• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - ECO - ECONOMIA MONETÁRIA - 52_2025

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030
MAPA - ECO - ECONOMIA MONETÁRIA - 52_2025
Olá, estudante!

Chegou o momento de explorar, de forma PRÁTICA, os conteúdos apreendidos na nossa disciplina! Para isso, você precisa cumprir três etapas, a saber:

Passo 1: ler atentamente o texto de apoio.
Passo 2: considerar a situação-problema da atividade.
Passo 3: realizar e enviar a atividade solicitada.

Passo 1: leia atentamente o texto de apoio
O M1 é um dos principais agregados monetários utilizados na análise econômica para medir a liquidez da moeda em circulação na economia. Ele representa os meios de pagamento mais líquidos, ou seja, os recursos imediatamente disponíveis para realizar transações econômicas. É composto pelo Papel-Moeda em Poder do Público e os Depósitos à Vista: M1 = PMPP + DV. A forma como o público opta por distribuir seus meios de pagamento entre papel-moeda e depósitos à vista influencia diretamente o comportamento da oferta monetária e a capacidade dos bancos de expandir o crédito por meio do sistema de reservas fracionárias. O comportamento do público pode ser expresso por dois coeficientes: C e D. O coeficiente C expressa a proporção do M1 que está sendo mantida pelo público na forma de dinheiro em espécie. Esse indicador mostra o grau de preferência dos agentes econômicos por manter moeda física, fora do sistema bancário. O coeficiente D mostra a parcela do M1 que está mantida sob a forma de depósitos à vista.


Comportamento do público
C = PMPP / M1
D = DV / M1

Em que,

C: Preferência do público por papel-moeda (parcela dos meios de pagamento mantidos como papel-moeda pelo público)
PMPP: Papel-moeda em poder do público
M1: Meios de pagamento
D: Preferência do público por depósitos à vista (parcela dos meios de pagamento que são mantidas como depósitos à vista pelo público)
DV: Depósitos à vista

Passo 2: considere a situação-problema da atividade

Assim, imagine que você é um economista contratado por uma instituição financeira para analisar o comportamento dos agentes econômicos em relação à preferência por papel-moeda e depósitos à vista no Brasil. Sua tarefa é interpretar como esses comportamentos influenciam a oferta monetária e a dinâmica do sistema bancário, especialmente em um contexto de variações da taxa de juros básica da economia, a Selic. Para isso, você deverá utilizar dados históricos dos agregados monetários brasileiros (M1, PMPP e DV), além da taxa Selic mensal, no período de dezembro de 2001 a fevereiro de 2025.

Sua análise contribuirá para a elaboração de relatórios estratégicos que orientam decisões de política monetária, alocação de ativos e avaliação de liquidez no sistema financeiro.

Passo 3: realizar e enviar a atividade solicitada.
Chegou a hora de você resolver sua Atividade MAPA. Vamos lá?

Considere o texto e analise o arquivo disponibilizado no material da disciplina com os dados dos seguintes agregados monetários do Brasil: meios de pagamento (M1), papel-moeda em poder do público (PMPP), depósitos à vista (DV) e taxa Selic (%, acumulada no mês) de dezembro de 2001 a fevereiro de 2025. A partir desses dados, desenvolva as seguintes atividades:

(a) Calcule os coeficientes C e D para cada mês.

(b) Por meio de um gráfico de dispersão, analise o relacionamento entre a taxa Selic (eixo X) e o coeficiente C (eixo Y).
(dica: insira uma linha de tendência no gráfico)

(c) Calcule o coeficiente de correlação entre a taxa Selic e o coeficiente C.

(d) Com base na versão keynesiana da demanda por moeda, analise os resultados obtidos nas atividades (b) e (c), explicando o comportamento dos agentes econômicos diante de mudanças na taxa de juros e como isso se reflete na preferência por moeda em espécie.

IMPORTANTE:
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina;
2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor Mediador.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Orientações especificadas para realização da atividade: - Faça o download do arquivo Formulário Padrão, que está disponível no material da disciplina, para responder sua atividade MAPA; - Assista ao vídeo explicativo disponível no fórum VIDEOS EXPLICATIVOS; - Leia a atividade com muita atenção para entender o que é solicitado e facilitar na resolução; - Referencie sua resposta. Caso utilize citações, diretas ou indiretas, deverá informar a referência completa do material pesquisado ao final, seguindo as normas da ABNT (disponíveis no MATERIAL DA DISCIPLINA); - Ao finalizar a atividade, anexe o FORMULÁRIO PADRÃO preenchido corretamente no campo indicado dentro do ambiente da atividade MAPA (não serão aceitos arquivos fora da data de realização da atividade). - O formato do arquivo deve ser “texto” (doc ou docx). - ATENÇÃO! Cuidado para não inserir os arquivo errado. Após finalizar a atividade, não é possível fazer qualquer alteração no arquivo enviado.
02/05/2024
Integrare Academy

Orientações especificadas para realização da atividade: - Faça o download do arquivo Formulário Padrão, que está disponível no material da disciplina, para responder sua atividade MAPA; - Assista ao vídeo explicativo disponível no fórum VIDEOS EXPLICATIVOS; - Leia a atividade com muita atenção para entender o que é solicitado e facilitar na resolução; - Referencie […]

ETAPA 3: Após a entrevista simulada, você deverá escrever em formato de Relatório, no campo específico do Formulário Padrão, os seguintes itens:
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA/PORTFÓLIO - RH - IMERSÃO PROFISSIONAL: PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS - 53_2024   Entrevista Simulada!   Olá, estudante! Preparado(a) para dar início a esta Atividade MAPA? Fique tranquilo(a) e analise cuidadosamente as orientações, a seguir:   Imagino que você tenha participado do Projeto de Extensão de “Análise, Ajuste e Mentoria de Currículos”, certo? Se sim, […]

Em outras palavras, o estudo de viabilidade financeira responde se o esforço e o investimento necessários para desenvolver determinada ideia são compatíveis com o retorno financeiro que ela trará. Também chamado de modelagem financeira, trata-se de uma combinação de análises sobre projeção de receitas, custos e despesas, para encontrar indicadores como a Taxa Interna de Retorno (TIR). Além disso, ainda é preciso estudar o potencial de público-alvo e fazer análises de mercado. Tudo isso resulta em uma análise completa que garante mais segurança à companhia e a investidores que apostam naquela iniciativa visando entender se ela vale a pena ou não.
18/07/2024
Integrare Academy

  Em outras palavras, o estudo de viabilidade financeira responde se o esforço e o investimento necessários para desenvolver determinada ideia são compatíveis com o retorno financeiro que ela trará. Também chamado de modelagem financeira, trata-se de uma combinação de análises sobre projeção de receitas, custos e despesas, para encontrar indicadores como a Taxa Interna […]

Em um mundo cada vez mais digitalizado, a fluência em ferramentas tecnológicas se torna uma habilidade crucial para o sucesso profissional. No entanto, um debate recente sugere que os jovens, tidos como "nativos digitais"
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SECR - TÉCNICAS SECRETARIAIS I - 53_2024   Reflexão sobre a Familiaridade dos Jovens com Ferramentas Tecnológicas Em um mundo cada vez mais digitalizado, a fluência em ferramentas tecnológicas se torna uma habilidade crucial para o sucesso profissional. No entanto, um debate recente sugere que os jovens, tidos como "nativos digitais", podem estar […]

6) Considere o percentual de gordura corporal do Bernardo. De acordo a proposta de Lohman, Houtkooper e Going (1997), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dele?
30/04/2024
Integrare Academy

6) Considere o percentual de gordura corporal do Bernardo. De acordo a proposta de Lohman, Houtkooper e Going (1997), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dele?

b) Como os equipamentos eletrotermofototerapêuticos agem no tecido biológico? 
23/07/2024
Integrare Academy

  b) Como os equipamentos eletrotermofototerapêuticos agem no tecido biológico?    ORIENTAÇÕES E VÍDEO EXPLICATIVO PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE DE ESTUDO 1  Leia o livro da disciplina.  Assista às aulas conceituais e ao vivo.  Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade (copiar e colar no navegador de internet): https://youtu.be/LQwBe3L9G6E  Lembre-se de clicar […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp