• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - AROMATERAPIA E CROMOTERAPIA - 53_2024

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - AROMATERAPIA E CROMOTERAPIA - 53_2024

 

Olá, aluno (a)!

Para te aproximar da prática profissional, trazemos, abaixo, um caso clínico hipotético. Leia-o com atenção e analise a imensidão de possibilidades de protocolos de tratamento que a Aromaterapia e a Cromoterapia nos fornecem. Após, responda ao que se pede, baseando-se no seu livro didático. Bons estudos!

 

Maria C.S., 56 anos, professora, procura, por recomendação de seu clínico geral, uma clínica de Saúde e Bem-estar com equipe multidisciplinar para um acompanhamento. Em anamnese preliminar a paciente relata: que trabalha por muitos anos em uma escola como professora e que sempre sofreu com estresse e ansiedade, por causa da jornada de trabalho, e essa condição está refletindo na qualidade de seu sono, pois tem dificuldade para dormir; recentemente começou a apresentar fadiga, taquicardia, respiração acelerada e dor intensa em membros inferiores; é diabética há 11 anos, mas sob controle medicamentoso; e frequentemente, apresenta infecções urinárias de repetição.

Elaborado pela professora, 2024.

 

Após análise da equipe multidisciplinar na clínica, estabeleceram-se as seguintes condutas terapêuticas à paciente:

 

Estresse e ansiedade: sessões de massagem corporal relaxante com OEs de lavanda (4 gotas), camomila (2 gotas) e alecrim (2 gotas) diluídos em 20 mL de OV de jojoba;

 

Dificuldade para dormir/taquicardia/respiração acelerada: ritual pré sono com difusão aérea com 3 gotas de OE de ylang-ylang (ajuda a reduzir a frequência cardíaca, promove relaxamento, acalma a mente e induz o sono) e 2 gotas de sândalo (reduz a ansiedade, traz calmaria e relaxamento antes de dormir), e respiração/mentalização de cor azul em todas as noites antes de dormir;

 

Fadiga, taquicardia, respiração acelerada: Alinhamento dos chakras corporais com sessões cromoterápicas, principalmente no chakra da garganta com a cor azul; e no chakra cardíaco com a cor verde (calmante e equilibrador ajuda a diminuir a ansiedade e a controlar as funções cardíacas);

 

Infecções urinárias de repetição: Durante as sessões cromoterápicas, trabalhar o alinhamento do chakra sacral com luz laranja irradiando abaixo do umbigo e aplicação, em movimentos circulares, dos OEs de lavanda (1 gota), melaleuca (1 gota) e camomila (1 gota), diluídos em 5 mL de óleo de coco;

 

Estresse e ansiedade/dor em membros inferiores/atenção ao diabético: Podoprofilaxia, escalda-pés e reflexologia podal. Para o escalda-pés foram utilizados OE de melaleuca, lavanda e olíbano. A estimulação podal foi aplicada em pontos específicos de queixa dolorosa pela paciente como também, nos seguintes pontos (conforme Figura 1A):

- Plexo solar (12): conjunto de nervos considerados centro do estresse;

- Coração (11): ponto de alívio da ansiedade;

- Glândula pineal (7) e glândula pituitária (8): pontos para indução do sono;

- Suprarrenal (17): A estimulação desse ponto ajuda a gerenciar o estresse, que pode afetar os níveis de açúcar no sangue; ajuda a reduzir a inflamação e alivia dores;

- Perna (26) e quadril (5): ajuda a aliviar dores nos membros inferiores;

- Fígado (14): ajuda na desintoxicação e metabolismo de açúcares e gorduras;

- Glândulas linfáticas (28): melhora a circulação e sistema imunológico.

 

 

 

Figura 1: (A) Pontos reflexos dos pés (Fonte: DOI 10.5935/2595-0118.20210022). (B) QR codes com sugestões de materiais complementares (esses materiais também estão disponíveis na sala do café).

 

Diante do caso apresentado acima e baseando-se em seu livro didático, responda ao que se pede:

 

  1. A) No protocolo de massagem relaxante, serão utilizados 3 OE diluídos em OV. Independentemente dos diferentes óleos essenciais envolvidos na técnica (seja apenas 1 ou mais) é sempre necessário fazer uma diluição prévia dos OE em OV garantindo uma margem elevada de segurança ao paciente. Descreva qual é a diluição ideal dos OE para garantir essa margem de segurança.

 

  1. B) Uma das técnicas de aplicação da aromaterapia utilizada na paciente será por meio da difusão aérea. Explique como proceder com a técnica de difusão aérea em relação ao número de gotas e ao tempo de exposição.

 

  1. C) Uma técnica de aplicação da cromoterapia é a respiração (ou também denominada mentalização). Descreva no que é baseada essa técnica e como realizá-la.

 

  1. D) Na sessão cromoterápica, baseando-se na sintomatologia da paciente, foi recomendado o alinhamento do chakra da garganta com a cor azul. Descreva o que os desequilíbrios nesse chakra podem provocar.

 

  1. E) Como vimos, Maria é uma paciente diabética, sofre de estresse e ansiedade e, ainda, sente dores em seus membros inferiores. E com isso, foi recomendado a ela a técnica de escalda-pés associada à aromaterapia e à reflexologia. Descreva quais são as indicações da técnica escalda-pés.

 

  1. F) O OE de melaleuca foi utilizado no protocolo de infecção urinária e no escalda-pés devido a sua vasta propriedade terapêutica. Cite 3 usos/indicações terapêuticas do OE de melaleuca.

 

Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:

 

  1. Leia o livro da disciplina.
  2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
  3. Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://youtu.be/hiwj-liCzLU (copiar e colar no navegador de internet).
  4. Baixe o "Modelo de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo na pasta “Material da Disciplina” e preencha-o corretamente todos os campos solicitados.
  5. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA.
  6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
  7. Evite plágio de informações, neste caso, insira a referência utilizada para consulta das respostas.

*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Definir uma missão, visão e valores claros para a empresa é fundamental para estabelecer um propósito e dar um norte para onde a organização quer chegar. Ter essas definições bem-estruturadas ajuda a traçar objetivos, criar estratégias, tomar decisões e guiar as ações no dia a dia.
18/07/2024
Integrare Academy

  Definir uma missão, visão e valores claros para a empresa é fundamental para estabelecer um propósito e dar um norte para onde a organização quer chegar. Ter essas definições bem-estruturadas ajuda a traçar objetivos, criar estratégias, tomar decisões e guiar as ações no dia a dia. Além disso, uma missão e visão bem elaboradas, […]

3) Explique qual a diferença entre essências e óleos essenciais.
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - PRINCÍPIOS DE QUÍMICA E COSMETOLOGIA - 53_2024   Olá, estudante, tudo bem?   Você, mesmo antes de cursar esta disciplina, provavelmente já tinha ouvido falar sobre os óleos essenciais. Eles se tornaram muito conhecidos pela população em geral, e em nossos tratamentos podem ser utilizados com diversas funções, desde o relaxamento até no […]

3. Pesquise e escolha três modelos de Placas Orientativas para o setor de alimentos, dando preferência as placas com informações descritas em itens e, anexe no formulário padrão.
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GAS - HIGIENE E SEGURANÇA DOS ALIMENTOS - 53_2024   “Segundo a Portaria SES/RS nº 78 de 2009 (Lista de Verificação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação), as Resoluções ANVISA nº 275 de 2002 (Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos […]

B. Qual cristal é observado nas setas azuis?
17/07/2024
Integrare Academy

B. Qual cristal é observado nas setas azuis? Considerando os cristais identificados nas imagens, em qual pH urinário eles (os cristais) podem ser encontrados? D. A presença destes cristais urinários, em baixas concentrações, é fisiológico ou patológico? Justifique sua resposta.   3.2) Observe a imagem a seguir: Fonte: o autor. Analise os elementos celulares apontados […]

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – 52_2024
03/07/2024
Integrare Academy

1ª QUESTÃO Como é possível perceber, há pessoas que têm dificuldade em regular suas emoções adequadamente, permitindo-se ser constantemente influenciadas pelo que estão sentindo. Elas se entregam completamente às suas emoções e, como resultado, arriscam serem gradualmente dominadas por elas, ou, no mínimo, sofrerem danos. Além disso, seus relacionamentos se tornam vulneráveis, à beira do […]

Esse deve ser o ponto de partida de atividades que assegurem a eles construir conhecimentos sistematizados de Ciências, oferecendo-lhes elementos para que compreendam desde fenômenos
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - 53_2024   Antes de iniciar sua vida escolar, as crianças já convivem com fenômenos, transformações e aparatos tecnológicos em seu dia a dia. Além disso, na Educação Infantil, como proposto na BNCC, elas têm a oportunidade de explorar ambientes e fenômenos e também a […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp