• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - AGRO - CADEIAS PRODUTIVAS DA CANA-DE-AÇUCAR, DO ALGODÃO E DE FRUTAS - 53_2025

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - AGRO - CADEIAS PRODUTIVAS DA CANA-DE-AÇUCAR, DO ALGODÃO E DE FRUTAS - 53_2025

 

Olá acadêmico (a) do curso de Agronegócio. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.

 

​Em 2025, o governo dos Estados Unidos anunciou a imposição de uma tarifa adicional de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil, como resposta a tensões comerciais e políticas entre os dois países. Essa medida protecionista visa favorecer a competitividade da indústria norte-americana, mas impõe barreiras significativas às exportações brasileiras, especialmente nos setores que dependem fortemente do mercado externo. No contexto de nossa disciplina, um dos segmentos mais afetados por essa decisão é a cadeia produtiva do suco de laranja concentrado congelado (FCOJ – Frozen Concentrated Orange Juice), um dos principais produtos agrícolas exportados pelo Brasil para os EUA. O país é o maior produtor e exportador global desse tipo de suco, com os Estados Unidos sendo historicamente seu maior destino. Essa tarifação representa um desafio para a competitividade brasileira, afetando diretamente produtores rurais, indústrias processadoras, cooperativas e todos os elos da cadeia logística e comercial envolvida na exportação do suco. Os impactos podem variar regionalmente, dependendo da importância da citricultura na economia local. Diante desse cenário, esta atividade propõe uma análise crítica dos efeitos da nova política tarifária sobre o setor citrícola brasileiro, com ênfase nas implicações comerciais, econômicas e regionais. Assim, pesquise e elabore um texto dissertativo, respondendo às seguintes questões:

 

  1. Como funciona a cadeia de exportação do suco de laranja concentrado do Brasil para os EUA?

 

Quais são os principais agentes (produtores, indústrias, cooperativas)?

 

Quais etapas envolvem a produção, beneficiamento, armazenamento, transporte e comercialização internacional?

 

  1. Quais são os efeitos esperados da tarifa de 50% aplicada pelos EUA sobre o suco brasileiro?

 

Como essa medida pode afetar o volume exportado, os preços e a competitividade do produto?

 

Quais possíveis ações diplomáticas, comerciais ou estratégicas o Brasil poderia adotar?

 

  1. Quais impactos podem ocorrer nas regiões produtoras brasileiras?

 

Analise a situação da sua região (ou de outra de sua escolha): há produção de citros ou atuação na cadeia de suco de laranja?

 

A economia regional poderá ser impactada por essa tarifa? Como isso afetaria produtores, trabalhadores e fornecedores locais?

 

  1. Inclua uma análise pessoal ou baseada em dados sobre a realidade da sua cidade ou região:

 

Há produção de citros ou processamento de suco?

 

Existe dependência econômica da atividade?

 

A região sentiria impactos diretos ou indiretos da tarifa?

 

Quais alternativas de mercado poderiam ser buscadas para mitigar perdas?

 

- Produza um texto com estrutura dissertativa: introdução, desenvolvimento (com respostas às perguntas) e conclusão. Para isso use pelo menos três fontes confiáveis (instituições públicas, portais especializados, artigos acadêmicos, etc.).

 

 IMPORTANTE: Instruções para Realização da Atividade Mapa: 

 

Acesse o link com um vídeo explicativo para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O Vídeo Explicativo está no ícone: Fórum – vídeos explicativos;

 

É obrigatório o uso do Formulário Padrão Mapa. (Word). Para baixar, acesse ícone Material da Disciplina;

 

Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente;

 

Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto;

 

Anexe o arquivo na atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo (caso você tenha dúvidas sobre como anexar o arquivo no Studeo, encaminhe mensagem para sua mediadora). 

 

Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após \"Finalizar o Questionário\", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

 

Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

 

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a)

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 - LET - PRÁTICA PEDAGÓGICA: LÍNGUA INGLESA - 53_2024
18/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - LET - PRÁTICA PEDAGÓGICA: LÍNGUA INGLESA - 53_2024   A partir da proposta de ensino das quatro habilidades em língua inglesa desenvolvida na disciplina, elabore o planejamento de 2 horas/aula (120 min.) de inglês, a ser aplicado em uma turma do ensino fundamental ou ensino médio. Seu planejamento deve incluir, conforme apresentado […]

No Estudo de Caso da disciplina (vídeoaula disponível no ambiente da disciplina), você aprendeu a estruturar o TAP – Termo de Abertura do Projeto, um documento que oficializa a existência de um projeto, designa o seu responsável e também delimita o escopo e as fronteiras desse projeto.
30/04/2024
Integrare Academy

MAPA – ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS – 52_2024 No Estudo de Caso da disciplina (vídeoaula disponível no ambiente da disciplina), você aprendeu a estruturar o TAP – Termo de Abertura do Projeto, um documento que oficializa a existência de um projeto, designa o seu responsável e também delimita o escopo e as fronteiras desse projeto. […]

Considere o fragmento a seguir: Mundo, pensamento e linguagem desde sempre formam um trio
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - LET - FILOSOFIA DA LINGUAGEM - 53_2024   Considere o fragmento a seguir: Mundo, pensamento e linguagem desde sempre formam um trio; a grande dificuldade encontrada na filosofia, e que recebeu soluções diversas ao longo da história, consiste em saber como ordenar os vértices desse triângulo na mente, no papel e na […]

Em relação aos componentes Artísticos da Coreografia 5. Analise e discorra sobre a complexidade coreográfica (Nível de dificuldade da coreografia, as ligações/movimentos mais aprimorados e mais complexos de movimentação/sequência têm que ser mais pontuados. Só as ligações de complexidade elevada devem ter pontuação máxima).
18/07/2024
Integrare Academy

  Em relação aos componentes Artísticos da Coreografia   5. Analise e discorra sobre a complexidade coreográfica (Nível de dificuldade da coreografia, as ligações/movimentos mais aprimorados e mais complexos de movimentação/sequência têm que ser mais pontuados. Só as ligações de complexidade elevada devem ter pontuação máxima).   6. Analise e discorra sobre a Originalidade/ criatividade […]

* Compras de mercadorias para revenda, de empresas optantes pelo “Regime Normal” de tributação, originárias do Paraná, no valor de R$ 92.000,00 (alíquota interestadual de ICMS de 12%).
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - CCONT - CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO - 53_2024   Olá, acadêmico(a) de ciências contábeis. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem, da disciplina de Contabilidade e Planejamento Tributário. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em relação a apuração das Contribuições do PIS e da […]

Fichamento e catalogação: - Cada exemplar deve ter as características de nomenclatura: nome popular mais comum, nome científico da espécie mais comum, Reino, Filo, Classe, Ordem. - Apresentar as principais características da Ordem: morfologia, habitat, modo de alimentação, de reprodução, ciclo de vida, relação com outros animais, co-evolução com plantas e serviços ecossistêmicos envolvidos.
05/06/2024
Integrare Academy

  Fichamento e catalogação: - Cada exemplar deve ter as características de nomenclatura: nome popular mais comum, nome científico da espécie mais comum, Reino, Filo, Classe, Ordem. - Apresentar as principais características da Ordem: morfologia, habitat, modo de alimentação, de reprodução, ciclo de vida, relação com outros animais, co-evolução com plantas e serviços ecossistêmicos envolvidos. […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp