• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - CCONT - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS - 53_2025

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - CCONT - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS - 53_2025

 

Olá, estudante de Ciências Contábeis!

Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais. Para isso, a atividade proposta corresponde ao M.A.P.A (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem). O objetivo desta atividade é permitir que você se sinta imerso com relação ao uso de um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) em uma empresa de software. Vamos lá?!

Um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) possibilita muitas vantagens para as empresas. Diferentes sistemas são utilizados pelas organizações para que seja possível operacionalizar as atividades cotidianas e gerenciar o fluxo de dados em todas as áreas do negócio, como processos de compras, vendas, entregas e recursos humanos. Os dados registrados nos sistemas são utilizados e resumidos a partir de informações que dão suporte para as diferentes áreas da empresa planejarem as ações.

Fonte: OLIVEIRA, A. A. de. Sistemas de informações gerenciais. Maringá: UniCesumar, 2024.​

O CASO: SIG na empresa de software CodeLogic

 

A CodeLogic é uma empresa de médio porte especializada no desenvolvimento de sistemas personalizados para clientes corporativos, principalmente no setor logístico. Nos últimos anos, a empresa cresceu rapidamente, o que gerou desafios na gestão de informações entre os setores de desenvolvimento, atendimento ao cliente, financeiro e comercial.

Com processos espalhados em diversas planilhas e sistemas desconectados, os gestores enfrentavam dificuldades para acessar relatórios confiáveis e acompanhar o andamento dos projetos em tempo real. Além disso, as decisões estratégicas eram frequentemente baseadas em percepções subjetivas e não em dados consolidados.

Em resposta a esses problemas, a CodeLogic adotou um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) integrado. Esse sistema passou a reunir dados de todos os departamentos, automatizar relatórios e permitir análises com base em indicadores como:

- Produtividade por equipe de desenvolvimento.

- Satisfação dos clientes no suporte.

- Desempenho financeiro por contrato.

- Taxas de retrabalho nos projetos entregues.

Após seis meses de uso, a empresa observou melhorias significativas em sua gestão:

- Redução de 40% no tempo gasto para gerar relatórios.

- Aumento da precisão nas decisões estratégicas.

- Maior alinhamento entre os times.

- Diminuição de conflitos operacionais por causa de informações desencontradas.

Elaborado pela professora.

 

ATIVIDADE PROPOSTA:

 

Com base nas informações apresentadas, pede-se: 

  1. a) Cite e descreva três objetivos que podem ser alcançados com o uso de um Sistema de Informações Gerenciais pelas empresas.
  2. b) Imagine que você foi contratado como consultor de uma empresa semelhante à CodeLogic e se deparou com os mesmos problemas enfrentados. Qual Sistema de Informações Gerenciais você indicaria para essa empresa? Justifique.
  3. c) Analise o caso exposto acima e explique quais consequências a empresa CodeLogic provavelmente enfrentaria a longo prazo se não tivesse adotado um Sistema de Informações Gerenciais (SIG).

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:

  1. Assista ao Vídeo Explicativo da Atividade M.A.P.A para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso se dá pelo FÓRUM, item \"VÍDEOS EXPLICATIVOS\".
  2. Baixe o arquivo Formulário Padrão do Mapa – Sistemas de Informações Gerenciais, disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA, e preencha os campos solicitados, respondendo às questões elencadas.
  3. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todos os comandos solicitados.
  4. Após revisar, salve o arquivo preenchido em seu computador, anexe no campo indicado “Sua resposta”, clique em “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar o questionário”.
  5. Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente.
  6. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a

interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

  1. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação de forma satisfatória.
  2. Atente-se ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Olá, acadêmico(a)! A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Direito Empresarial e Tributário. É essencial que o contabilista esteja sempre atualizado em relação às legislações próprias da sua profissão, e digamos de passagem, não são poucas. Há um arcabouço robusto que engloba o conjunto de Leis, Normas e Regulamentos que norteiam as práticas adotadas pelo contador na condução de uma empresa, afinal, ele é o responsável por produzir as informações, relatórios, apurações e entrega de declarações acessórias dentro do que é legalmente exigido.
18/07/2024
Integrare Academy

  Olá, acadêmico(a)! A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Direito Empresarial e Tributário. É essencial que o contabilista esteja sempre atualizado em relação às legislações próprias da sua profissão, e digamos de passagem, não são poucas. Há um arcabouço robusto que engloba o conjunto de Leis, Normas e Regulamentos […]

SEGUNDA TAREFA: CÁLCULO DE ENLACE Variações substanciais de potência nos sinais de telecomunicações são muito comuns, o que torna menos apropriado o uso da unidade de medida Watt (W) e seus submúltiplos, como é comum em outras áreas da Engenharia. Para lidar com essa situação, são empregadas unidades logarítmicas, que permitem comprimir as escalas de forma que variações de potência da ordem de milhões de vezes resultem em poucas unidades perceptíveis.
07/05/2024
Integrare Academy

SEGUNDA TAREFA: CÁLCULO DE ENLACE   Variações substanciais de potência nos sinais de telecomunicações são muito comuns, o que torna menos apropriado o uso da unidade de medida Watt (W) e seus submúltiplos, como é comum em outras áreas da Engenharia. Para lidar com essa situação, são empregadas unidades logarítmicas, que permitem comprimir as escalas […]

c) os procedimentos para o trabalho com ambos os textos em sala de aula (contextualização, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem), considerando as principais características da Geração de 1930;
05/06/2024
Integrare Academy

c) os procedimentos para o trabalho com ambos os textos em sala de aula (contextualização, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem), considerando as principais características da Geração de 1930; d) Materiais a serem utilizados para o trabalho em sala de aula; e) Referências das fontes consultadas para a elaboração da proposta. Além disso, para uma boa […]

No século XVI, a Europa estava passando por grandes transformações. A Reforma Protestante havia desafiado a hegemonia da Igreja Católica, e o Renascimento estava fomentando uma nova valorização
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2024   No século XVI, a Europa estava passando por grandes transformações. A Reforma Protestante havia desafiado a hegemonia da Igreja Católica, e o Renascimento estava fomentando uma nova valorização do conhecimento, das artes e das ciências. Nesse cenário turbulento, a Igreja Católica […]

Ainda nesse contexto, o Novo Ensino Médio, por meio da promulgação da Lei nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017), alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) ampliando a carga horária do estudante e oferecendo uma nova reorganização curricular contemplando uma BNCC que concede possibilidades de escolhas aos estudantes, por meio de diferentes itinerários formativos, com ênfase nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Dessa forma, novamente, os fundamentos educacionais se diluem no amplo aspecto de formação para o mercado capitalista, que se confira na administração racional e objetiva da vida dos indivíduos, regidas por um mercado competitivo objetivando a competência trabalhista (MEC, 2000)  
04/06/2024
Integrare Academy

  Ainda nesse contexto, o Novo Ensino Médio, por meio da promulgação da Lei nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017), alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) ampliando a carga horária do estudante e oferecendo uma nova reorganização curricular contemplando uma BNCC que concede possibilidades de escolhas aos estudantes, por meio de […]

Diante desse contexto, resposta: a) Explique como as estratégias de marketing podem ajudar os pecuaristas associados?
04/06/2024
Integrare Academy

  Diante desse contexto, resposta: a) Explique como as estratégias de marketing podem ajudar os pecuaristas associados? b) Pesquisando exemplos da sua região, cite e descrevas duas estratégias de marketing que você encontrou em açougues, butique de carne ou em um supermercado (envolvendo as seguintes estratégias de: Identidade Visual; Marketing de Conteúdo; Eventos de Promoção; […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp