• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - CCONT - AUDITORIA CONTÁBIL - 53_2025

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - CCONT - AUDITORIA CONTÁBIL - 53_2025

 

Na atividade MAPA, da disciplina de Auditoria Contábil, aplicaremos os conhecimentos relativos aos conceitos de Controle Interno, Riscos de Auditoria e Procedimentos de Auditoria, os quais são fundamentais para a atuação do auditor contábil. Questões baseadas na Unidade 3 do livro da disciplina.

Caso hipotético: Imagine você, Auditor Independente, contratado para realizar a auditoria das demonstrações contábeis da empresa Avalia Ltda, referente ao exercício social encerrado em 31/12/20X1.
Durante a análise do setor financeiro, percebeu que os controles internos relacionados aos recebíveis (contas a receber) não estão bem estruturados, uma vez que a empresa não realiza conferências periódicas dos saldos, não mantém controle formal da inadimplência e ainda possui registros manuais paralelos ao sistema contábil.
Ainda, durante os trabalhos, identificou-se que um cliente, com saldo relevante no contas a receber, não reconhece o valor que a empresa afirma ter como pendente, indicando uma possível divergência nas demonstrações contábeis.
Segundo Almeida (2019), controles internos eficientes são fundamentais para garantir a fidedignidade das informações contábeis e proteger os ativos da organização. A ausência desses controles aumenta os riscos de distorções nas demonstrações contábeis, exigindo que o auditor execute procedimentos mais rigorosos (NBC TA 330, CFC, 2016).

Fonte:
ALMEIDA, M. C. Auditoria: um curso moderno e completo. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
ALMEIDA, R. G. de. Auditoria Contábil. Maringá/PR: Unicesumar, 2021.
ATTIE, W. Auditoria: conceitos e aplicações. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
CREPALDI, S. A.; CREPALDI, A. R. Auditoria Contábil: teoria e prática. 4. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2019.
CFC. NBC TA 265 – Comunicação de Deficiências de Controle Interno. Brasília: CFC, 2009.
CFC. NBC TA 315 (R1) – Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e do seu Ambiente. Brasília: CFC, 2016.
CFC. NBC TA 330 (R1) – Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados. Brasília: CFC, 2016.
CFC. NBC TA 500 (R1) – Evidência de Auditoria. Brasília: CFC, 2016.

QUESTÃO 1) ​Visando aplicar os conhecimentos obtidos até essa etapa do Ciclo de Aprendizagem e para a resolução da Atividade Avaliativa MAPA da Auditoria Contábil, resolva as questões:

  1. a) Explique (em até 10 linhas) de que forma a avaliação dos controles internos impacta diretamente na realização dos trabalhos de auditoria. 
  2. b) Indique qual procedimento de auditoria é mais adequado para obter evidências quanto à existência e veracidade do saldo de contas a receber desse cliente. Justifique sua escolha com base nas normas.
  3. c) Considerando as fragilidades dos controles internos da Avalia Ltda, indique qual dos riscos de auditoria (risco inerente, risco de controle ou risco de detecção) está mais presente nessa situação e explique como esse risco impactará o volume de testes que o auditor deverá realizar.

QUESTÃO 2:

Durante a auditoria das demonstrações contábeis da empresa Avalia Ltda, você, Auditor Independente, precisa determinar os parâmetros de materialidade, a fim de planejar os procedimentos e avaliar o impacto de possíveis distorções encontradas.

Conforme estabelece a NBC TA 320 (CFC, 2016), o conceito de materialidade é fundamental tanto para o planejamento quanto para a execução dos trabalhos de auditoria. A correta definição desse parâmetro auxilia o auditor a identificar quais distorções são relevantes o suficiente para influenciar as decisões dos usuários das demonstrações contábeis.

Diante disso, explique o que é materialidade na auditoria contábil, qual sua importância no processo de auditoria e como ela influencia o julgamento profissional do auditor na emissão do parecer.

​ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:

  1. Assista ao Vídeo Explicativo da Atividade M.A.P.A para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso se dá pelo item \"VÍDEOS EXPLICATIVOS\";
  2. Baixe o arquivo \"Formulário MAPA – Auditoria Contábil\", disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA, e preencha os campos solicitados, respondendo às questões elencadas;
  3. Antes de enviar sua atividade, faça uma revisão e certifique-se de que respondeu a todos os comandos solicitados;
  4. Após revisar, salve o arquivo preenchido em seu computador, anexe no campo indicado “Sua resposta”, clique em “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar o questionário”;
  5. Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente;
  6. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação;
  7. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação de forma satisfatória;
  8. Atente-se ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação. 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Imagine que você, professor, quer introduzir em uma turma de nível médio questões relacionadas ao âmbito das investigações sobre a linguagem e decidiu utilizar o fragmento de Romeu e Julieta como “fagulha”
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - LET - FILOSOFIA DA LINGUAGEM - 53_2024   Considere o fragmento a seguir: É só teu nome que é meu inimigo. Mas tu és tu mesmo, não um Montéquio. E o que é um Montéquio? Não é mão, nem pé, nem braço, nem rosto, nem qualquer outra parte de um um homem. Ah, […]

2) Elaborar um texto argumentativo de no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) linhas abordando a importância das habilidades sociais no contexto organizacional.
19/07/2024
Integrare Academy

  2) Elaborar um texto argumentativo de no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) linhas abordando a importância das habilidades sociais no contexto organizacional.   Orientações: - Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina. - Desenvolva em seu texto todos […]

1º passo: Acesse o link: https://www.genet.sickkids.on.ca/Home.html, clique em “CFTR Gene > Genomic DNA Sequence”. Fonte:http://www.genet.sickkids.on.ca/Home.html. Acesso em: 26 abr. 2024.
07/05/2024
Integrare Academy

1º passo:   Acesse o link: https://www.genet.sickkids.on.ca/Home.html, clique em “CFTR Gene > Genomic DNA Sequence”.   Fonte:http://www.genet.sickkids.on.ca/Home.html. Acesso em: 26 abr. 2024.   2º passo: Selecione o Intervalo de posição de 1500 a 1600 em "Enter the positions of the first and last nucleotides of the required CFTR sequence". Clique em "Get sequence".   Fonte:http://www.genet.sickkids.on.ca/Home.html. […]

Comente aqui as percepções obtidas durante as observações das aulas do professor/profissional, sempre lembrando que, por questões de ética, não deve ser citado nenhum nome de professor ou aluno, mas é possível citar situações ocorridas, e até mesmo diálogos. Aqui não é necessário que você fale pontualmente de cada aula observada, mas sim que faça uma reflexão de todos os aspectos.
15/07/2024
Integrare Academy

  Comente aqui as percepções obtidas durante as observações das aulas do professor/profissional, sempre lembrando que, por questões de ética, não deve ser citado nenhum nome de professor ou aluno, mas é possível citar situações ocorridas, e até mesmo diálogos. Aqui não é necessário que você fale pontualmente de cada aula observada, mas sim que […]

A aprendizagem é um processo individual e complexo, que reflete diretamente a diversidade dos perfis
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS - 53_2024   A aprendizagem é um processo individual e complexo, que reflete diretamente a diversidade dos perfis de aprendizagem de cada aluno. Entre os diferentes estilos de aprendizagem, podemos destacar: Observador: Alunos com este perfil possuem maior facilidade em aprender por […]

Para analisar melhor essas questões, você saberia dizer quais são as situações que permitem a prisão em flagrante delito? Para auxiliá-lo, leia o Código de Processo Penal nos artigos 302 e 303. Agora, e se não for situação de flagrante e a autoridade policial precisar realizar a busca domiciliar, em quais situação ela poderá ser solicitada? O que o mandado de busca deve indicar ou mencionar no seu texto? Verifique o que o capítulo XI do título VII do CPP menciona sobre o tema.
02/05/2024
Integrare Academy

Para analisar melhor essas questões, você saberia dizer quais são as situações que permitem a prisão em flagrante delito? Para auxiliá-lo, leia o Código de Processo Penal nos artigos 302 e 303. Agora, e se não for situação de flagrante e a autoridade policial precisar realizar a busca domiciliar, em quais situação ela poderá ser […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp