• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 53_2025

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 53_2025

 

A ginástica de academia se fortaleceu enquanto modalidade de exercício físico, nas academias, como um meio de desenvolver os componentes da aptidão física através de aulas coletivas, coreografadas e orientadas por diferentes estilos musicais. Atualmente, existe uma grande variedade de modalidades de ginástica de academia, que podem ou não fazer uso de diferentes equipamentos e tecnologias, criadas para atender os diversos públicos que frequentam as academias.

Fonte: MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.

Considere o contexto do excerto acima e suponha que você foi convidado(a) a estagiar em uma academia, onde a ginástica de academia é o grande diferencial da empresa. Para testar seus conhecimentos, o coordenador lhe entregou um arquivo com 3 tarefas a serem cumpridas. Estas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA.

Sendo assim, siga as orientações a seguir.

Orientações para a realização da atividade

- Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA, que se encontra no Material da Disciplina.

- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade.

- Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA.

- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).

 

Orientações gerais

 - Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA – ATIVIDADES DE ACADEMIA.

 - Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.

 - Cópias parcial ou total serão zeradas.

- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.

 

ATENÇÃO: Todas as tarefas abaixo estão descritas no MODELO DE MAPA

TAREFA 1

Na educação física, o planejamento permite uma visualização completa da organização do treinamento e garante o desenvolvimento lógico das sessões de treino, isto é, como cada dia de treino acontecerá. No contexto das ginásticas de academia, as sessões de treino são chamadas de “aulas” que, de igual forma, precisam ser cuidadosamente planejadas.

Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, responda as duas questões que se seguem.

 

  1. As aulas de ginástica de academia são estruturadas considerando pontos centrais que determinam como ela se desenvolve. Sendo assim, cite quais são esses 4 pontos.

 

  1. Uma aula é dividida, basicamente, em quatro partes: Introdução, Aquecimento, Parte principal e Volta à calma. Desta forma, descreva qual a finalidade (objetivo) e o que acontece em cada uma dessas partes.

  

TAREFA 2

Na ginástica de academia, a coreografia representa o planejamento de uma música. Ela é, basicamente, a união harmoniosa entre a música e os movimentos característicos de cada modalidade. Uma ferramenta que auxilia muito a o processo de estruturação da coreografia é a nota de coreografia.

Nesse contexto, considere o trecho de uma nota de coreografia logo abaixo, e com base nas discussões e material da disciplina, responda as três questões que se seguem.

 

Música Exercício Físico
Mapeamento Instrumento/efeito Contagem Movimento Tempo Repetição
Verso 2 Baixo e órgão 2x8 Elevação de pernas para trás 4t 4x
Órgão 2 3x8 Elevação de pernas para trás dupla 4t 2x
Elevação de pernas para trás 4t 2x

 

  1. Na nota de coreografia acima, a contagem está descrita como “2x8” e “3x8”. Explique por que essa descrição, normalmente, é utilizada.

 

  1. Na nota de coreografia acima, em um dos movimentos de Elevação de pernas para trás, observamos que o tempo é igual a “4t” e a repetição “4x”. Explique o que o “tempo” e a “repetição” indicam em uma nota de coreografia.

 

  1. O quadro abaixo é um exemplo simples de uma nota de coreografia de Ginástica localizada. Observe que estão faltando informações a respeito do “Exercício físico”. Desta forma, assista ao vídeo acessando o Link abaixo e complete as informações pendentes.

LINK: https://youtu.be/V04YsofGbeo

 

Música Exercício Físico
Mapeamento Instrumento/efeito/letra Contagem Movimento Tempo Repetição
Introdução Violão, palma e vocal 3x8 Preparação 24t ---
Efeito eletrônico crescente 4x8   8t  
Verso 1 Acapela

Letra: “Meu bem você ...”

1x8 Transição 8t ---
Bumbo e “Clap”

Letra: “Água na Bôca”

3x8   8t  
Bumbo e “Clap”

Letra: “Molhada de suor”

4x8   2t  
Verso 2 Acapela

Letra: “A gente faz ...”

1x8 Transição 8t ---
Bumbo e “Clap”

Letra: “Por telepatia”

3x8   8t  
Bumbo e “Clap”

Letra: “Mania de você”

4x8   2t  
Refrão Bumbo e “Clap”

Letra: “Nada melhor do que ...”

10x8   8t 10x
Verso 3 Acapela

Letra: “Meu bem você ...”

1x8 Transição 8t ---
Bumbo e “Clap”

Letra: “Água na Bôca”

3x8   8t  
Bumbo e “Clap”

Letra: “Molhada de suor”

4x8   2t  
Verso 4 Acapela

Letra: “A gente faz ...”

1x8 Transição 8t ---
Bumbo e “Clap”

Letra: “Por telepatia”

3x8   8t  
Bumbo, “Clap” e Flauta 4x8   2t  
Verso final Instrumental final   Soltura das pernas 8t ---

*Palavra em negrito indica a primeira batida da frase musical.

Quadro – Nota de coreografia.

Fonte: o autor.

​TAREFA 3

A Ginástica localizada pode ser

considerada uma das modalidades de ginástica de academia mais tradicionais. Ela introduz os exercícios resistidos no contexto das aulas coletivas coreografadas, desta forma, os movimentos realizados são semelhantes aos encontrados nas salas de musculação.

A partir desses apontamentos, considerando as discussões e material da disciplina, você deve responder as três questões abaixo.

 

  1. Sabemos que os exercícios que compõem uma aula de Ginástica localizada podem fazer ou não o uso de materiais (equipamentos) para a sua execução. Nesse sentido, cite quais são os principais materiais que podem ser utilizados nesse tipo de aula.
  1. Independentemente de qual seja, a prática de exercícios físicos exige alguns cuidados para que ela tenha qualidade e ofereça riscos mínimos aos praticantes. Sendo assim, quais são as recomendações de segurança para a prática da Ginástica localizada?

 

  1. Nesse momento você deverá planejar e organizar, de maneira geral, uma aula de Ginástica localizada. Para isso você deverá preencher o quadro abaixo com as informações necessárias.

Atente-se as seguintes orientações para realizar esse planejamento:

- Esta aula deverá ser composta por 6 músicas ao todo.

- Você deverá escolher entre 2 e 4 grupos musculares que serão estimulados (trabalhados) ao longo de toda a aula.

- Preencha com nome da música e do artista no campo “Nome da música”. Por exemplo, Mania de Você (Dubdogz & Watzgood Remix) – Rita Lee.

- A duração de cada música deverá ser indicada no campo “Duração”. Suponha que a duração seja de quatro minutos e um segundo, então deverá ser preenchido como 4:01.

- Cada música deverá ter um objetivo específico, que deverá ser indicado no campo “Objetivo da música”. Um exemplo seria: Estimular os músculos abdominais, em específico o reto abdominal.

- Em cada música deverão ser listados os exercícios que serão executados. Isto deve ser feito no campo “Exercícios programados”. Por exemplo: Corrida baixa, corrida alta, chá-chá e hip-hop. Procure listar entre 4 e 6 exercícios por música.

 

Etapa Música Duração Objetivo da música Exercícios programados
n. Nome da música
Aquecimento 1        
Parte principal 2        
3        
4        
5        
Volta à calma 6        

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Imagine que você já é um profissional formado e foi contratado por uma empresa para desenvolver estratégias de intervenção voltadas para lidar com a resistência dos colaboradores em seguir as regras e normas estabelecidas pela organização. Nessa empresa da área de produção de móveis, há uma sequência de atividades que precisam ser desenvolvidas até que o produto chegue ao resultado. As atividades englobam os cuidados com os avisos de segurança, uso de IPIs, registro de entrada e saída de matéria-prima além da comunicação contínua entre os colaboradores.
05/06/2024
Integrare Academy

Imagine que você já é um profissional formado e foi contratado por uma empresa para desenvolver estratégias de intervenção voltadas para lidar com a resistência dos colaboradores em seguir as regras e normas estabelecidas pela organização. Nessa empresa da área de produção de móveis, há uma sequência de atividades que precisam ser desenvolvidas até que […]

Imprescindível é saber que essas farinhas agregam valores nutricionais, aroma, textura, sabor e cor às receitas em que são utilizadas, permitindo vasta variedade de resultados de acordo com as associações feitas pelo padeiro”.
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GAS - PANIFICAÇÃO CLÁSSICA E BRASILEIRA - 53_2024 "Quando tratamos da farinha, associamos rapidamente essa ideia à farinha de trigo branca, pois é a mais utilizada para fabricação de produtos alimentícios, mas atualmente encontramos no mercado inúmeras farinhas importantes para a panificação, sejam combinadas com a farinha de trigo ou mesmo puras, […]

#IMPORTANTE! - Para montar sua resposta, você deve utilizar o arquivo "Atividade MAPA - Modelo Padrão de Resposta", que está em Material da Disciplina. Você deve baixar o modelo, montar sua resposta nele e enviar a resposta anexando o arquivo neste ambiente. - Lembre-se de que você só pode anexar um único arquivo com a resposta final desta atividade e, após finalizar, não será mais possível alterar o arquivo ou a resposta – então, muita atenção na hora de selecionar o arquivo com a resposta. - A resposta deve ser escrita com suas PRÓPRIAS PALAVRAS, não é permitida a cópia na íntegra de textos, sites, vídeos, livros etc., pois isso pode ser considerado como cópia indevida (plágio). Caso aconteça, o trabalho poderá ser zerado. Caso utilize alguma informação, dados ou imagens de outros autores para incrementar seu trabalho, você deve elaborar as referências bibliográficas para os trechos utilizados. - Esta é uma atividade para ser realizada de forma INDIVIDUAL. Caso seja identificada cópia indevida de colegas, os trabalhos de ambos serão zerados. - Lembre-se de que este é um trabalho de um curso de Ensino Superior, muito importante para o seu desenvolvimento profissional. Então, busque realizar um trabalho de ótima qualidade. - Lembre-se: quanto mais informações na sua resposta, mais completa estará a sua atividade. BONS ESTUDOS!
02/05/2024
Integrare Academy

#IMPORTANTE! - Para montar sua resposta, você deve utilizar o arquivo "Atividade MAPA - Modelo Padrão de Resposta", que está em Material da Disciplina. Você deve baixar o modelo, montar sua resposta nele e enviar a resposta anexando o arquivo neste ambiente. - Lembre-se de que você só pode anexar um único arquivo com a […]

Dentro deste contexto, pudemos observar que as pessoas com deficiência passaram
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2024   Sassaki (1997) é um dos maiores pesquisadores no campo da Educação Inclusiva no Brasil. Por meio de seus estudos, o autor evidencia quatro períodos históricos específicos a respeito do atendimento da pessoa com deficiência. Dentro deste contexto, pudemos observar que as pessoas com deficiência […]

Também passaram a enfrentar problemas relativos ao controle do número de processos, de recebimento de honorários e até mesmo de cumprimento de prazos. Sendo assim, verificaram a necessidade
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - JURIS - ROTINAS JURÍDICAS E ADMINISTRATIVAS - 53_2024   Olá acadêmico(a) do curso de Serviços Jurídicos e Notariais. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você compreenda a importância e a existência de muitas outras áreas de atuação profissional no universo jurídico. […]

Para reforçar ainda mais a importância dessa estratégia, te apresento o artigo intitulado: “A IMPORT NCIA DO MARKETING NA ÁREA DA ESTÉTICA” que será a base para responder as questões a seguir.
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA/PORTFÓLIO - ECOS - IMERSÃO PROFISSIONAL: EMPREENDEDORISMO NA ÁREA DE ESTÉTICA - 53_2024   Olá, aluno! Seja bem-vindo a esta atividade. O marketing é considerado de grande importância, pois é uma ferramenta crucial para analisar tanto as oportunidades quanto as ameaças que envolvem qualquer tipo de empreendimento. Os clientes de hoje não compram apenas aquilo […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp