• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - ECO - MACROECONOMIA I - 53_2025

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - ECO - MACROECONOMIA I - 53_2025

Olá, estudante!

Para explorar de forma prática o conteúdo aprendido, vamos analisar e resolver um exercício sobre o MODELO IS-LM padrão, Modelo Clássico e na Situação da Armadilha da Liquidez.



Para isto, você deve seguir 3 passos:

Passo 1: Ler a situação problema da atividade

Passo 2: REALIZAR a atividade respondendo ao que se pede no comando

Passo 3: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível no Material da Disciplina.





Passo 1: Ler a situação problema da atividade



ESTUDO DE CASO: Política Fiscal Expansionista em Diferentes Cenários IS-LM



Situação: Recessão em uma economia desenvolvida

O país \"Econolândia\" apresenta o seguinte cenário econômico recessão : alto desemprego, baixa produção e confiança do consumidor em queda. O governo decide implementar uma política fiscal expansionista (aumento de gastos públicos e/ou redução de impostos) para estimular a economia.

Vamos analisar o impacto de uma  política fiscal expansionista sobre as seguintes abordagens:

1.Modelo IS- LM padrão, cujas premissa são:

Preços e salários rígidos no curto prazo

Economia está operando abaixo do pleno emprego

A moeda influencia a taxa de juros, que por sua vez afeta o investimento e o PIB



2.Modelo IS-LM CLÁSSICO (Curto Prazo com Flexibilidades Totais), com as seguintes premissas:

Pleno emprego sempre (o produto real é fixo em Y pleno)

Preços e salários flexíveis

Mercado de trabalho se ajusta automaticamente

Curva LM é Vertical



3. Modelo IS-LM com Armadilha da Liquidez (IS-LM com Juros Próximos de Zero), com as seguintes premissas:

A taxa de juros está tão baixa que o Banco Central não consegue reduzi-la mais

A curva LM é horizontal

A demanda por moeda é altamente elástica: todos preferem manter liquidez

 

 

Fonte: ​Elaborado pela professora, 2025.​




Passo 2: REALIZAR a atividade respondendo ao que se pede no comando



Para estimular a economia o governo aplica uma política fiscal expansionista, com elevação dos gastos públicos. Sobre os efeitos desta política na economia, e sobre a ótica dos três modelos apresentados acima, resolva as seguintes questões:



a) Qual o efeito sobre a taxa de juros, nível de investimento e o nível de renda no modelo IS-LM padrão de um aumento dos gastos do governo?

b) Utilizando o Modelo IS-LM padrão, se o Banco Central expandir a oferta de moeda simultaneamente a política fiscal expansionista do governo, isto melhoraria ou pioraria o efeito sobre a renda? Explique.

c) Qual o efeito de uma política fiscal expansionista sobre a taxa de juros e o nível de investimento modelo IS-LM Clássico?

d) Qual o efeito de uma política fiscal expansionista sobre a taxa de juros e o nível de renda no modelo IS-LM com armadilha da liquidez?

e) Qual o efeito de uma política monetária expansionista sobre a taxa de juros e o nível de renda no modelo IS-LM com armadilha da liquidez?

Elaborado pela professora, 2025.




Passo 3: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível no Material da Disciplina.



IMPORTANTE:

1. Acesse o link com um vídeo tutorial gravado pela professora Juliana Franco Afonso para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.

2. Todas as contas realizadas para chegar ao resultado final deverão ser apresentadas.

3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.

4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.

5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.

6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.



Bons estudos!

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Apresente também, qual a periodicidade de monitoramento e a localização dos pontos de coleta (pontos mínimos para avaliação da eficiência do tratamento de efluentes e cumprimento da legislação aplicável)
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GAMB - IMERSÃO PROFISSIONAL: DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO AMBIENTAL - 53_2024   Olá, estudante!   Seja bem-vindo à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Imersão profissional: diagnóstico e monitoramento ambiental.   A atividade tem como tema a elaboração e implantação de um “Plano de monitoramento de efluentes líquídos de uma organização” e […]

Qual foi melhor desempenho no período? (1 a 2 linhas)
19/07/2024
Integrare Academy

Qual foi melhor desempenho no período? (1 a 2 linhas) IMPORTANTE: -  A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do formulário padrão da atividade MAPA disponível no material da disciplina. -  Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica. -  Após o envio […]

ATIVIDADE 1 - HIST - HISTÓRIA DO BRASIL: COLÔNIA - 54_2024
07/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - HIST - HISTÓRIA DO BRASIL: COLÔNIA - 54_2024   Para a realização da Atividade de Estudo 1, é necessário a leitura e interpretação do documento a seguir: “Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente, dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul […]

Movimentador: Aprender fazendo é a principal característica deste perfil. Atividades práticas
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS - 53_2024   A aprendizagem é um processo individual e complexo, que reflete diretamente a diversidade dos perfis de aprendizagem de cada aluno. Entre os diferentes estilos de aprendizagem, podemos destacar: Observador: Alunos com este perfil possuem maior facilidade em aprender por […]

Marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo é "aquele que ajuda a manter o relacionamento com o consumidor ao desenvolver e comunicar conteúdo relevante e que conte uma história por trás da marca", e que também busca escutar e educar o consumidor. Desta forma, o marketing de conteúdo auxilia na manutenção do relacionamento com o cliente e também a aumentar a proximidade e a frequência de interação com ele. Ou seja, a marca passa a participar mais da vida e do dia a dia do consumidor. Através da internet, mas não só dela, é possível fornecer conteúdo de qualidade ao cliente para fortalecer os laços e a confiabilidade na marca.
18/07/2024
Integrare Academy

Marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo é "aquele que ajuda a manter o relacionamento com o consumidor ao desenvolver e comunicar conteúdo relevante e que conte uma história por trás da marca", e que também busca escutar e educar o consumidor. Desta forma, o marketing de conteúdo auxilia na manutenção do relacionamento com o […]

O aluno deverá produzir o projeto 3D da COZINHA 01 - PLANTA BAIXA LAYOUT COTADA 02 - VISTA FRONTAL COTADA 03 - PERSPECTIVAS 3D (mínimo 02) 04 - ERGONOMIA APLICADA E AMBIENTAÇÃO DOS ESPAÇOS
19/07/2024
Integrare Academy

  O aluno deverá produzir o projeto 3D da COZINHA   01 - PLANTA BAIXA LAYOUT COTADA 02 - VISTA FRONTAL COTADA 03 - PERSPECTIVAS 3D (mínimo 02) 04 - ERGONOMIA APLICADA E AMBIENTAÇÃO DOS ESPAÇOS  

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp