MAPA – ECO – ECONOMIA MONETÁRIA – 52_2024
O multiplicador monetário reflete a capacidade dos bancos de ampliar a base monetária por meio do crédito. Porquanto a moeda primária disponibilizada ao sistema econômico pelo Banco Central tende a se transformar em depósitos bancários, sendo que parcela significativa desses depósitos transformam-se em empréstimos, uma vez que o sistema bancário mantêm uma pequena fração desses depósitos como encaixe. Esse procedimento tende a se repetir gerando novos depósitos. Dito de outra forma, o multiplicador monetário (variável definida pelo Banco Central por K) é a quantidade de vezes que a base monetária (B) pode ser multiplicada e gera meios de pagamento (M1).
De acordo com a metodologia do Banco Central, o multiplicador monetário é calculado da seguinte forma: Comportamento do público
C = PMPP / M1
D = DV / M1
Comportamento dos bancos R1 = CX / DV
R2 = RB / DV
Multiplicador monetário K = M1 / B
K = 1 /
C + D(R1 + R2)
Em que,
C: Preferência do público por papel-moeda (parcela dos meios de pagamento mantidos como papel-moeda pelo público)
PMPP: Papel-moeda em poder do público M1: Meios de pagamento
D: Preferência do público por depósitos à vista (parcela dos meios de pagamento que são mantidas como depósitos à vista pelo público)
DV: Depósitos à vista
R1: Taxa de encaixe em moeda corrente
CX: Encaixe em moeda corrente = Papel-moeda em circulação (PMC) – PMPP R2: Taxa de reservas bancárias
RB: Reservas bancárias
K: Multiplicador monetário B: Base monetária
Outra forma de calcular o multiplicador monetário é: K = M1 / B
K = 1 / 1– D(1– R)
Em que,
R = R1 + R2 (descritos anteriormente)
O Banco Central disponibiliza as estatísticas monetárias, permitindo o cálculo de todas as variáveis apontadas acima e também do multiplicador monetário.
BANCO CENTRAL DO BRASIL (BCB). 7534 – Multiplicador monetário – K. Disponível em:
https://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localizarSeries.do?method=prepararTelaLocalizarSeries. Acesso em: 12 abr. 2024.
Considere o texto acima e analise o arquivo disponibilizado com os dados dos seguintes agregados monetários do Brasil: base monetária restrita (B), meios de pagamento (M1), depósitos à vista (DV), papel- moeda em poder do público (PMPP), reservas bancárias (RB) e papel-moeda em circulação (PMC) de janeiro de 2023 a fevereiro de 2024. A partir desses dados, desenvolva as seguintes atividades:
(a) Calcule os coeficientes C e D para cada mês e analise a relação entre eles.
(b) Calcule os coeficientes R1 e R2 para cada mês. (dica: para R1, será necessário calcular o encaixe em moeda corrente, CX)
(c) Calcule o multiplicador monetário, para cada mês, das três formas apresentadas e verifique se os valores são os mesmos. Além disso, analise a relação entre D, R e o multiplicador monetário (K). (dica: para analisar a relação entre D e K, é importante identificar pontos em que R permaneça constante e D varie; e, para analisar a relação entre R e K, é importante identificar pontos em que D permaneça constante e R varie)
1ª: K = M1 / B
2ª: K = 1 / C + D(R1 + R2)
3ª: K = 1 / 1– D(1– R)
*Todos os cálculos devem apresentar resultado final com arredondamento matemático para duas casas decimais.