico) ao início do seu vídeo.
- Informar o esporte escolhido.
- Apresentar um breve conceito do esporte.
- Apresentar como é realizado esse esporte.
- Apresentar o local de realização desse esporte.
- Pontuar as principais regras desse esporte.
A atividade deve seguir os seguintes critérios:
- Conter no mínimo três e no máximo cinco minutos de duração do vídeo gravado.
- Realizar as seis exigências pontuadas anteriormente.
- Realizar individualmente.
- Utilizar ou não o recurso de slides e imagens na sua gravação, porém devem aparecer durante o vídeo.
- O vídeo poderá ser editado ou não. O importante é que você apresente todas as exigências solicitadas no enunciado.
- Para editar o vídeo, sugerimos o programa de edição MOVAVI. Para mais instruções, acesse o link do “TUTORIAL - PROGRAMA DE EDIÇÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA”, disponível logo a seguir, ou acesse a “Sala do café” em seu STUDEO.
- O vídeo deverá estar cadastrado no YouTube como “NÃO LISTADO”. As instruções de como subir a gravação no YouTube estão no vídeo: “COMO CADASTRAR VÍDEOS NO YOUTUBE”, disponível logo a seguir, ou acesse a “Sala do café” em seu STUDEO.
- Para todos os alunos, o link do vídeo deverá ser postado no campo “Resposta” da atividade MAPA, em seu respectivo STUDEO. Envie apenas um (1) vídeo pelo STUDEO.
- Preste atenção ao postar o link do vídeo. Portanto, confira antes de incluí-lo e lembre-se de finalizar a atividade.
OBSERVAÇÃO: CADASTRE O VÍDEO COMO NÃO LISTADO!
MAPA - BEDU - EXERCÍCIO FÍSICO NAS DIFERENTES POPULAÇÕES - 54/2023
O exercício físico é aceito como agente preventivo e terapêutico de diversas enfermidades. No tratamento de doenças cardiovasculares e crônicas, a atividade física tem sido apontada como principal medida não farmacológica, assumindo aspecto benéfico e protetor. A inatividade física e o baixo nível de condicionamento têm sido considerados fatores de risco para a mortalidade prematura tão importante quanto fumo, dislipidemia, diabetes e hipertensão arterial. (POLLOCK, 1993). Análises Epidemiológicas demonstraram que muitos indivíduos morreram simplesmente por serem sedentários, isto fez com que a atividade física fosse vista em diversos países como uma questão de saúde pública (GHORAYEB, 1999). O conceito de sedentarismo não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva, o sedentário é o indivíduo que não atinge gastos calóricos superiores a 1500 Kcal por semana relacionadas a atividades ocupacionais (NETO, 2005).
Assim, a prática regular de exercício físico tanto aeróbio quanto resistido podem, além de melhorar o transporte e captação de insulina, promovem um aumento do metabolismo basal conhecido como metabolismo de repouso, que é responsável por 60% a 70% do gasto energético total, contribuindo para a perda de peso, e diminuição do risco de desenvolver diabetes, hipertensão, e outras doenças (CIOLAC, 2004).
DE LIMA, L. R. A. Exercícios Físicos nas diferentes populações. Maringá: UniCesumar, 2020.
Agora, imagine a seguinte situação:
Roberto trabalha em um escritório de advocacia há 25 anos. Ele nunca praticou atividade física porque não encontrava tempo em sua agenda. Mas ultimamente está preocupado porque sabe da importância da atividade física para a vida das pessoas e, porque ele trabalha cerca de 12 horas por dia sentado. Como Roberto é diabético tipo II, ele resolveu procurar um profissional de Educação Física para que pudesse iniciar um programa de treinamento físico. Abaixo temos algumas informações importantes sobre o estado de saúde e testes físicos realizados pelo Roberto para iniciar os exercícios.
IDADE: 50 ANOS
MASSA CORPORAL: 95kg
ESTATURA: 1,73m
GLICEMIA EM JEJUM: 250 md/Dl
FREQUÊNCIA CARDÍACA EM REPOUSO: 72bpm
TESTE DE 1 REPETIÇÃO MÁXIMA: 70 kg
A partir das informações acima, resposta as questões considerando o conteúdo proposto no seu livro didático:
A) Qual a frequência de exercícios aeróbios deve ser indicada para o Roberto?
RESPOSTA
B) Calcule a frequência cardíaca máxima do Roberto. Apresente os cálculos para chegar ao resultado final.
RESPOSTA
C) Qual a frequência cardíaca de reserva do Roberto? Apresente os cálculos para chegar ao resultado final.
RESPOSTA
D) Qual a frequência cardíaca mínima que o Roberto deve realizar os exercícios aeróbios? Apresente os cálculos para chegar ao resultado final.
RESPOSTA
E) Qual a frequência cardíaca máxima que o Roberto deve realizar os exercícios aeróbios? Apresente os cálculos para chegar ao resultado final.
RESPOSTA
F) Qual a intensidade dos exercícios resistidos deve ser prescrita para o Roberto? Justifique sua resposta.
RESPOSTA
G) Considerando o resultado da intensidade acima, calcule a faixa de carga (quilogramas) para os exercícios resistidos. Apresente os cálculos e o resultado final.
RESPOSTA
ORIENTAÇÕES GERAIS - ATENÇÃO!
Será obrigatório a apresentação de todos os cálculos que foram realizados para chegar aos resultados finais dos parâmetros acima;
- MUITO IMPORTANTE! Você deverá entregar essa atividade por meio do MODELO MAPA disponível no Material da Disciplina (baixe o arquivo e preencha os campos em destaque/amarelo).
- Atividades plagiadas (cópias parciais ou total) serão zeradas.
- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta em algum descon
MAPA - BEDU - FISIOLOGIA GERAL E DO MOVIMENTO - 54/2023
A fisiologia do exercício é uma área do conhecimento que investiga como o organismo, ou seja, como os sistemas funcionam quando indivíduos se exercitam. Nesse contexto, para esta Atividade MAPA, você deverá responder questões relacionadas à bioenergética, ao sistema cardiovascular e ao sistema muscular. Leia com atenção as orientações e informações a respeito de cada tema.
Orientações gerais:
- Baixe o arquivo MODELO MAPA disponível na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Utilize o livro da disciplina para elaborar suas respostas.
- Muitas perguntas são interpretativas, assim, busque entender o conteúdo para elaborar sua resposta.
BIOENERGÉTICA
A Bioenergética é uma área de estudos da fisiologia que descreve as vias energéticas envolvidas no processo de produção de energia metabólica conhecida como Adenosina Tri-Fosfato (ATP). Essa produção de energia ocorre por meio de substratos energéticos que têm por objetivo renovar os estoques de ATP do corpo humano.
Fonte: ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Maringá: UniCesumar,
Considerando essa área de estudo, podemos exemplificar na prática com o caso do famoso atleta Jamaicano Usain Bolt, conhecido por seu excelente rendimento em provas, principalmente aquelas relacionadas à curta duração e alta intensidade, como a prova dos 100 metros e 200 metros rasos. Bolt é o único atleta na história a tornar-se tricampeão em duas modalidades de pista em Jogos Olímpicos de forma consecutiva (100 metros rasos e 200 metros rasos); e bicampeão também de forma consecutiva na modalidade revezamento 4 x 100 metros. É também o único atleta a conquistar oito medalhas de ouro em provas de velocidade, sendo dez vezes campeão mundial. Medalhista e um fenômeno no esporte, Bolt já realizou uma prova de 100 metros rasos batendo o record de 9,58 segundos, em 2009.
A partir dessas informações, responda às questões a seguir.
A) Qual sistema de produção de energia foi utilizado predominantemente na prova de 100 metros, na qual Bolt bateu o record em 2009?
B) Explique, de forma resumida, como acontece o fornecimento de energia por meio deste sistema (considere sua resposta da questão "A").
C) Qual é a característica comum entre os esportes ou provas que utilizam o mesmo sistema de produção de energia da prova de 100 metros rasos?
D) Hipoteticamente, caso Bolt realizasse uma maratona de 42km, qual seria o sistema de fornecimento de energia predominante para a realização dessa corrida?
SISTEMA CARDIOVASCULAR
O funcionamento de forma correta e eficiente do coração e dos pulmões contribui para que o oxigênio do meio externo seja levado a todos os órgãos e tecidos corporais, a fim de possibilitar que eles produzam energia aeróbica. Ainda, estes mesmos órgãos eliminam o gás carbônico produzido pelas células, contribuindo para a manutenção da homeostase corporal.
Fonte: ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando o funcionamento do sistema cardiovascular e a influência do exercício físico, responda:
A) O que é Débito Cardíaco (DC)?
B) Por que o DC aumenta durante o exercício?
C) As alterações cardiovasculares durante o exercício dependem, dentre alguns fatores, do tipo de exercício que é realizado. Dessa forma, explique quais são as alterações que acontecem em um exercício incremental, em um exercício intermitente e em um exercício prolongado.
SISTEMA MUSCULAR
O corpo humano é composto basicamente por dois tipos de fibras musculares: as de contração lenta e as de contração rápida. Contudo, as fibras de contração rápida podem ainda se subdividir em dois tipos, em que abrangem as fibras de contração rápida e as fibras de contração intermediária. Os músculos são compostos basicamente por estes dois tipos de fibras, mas dependendo do treinamento e da disposição genética, pode-se predominar um ou outro tipo.
Fonte: ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Maringá: UniCesumar, 2019.
A) Considerando essa temática, complete o quadro a seguir, inserindo as características das fibras musculares:
B) Atletas maratonistas possuem cerca de 70-80% de fibras musculares lentas (tipo I). Considerando as características das fibras tipo I, relacionadas ao número de mitocôndrias, resistência à fadiga e ao sistema energético predominantes, explique o porquê maratonistas possuem esse alto percentual de fibras lentas.