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MAPA - BEDU - TREINAMENTO ESPORTIVO - 53_2025

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - BEDU - TREINAMENTO ESPORTIVO - 53_2025

 

Os avanços nas pesquisas e nas tecnologias têm sido fundamentais para o desenvolvimento da ciência do treinamento esportivo, exigindo que os profissionais da Educação Física compreendam e acompanhem essas inovações para aplicá-las de forma eficaz. Tais avanços incluem desde métodos modernos de avaliação e monitoramento, como dispositivos vestíveis, análises biomecânicas e inteligência artificial, até a personalização da prescrição do treinamento. A utilização dessas ferramentas possibilita uma compreensão mais precisa das respostas fisiológicas ao exercício, contribuindo para a otimização do desempenho, a prevenção de lesões e a promoção da saúde. Além disso, a constante atualização científica permite intervenções baseadas em evidências, reforçando a importância da integração entre ciência, tecnologia e prática profissional no aprimoramento da atuação do educador físico em diferentes contextos.

 

Fonte: PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá-PR: Unicesumar, 2020 (adaptado).

 

Considere o contexto do excerto acima e suponha que você foi convidado(a) a estagiar em um time de alto rendimento do basquete adulo. Para testar seus conhecimentos, o preparador físico lhe entregou um arquivo com 3 tarefas a serem cumpridas. Estas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – TREINAMENTO ESPORTIVO.

 

Sendo assim, siga as orientações abaixo.

 

 

 

Orientações para a realização da atividade

 

- Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – TREINAMENTO ESPORTIVO, que se encontra no Material da Disciplina;

 

- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;

 

- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio;

 

- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).

 

Orientações gerais

 

 - Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPASUB – TREINAMENTO ESPORTIVO.

 

- Cópias parcial ou total serão zeradas.

 

- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.

 

 

 

*Todas as informações e perguntas abaixo estão descritas e organizadas no MODELO DE MAPA.

 

TAREFA 01

 

Com o intuito de maximizar o desempenho do atleta, os treinadores utilizam a periodização para gerenciar e ajustar a intensidade do treinamento conforme os objetivos e as adaptações desejadas. Nesse sentido, o quadro abaixo apresenta uma forma tradicional da periodização de duas fases do ciclo de treinamento.

 

​Quadro - Periodização de uma parte do ciclo de treinamento.

 

Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as três questões abaixo.

 

  1. Como observado, o quadro acima apresenta a organização das fases do ciclo de treinamento denominadas de Mesociclo de Base e Mesociclo Específico. Estes momentos do treinamento são destinados, basicamente, ao desenvolvimento físico específico do atleta objetivando a sua melhor performance. Desta forma, explique a importância do desenvolvimento físico específico.

 

 

 

  1. De acordo com o autor do livro da disciplina, quais são alguns dos elementos que devem ser considerados para o desenvolvimento do treinamento físico específico?

 

 

 

  1. Com base nas informações do quadro acima, responda: o mesociclo de base e mesociclo específico são compostos por quantos microciclos cada um? Quantas sessões de treinamento existem em cada um dos mesociclos? Qual o formato de distribuição dessas sessões?

 

 

 

TAREFA 2

 

No processo de planejamento e organização de um programa de treinamento, um dos elementos cruciais a serem manipulados e controlados é a variável volume. Na prática, fatores como a duração e o número de repetições de um exercício físico específico são considerados ajustáveis para determinar e regular o volume do treinamento.

 

Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as duas questões abaixo.

 

 

 

  1. Os treinos físicos para a melhora da aptidão cardiorrespiratória são fundamentais para os jogadores de basquete. Dentre as formas de treinar esse componente da aptidão física, destaca-se o treinamento intervalado de corrida, com momentos de estímulo e recuperação.

 

A partir desse contexto, primeiramente, utilize o quadro abaixo para organizar o volume de treinamento de um microciclo com treinamento intervalado de corrida, com momentos de estímulo e recuperação passiva. Para tanto, considere as seguintes informações:

 

- O microciclo é composto por 12 sessões;

 

- Cada sessão será composta por uma série de corrida, em máxima velocidade, para uma distância de 80m;

 

- Na primeira sessão serão realizadas 4 repetições da corrida, com um intervalo (recuperação passiva) de 3 minutos entre elas;

 

- Como forma de progressão da carga, a cada sessão deverá ser adicionada uma (a) repetição da corrida. Atenção, com exceção das sessões 4 e 10, onde o número de repetições será igual a 4x e 6x, respectivamente.

 

MICROCICLO 1
    Repetições Distância Volume total da sessão

(distância total)

Segunda-feira Sessão 1 4x 80m  
Terça-feira Sessão 2      
Quarta-feira Sessão 3      
Quinta-feira Sessão 4      
Sexta-feira Sessão 5      
Sábado Sessão 6      
Domingo Descanso --- --- ---
Segunda-feira Sessão 7      
Terça-feira Sessão 8      
Quarta-feira Sessão 9      
Quinta-feira Sessão 10      
Sexta-feira Sessão 11      
Sábado Sessão 12      
Domingo Descanso --- --- ---
      Volume total do microciclo

(distância total)

 

 

 

 

Após preenchido, analise as afirmações abaixo:

 

I - O volume total do microciclo é de 2160 metros;

 

II - A sessão 12 possui um volume total de 640 metros;

 

III - A diferença do volume total entre a sessão 6 e 12 é de 400 metros;

 

IV - A diferença entre o volume total do microciclo e o volume total da sessão 3, de quarta-feira é de 2020 metros.

 

 

 

Destaque a alternativa correta escrevendo ao lado “CORRETA”.

 

  1. I, apenas.

 

  1. II, apenas.

 

  1. III, apenas.

 

  1. I, II e IV, apenas.

 

  1. I, II, III e IV.

 

 

 

  1. Os treinos para a melhora da força muscular também são fundamentais para os jogadores de basquete. Dentre as formas de desenvolver a força, destaca-se o treinamento resistido (treinamento com pesos), através do exercício de agachamento livre.

 

A partir desse contexto, primeiramente, utilize o quadro abaixo para planejar um mesociclo específico com 180 repetições totais e composto por 4 microciclos, sendo 2 sessões (terça e sexta-feira) em cada microciclo. Além disso, esse mesociclo deverá ser planejado com a seguinte progressão de volume 20%, 30%, 40% e 10% entre os microciclos. Por fim, em cada microciclo as repetições devem ser divididas igualmente entre as sessões.

 

 

Mesociclo específico: 180 repetições totais de agachamento livre
  Microciclo 1

(20%)

Microciclo 2

(30%)

Microciclo 3

(40%)

Microciclo 4

(10%)

Repetições do microciclo        
Repetições da Terça-feira        
Repetições da Sexta-feira        

 

 

 

Após preenchido, analise as afirmações abaixo:

 

I - A soma dos volumes do microciclo 1 e 4 é igual 54 repetições;

 

II - O volume de cada sessão do microciclo 2 é igual a 27 repetições;

 

III - O volume da sessão de sexta-feira do microciclo 1 é de 36 repetições;

 

IV - A soma dos volumes das sessões de terça-feira dos microciclos 2, 3 e 4 é igual 72 repetições.

 

 

 

Destaque a alternativa correta escrevendo ao lado “CORRETA”.

 

  1. I e II, apenas.

 

  1. II e IV, apenas.

 

  1. I, II e III, apenas.

 

  1. I, II e IV, apenas.

 

  1. I, II, III e IV.

 

 

 

TAREFA 3

 

A aplicação da escala de percepção subjetiva de esforço (PSE) é essencial para o monitoramento do treinamento físico, sendo uma das ferramentas mais utilizadas para o controle da carga de treinamento. Por meio da PSE, os indivíduos relatam, em uma escala numérica, a sensação percebida em relação ao nível de esforço, permitindo que treinadores e atletas ajustem o volume e a intensidade dos exercícios com maior precisão e segurança. O quadro abaixo apresenta o controle da PSE ao longo das sessões de um microciclo de treinamento.

Dia Sessão

(treino)

Duração

(volume)

PSE PSE da sessão
Segunda-feira Manhã HIIT e Treino técnico 90 5  
Tarde Treino tático 90 2  
Terça-feira Manhã Treinamento resistido 40 5  
Tarde --- --- --- ---
Quarta-feira Manhã HIIT e Treino técnico 100 6  
Tarde Treino tático 90 4  
Quinta-feira Manhã Treinamento resistido 40 6  
Tarde --- --- --- ---
Sexta-feira Manhã HIIT e Treino técnico 110 7  
Tarde Treino tático 90 4  
Sábado Manhã Treinamento resistido 50 7  
Tarde --- --- --- ---

 

Quadro - Controle da PSE das sessões de treino de um microciclo.

 

 

 

Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as três questões abaixo.

 

  1. Analisando os dados apresentados, em qual dia e qual a sessão (treino) são observados o maior e menor valor de PSE da Sessão?

 

 

 

  1. Com base nos dados apresentados no quadro, responda: houve aumento do volume no HIIT e treino técnico, treino tático e treinamento resistido, ao longo dos dias? Houve aumento na carga interna, relatada pela PSE da sessão, no HIIT e treino técnico, treino tático e treinamento resistido?

 

 

 

  1. Existem várias aplicações da utilização da PSE da sessão como método de quantificação da carga interna de treinamento. Relacione as 5 aplicações apresentadas no livro da disciplina.

 

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