• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - CBIO - PRÁTICA DE ENSINO: PRINCÍPIOS LEGAIS E DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA - 53_2025

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - CBIO - PRÁTICA DE ENSINO: PRINCÍPIOS LEGAIS E DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E - 53_2025

A educação configura-se como um processo dinâmico e em permanente transformação, demandando flexibilidade e abertura a distintas propostas pedagógicas. Uma ferramenta que pode auxiliar e muito no aprendizado, são os jogos educativos, pois permitem que o aluno desenvolva o raciocínio estratégico de forma autônoma ou sob mediação do professor. Para Antunes (1998) e Kishimoto (2006), as atividades lúdicas são uma excelente metodologia no processo de ensino e aprendizagem. Isso ocorre ao refletir sobre diferentes soluções, promovendo a habilidade de tomar decisões e superar obstáculos de maneira diversificada.

 

Fonte:

ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 13ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 2006. 

 

Como mencionado acima, o emprego de jogos didáticos são de grande valia para a estimulação e aprendizado no âmbito escolar. Dessa forma, a proposta dessa atividade MAPA é que seja desenvolvido um jogo educativo interativo direcionado a disciplina de Ciências para a turma do 7º ano do ensino fundamental II. Explore o tema \"Diversidade de ecossistemas\" (EF07CI07), proporcionando uma abordagem lúdica e educativa para o entendimento das principais características dos ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

 

O jogo deverá ser construído de forma física utilizando materiais como papel, cartolina, papelão, tinta, isopor, entre outros. Seguem alguns exemplos como inspiração: jogo da memória, dominó, tabuleiro, quiz interativo, jogo de cartas, entre outros.

 

Descrição da Atividade:

 

  1. Planejamento e Conceituação do Jogo:

 

- Deverá apresentar de forma escrita as regras do jogo e o passo a passo de como deverá ser jogado.

- Materiais utilizados na confecção do jogo.

 

  1. Desenvolvimento do Jogo:

 

- Com base no planejamento inicial, deverá desenvolver, de forma concreta, o jogo. Isso inclui a criação de conteúdo (perguntas, desafios, informações sobre os ecossistemas), design gráfico (se aplicável).

 

  1. Apresentação e Avaliação:

 

- Planejar uma aula (com duração de 50 minutos), onde o jogo confeccionado deverá ser aplicado. Assim, é necessário descrever como irá desenvolver essa aula.

 

- Todo o procedimento de montagem (1 foto) e execução (1 foto) deverá ser fotografado (o aluno e/ou parte do aluno deve aparecer na foto) e as imagens anexadas no Formulário padrão da atividade

 

  1. Avaliação:

 

- A atividade será avaliada com base na criatividade do conceito do jogo, na eficácia educativa e no envolvimento com o tema \"Diversidade de ecossistemas\", e na qualidade do desenvolvimento do jogo.

 

Orientações:

- Para auxiliar no desenvolvimento da atividade, assista ao vídeo explicativo da atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.

- Faça o uso de seu livro didático e videoaulas.

- Desenvolva o seu texto no FORMULÁRIO PADRÃO disponibilizado no Material da Disciplina.

- Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

- Formate seu texto com as seguintes configurações: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.

- O formato do arquivo enviado deve ser em PDF.

*E caso apresente dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu professor mediador.

 

Atenção:

 

- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão \"Selecionar arquivo\". Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão \"Responder\" e, posteriormente, em \"Finalizar\".

 

- Após \"Finalizar a Atividade\", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

 

Boa Atividade!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Conhecimentos em Bioestatística são essenciais para um epidemiologista realizar a coleta de dados epidemiológicos, analisar indicadores de saúde, estudar a prevalência e incidência de doenças, investigar fatores de risco e proteção de enfermidades, dentre outros. As variáveis analisadas pela Bioestatística constituem objetos de estudo dos epidemiologistas, sendo essenciais para entender a distribuição e determinantes das doenças nas populações humanas.
04/06/2024
Integrare Academy

Conhecimentos em Bioestatística são essenciais para um epidemiologista realizar a coleta de dados epidemiológicos, analisar indicadores de saúde, estudar a prevalência e incidência de doenças, investigar fatores de risco e proteção de enfermidades, dentre outros. As variáveis analisadas pela Bioestatística constituem objetos de estudo dos epidemiologistas, sendo essenciais para entender a distribuição e determinantes das […]

Assim, explique a importância da qualificação de leads no processo de vendas e classifique os 3 leads fictícios a seguir, de acordo com as classificações utilizadas para avaliar se um lead é qualificado, justificando sua escolha.
18/07/2024
Integrare Academy

  Assim, explique a importância da qualificação de leads no processo de vendas e classifique os 3 leads fictícios a seguir, de acordo com as classificações utilizadas para avaliar se um lead é qualificado, justificando sua escolha.   João Silva: João viu um anúncio da pizzaria no Facebook, mas ainda não visitou o site nem […]

Procure uma escola de ensino regular (Fundamental II e/ou Médio) e converse com o(a) coordenador(a) pedagógico do estabelecimento (se for necessário, agende previamente um horário com essa pessoa).
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - PORTFÓLIO - LET - PRÁTICA PEDAGÓGICA: LÍNGUA INGLESA - 53_2024 Procure uma escola de ensino regular (Fundamental II e/ou Médio) e converse com o(a) coordenador(a) pedagógico do estabelecimento (se for necessário, agende previamente um horário com essa pessoa). Apresente-se enquanto acadêmico(a) do curso de Letras Português-Inglês, comprovando tal condição com os documentos: carta […]

Quais são características dos alunos com altas habilidades/superdotação? Como identificar e o que observar nos alunos com suspeitas?
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - EESP - SUPERDOTAÇÃO E ALTAS HABILIDADES - 53_2024   Para Joseph Renzulli (2014), a superdotação é um conceito que pode ser entendido como o resultado da complexa interação de três fatores, que ele compara a três anéis interligados. Esses três componentes são cruciais para compreender a superdotação em sua totalidade: habilidade acima […]

Considerando que você é um dos docentes que atendem essa turma, elabore uma intervenção que contemple temas como comunicação interpessoal, empatia, tolerância e diversidade. Para tanto, você deverá sistematizar as seguintes etapas: Defina, a partir de Minucucci, sensibilidade social e flexibilidade de comportamento.
30/04/2024
Integrare Academy

Considerando que você é um dos docentes que atendem essa turma, elabore uma intervenção que contemple temas como comunicação interpessoal, empatia, tolerância e diversidade. Para tanto, você deverá sistematizar as seguintes etapas: Defina, a partir de Minucucci, sensibilidade social e flexibilidade de comportamento. Explique os tipos de comunicação interpessoal proposto pelo autor. III. Elabore um […]

Mas e quando estamos falando da recriação da imagem de uma pessoa já falecida, por meio de inteligência artificial? Sobre esse tema, faça a leitura do seguinte texto acerca do caso ocorrido com a propaganda que recriou a imagem da cantora Elis Regina, já falecida:
02/05/2024
Integrare Academy

Mas e quando estamos falando da recriação da imagem de uma pessoa já falecida, por meio de inteligência artificial? Sobre esse tema, faça a leitura do seguinte texto acerca do caso ocorrido com a propaganda que recriou a imagem da cantora Elis Regina, já falecida: A fronteira entre Inteligência Artificial, Direitos Autorais, Direitos da Personalidade […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp