MAPA - ADM - ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO - 54/2023
Montar o próprio negócio representa um dos sonhos do brasileiro que deseja investir tempo e recursos em algo gratificante. Por uma série de motivos pode se transformar em um pesadelo caso não seja devidamente planejado e executado.
Como a jornada é longa e desgastante se torna fundamental encontrar uma forma de tornar bem-sucedida. Uma das formas é a busca por novos conhecimentos e habilidades que ajudem na criação de novas atitudes e esse processo precisa ser construído aos poucos, não sendo fácil de conseguir.
Para perceber que existem outras formas de agir e pensar vamos praticar uma das ferramentas utilizadas na disciplina chamada effectuation. O princípio consiste em começar da forma como é possível, com os recursos existentes, e com quem se conhece, e se adaptar as possibilidades de mercado. Isso não quer dizer que não há planejamento, mas que deve ser adaptado às situações existentes. Para que isso ocorra, é necessário saber fazer escolhas e lidar com um princípio que é a aceitação de perdas. Nossa vida é repleta de decisões e ao fazer uma deixamos outras para trás.
Na forma tradicional, que é chamada de causation, fazemos todo o planejamento inicialmente antes de iniciar para obter os recursos para analisar integralmente o projeto verificando a viabilidade de implantação. Após isso, se toma a decisão em prosseguir e agir conforme os planos.
Considerando o texto, elabore a seguinte atividade:
1) Escolha uma empresa da região em que você mora que tem grande destaque na sua visão que começou de forma não planejada, ou seja, conforme a abordagem Effectuation. Escreva o nome, a justificativa da escolha e um resumo da história da empresa.
2) Preencha as duas partes do quadro a seguir, conforme as instruções:
a) Adapte os passos da história da empresa conforme a cronologia, ou seja, conforme cada período do ano coloque um fato que ocorreu.
b) Preencha a segunda coluna utilizando a abordagem Causation, ou seja, como seria a história da empresa caso os passos forem feitos de forma planejada.
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Empresa escolhida |
Abordagem Causation |
Mês 1 |
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Mês 2 |
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Mês 3 |
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Mês 4 |
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Mês 5 |
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Mês 6 |
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Mês 8 |
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Mês 10 |
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Mês 12 |
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Mês 15 |
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Mês 18 |
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Mês 21 |
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Mês 24 |
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3) Escreva um parecer explicando os seguintes pontos:
a) As principais diferenças na história da empresa caso a abordagem planejada fosse utilizada.
b) Sua análise se o resultado seria melhor ou pior explicando os motivos.
MAPA - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA - 54/2023
Olá, estudante!
A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA). O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso(a) em uma análise da Curva ABC.
Uma das formas mais comuns de se analisar um estoque é utilizando a metodologia ABC. Quando você tem um grande volume de produtos, materiais, insumos ou matéria-prima no seu estoque, você não pode direcionar as atividades de controle de estoque de forma igualitária, pois os estoques possuem distinção em termos de grau de importância e isto precisa ser criteriosamente analisado.
Também conhecida como Regra 80/20 — ou, ainda, Análise de Pareto — a Curva ABC é um método utilizado onde alguns pontos (nesse caso, os clientes) são organizados por ordem de relevância.
Normalmente essa relevância é calculada com base na representatividade que esses clientes possuem sobre o faturamento da empresa. Essa análise diz que aproximadamente 80% do seu faturamento é proveniente de cerca 20% de sua base de clientes.
Fonte: OLIVEIRA, Adriano Aparecido de. Administração de Materiais e Logística. UniCesumar, 2021.
Mediante o exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina, nossa atividade MAPA consiste na seguinte situação hipotética:
Situação da Empresa:
A empresa é de grande porte no setor varejista. Sabe-se que suas vendas estão em crescimento e isso tem gerado muito empolgação na alta administração. Cogitam-se em melhorar os investimentos para se obter mais retorno. Os vendedores: Roberto e Jorge são considerados os destaques nas vendas e a Região Centro-Oeste é considerada a melhor região de vendas.
Porém, a empresa hoje não analisa os dados de uma forma minuciosa e tem algumas dificuldades para entender como as vendas ocorrem e onde estão acontecendo os melhores resultados. A Figura 1 demonstra as informações de vendas.
Figura 1: Vendas por Regional de Vendedores
Regional |
Vendedor |
Vendas |
Centro-Oeste |
Ana |
R$ 30.000,00 |
Centro-Oeste |
Jorge |
R$ 607.000,00 |
Norte-Nordeste |
Alexandre |
R$ 433.326,28 |
Norte-Nordeste |
Débora |
R$ 454.768,08 |
Sudeste |
Carla |
R$ 23.000,00 |
Sudeste |
Diego |
R$ 10.100,00 |
Sudeste |
Elisa |
R$ 202.891,53 |
Sudeste |
Giovani |
R$ 50.000,00 |
Sul |
André |
R$ 150.000,00 |
Sul |
Mariana |
R$ 35.000,00 |
Sul |
Roberto |
R$ 14.000,00 |
Centro-Oeste |
Ana Vitoria |
R$ 98.000,00 |
Fonte: o autor.
ATIVIDADE: LEIA COM ATENÇÃO
A partir do caso apresentado, nesta etapa prática, você terá a oportunidade de colocar seus conhecimentos em ação e fortalecer suas habilidades como um profissional qualificado na área. Siga os passos abaixo para realizar uma análise profunda dos dados apresentados:
Etapa 1: Análise dos Dados de Vendas
QUESTÃO 01: Organização das Vendas por Vendedores: Inicie organizando as vendas de forma ordenada, classificando-as do maior para o menor, com base nos vendedores responsáveis.
QUESTÃO 02: Curva ABC das Vendas: Em seguida, construa a Curva ABC das Vendas, primeiro classificando os vendedores de acordo com sua contribuição para as vendas totais. Depois, repita o processo, mas agora segmentando por regiões. Isso permitirá visualizar de forma clara a importância de cada vendedor e região nas vendas totais.
Etapa 2: Identificação de Vendedores e Regiões de Destaque
QUESTÃO 03: Análise dos Principais Vendedores: Análise com atenção os resultados obtidos na Curva ABC das Vendas por Vendedores. Identifique quais vendedores estão contribuindo significativamente para os resultados da empresa e quais vendedores precisam aumentar as suas vendas.
QUESTÃO 04: Análise das Regiões de Maior Venda: Da mesma forma, observe os resultados da Curva ABC das Vendas por Regiões. Identifique as regiões que estão gerando maior volume de vendas. Além disso, este é o momento de explorar se existem oportunidades não aproveitadas em outras regiões, considerando a possibilidade de expansão ou estratégias específicas para maximizar o potencial de vendas.
Leia com atenção as orientações a seguir:
- Utilizar o Formulário do MAPA, disponível no campo “Material da Disciplina”.
- Assistir ao vídeo explicativo gravado pelo Professor (disponível na Sala do Café)
- Não realizar cópias da internet ou de livros.
- Salvar o arquivo em formato Excel antes de postar no ambiente.
- Após realizar o MAPA, anexe no local indicado e, em seguida, clique em cima do arquivo para abri-lo e conferir se o arquivo postado é o correto.
- Atenção ao clicar em Finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema, e você não conseguirá substituir o arquivo.
MAPA - LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL - 54/2023
A REFORMA TRABALHISTA DE 2017: BENÉFICA OU MALÉFICA PARA A RELAÇÃO ENTRE EMPREGADOR X EMPREGADO.
O perfil do profissional do século XXI deve possuir múltiplas características, entre elas, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, pró-atividade, liderança, comunicação, assertividade, criatividade e cultura, em alguns casos as empresas buscam profissionais praticamente supra-humanos, assim, os profissionais estão buscando cada vez mais qualificação para cumprir com o esperado pelas Instituições.
Desta forma, é cada vez mais comum que seja delegado para os profissionais atividades que demandam um conhecimento multidisciplinar, ou seja, não basta conhecer a fundo as peculiaridades do exercício da sua atividade prestada, deverá o profissional ter conhecimentos relacionados a contabilidade, leis e sua forma de aplicação, finanças, logística dentre outros.
O Direito do Trabalho é um dos ramos do direito privado mais importantes para a sociedade, pois é responsável por regular a relação jurídica entre trabalhadores e empregadores, baseado nos princípios e leis trabalhistas.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é um conjunto de regras que define os padrões para as interações laborais no país. Criada em 1943 por Getúlio Vargas, a CLT é amplamente respeitada e até serviu de modelo para outras nações. Ao longo do tempo, a CLT foi ajustada para se adequar às mudanças sociais e nas relações de trabalho, sendo uma das mais importantes reformas aquela havida em 2017, por meio da Lei 13.467/17.
POLITIZE! O que muda com a Reforma Trabalhista. 2023. Página Inicial. Acesso em: 08 setembro 2023. Disponível em:
Lei 5.452, de 1º de maio de 1943 (CLT). Acesso em: 08 setembro 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm
Lei 13.467, de 13 de julho de 2017 (Altera a CLT). Acesso em: 08 setembro 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm
Mediante o exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina, a atividade MAPA consiste na seguinte situação hipotética:
Vamos nos colocar no lugar de um profissional que exerce a sua atividade em uma empresa de pequeno porte da área de tecnologia chamada TreeSolutions, que desenvolve soluções de sustentabilidade inovadoras. A empresa possui uma cultura de colaboração e autonomia, permitindo que os funcionários tenham flexibilidade relacionado ao seu horário de trabalho e férias.
Cenário Pré-Reforma Trabalhista (antes da Lei 13.467/17): Antes da reforma trabalhista, a TreeSolutions mantinha uma abordagem mais relaxada em relação aos horários de trabalho e férias. Os funcionários tinham liberdade para gerenciar seu tempo e escolher a quantidade de dias e período de férias.
Com a implementação da Reforma Trabalhista por meio da Lei 13.467/17, a TreeSolutions precisou revisar suas políticas e se adaptar a novas regras sobre férias, jornada de trabalho e horas extras.
João é colaborador há mais de 5 anos na TreeSolutions, seu regime de trabalho é regido pelas normas presentes na CLT e cumpre jornada de trabalho de 40h semanais. Ele solicitou ao seu gestor imediato às férias diante das seguintes condições: férias de 5 dias na próxima semana, retorna ao trabalho e no próximo mês, mais 10 dias. E fez mais um pedido: precisa resolver algumas questões pessoais e gostaria de não realizar seu horário de almoço para poder sair mais cedo, ou seja, trabalharia as 8 horas direto para poder sair antes do expediente.
De acordo com o estudo realizado em nosso livro e também pelos textos acima disponibilizado responda:
1 - Você, aluno, na posição de gestor, deve orientar o colaborador com base na Reforma Trabalhista. Sua resposta deve ter fundamentação baseada na legislação e conter entre 5 a 10 linhas.
2 – Levante, ao menos 2 benefícios para o empregado e 2 benefícios para o empregador diante da Reforma Trabalhista.
3 – A TreeSolutions, diante das mudanças na Legislação, teve que se adaptar, causando alguns impactos na imagem de cultura flexível que a empresa tinha antes das mudanças. Na posição de gestor, descreva, ao menos, duas ações que você realizaria a fim de perpetuar essa cultura e não gerar resistência por parte dos colaboradores, nas adequações que a empresa precisa realizar.
Orientações gerais:
- Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”.
- Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo explicativo.
- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim sendo, observe as Normas ABNT.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
- Após anexar o arquivo, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do "fale com o mediador".
MAPA - SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 54/2023
Olá, aluno(a)!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos apreendidos na disciplina Sustentabilidade e Responsabilidade Social por meio da realização da Atividade MAPA. Para isto, a realização da Atividade MAPA propõe:
Etapa 1: leitura atenta do texto a seguir.
Para a Swarovski, ESG e filantropia andam lado a lado
Marca de joias e cristais investe em projeto na Amazônia. Em entrevista exclusiva, as diretoras da empresa e da fundação explicam a estratégia.
A Fundação Swarovski, braço filantrópico da marca de cristais e joias Swarovski, estabeleceu-se na sede da companhia, na Áustria, em 2013 com três pontos focais: equidade, criatividade e água. Como ação deste último foco, nasceu, três anos depois, o projeto Escola d’Água (do inglês, Swarovski Waterschool), que, no Brasil, é uma parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), presente no Amazonas e no Pará.
O projeto tem como objetivo levar educação sobre o uso sustentável e consciente da água em comunidades ao longo dos rios da região, e infraestrutura para o acesso à água potável e saneamento básico. A Fundação investe € 300 mil por ano (cerca de R$ 1,6 milhão), em média, nos projetos no Amazonas e no Pará.
Em conversa com a EXAME ESG, que visitou o projeto na Amazônia, as executivas Carla Assumpção, diretora-geral da Swarovski Crystal Business Brasil, Chile e Argentina; Jakhya Rahman-Corey, diretora da Swarovski Foundation; e Raquel Luna, coordenadora do projeto Swarovski Waterschool/Escola d’Água no Amazonas, contaram sobre o programa e a estratégia ESG da marca. Para elas, filantropia e sustentabilidade andam juntas. Confira a entrevista a seguir:
Sabemos que a empresa produz joias, uma produção de alto impacto no planeta. Como a marca trabalha para mitigar esse impacto?
Carla Assumpção: nossos cristais são produzidos sem material orgânico (plant free) ou pesado, como chumbo. A maioria dos cristais tem chumbo. Também nos preocupamos com a cadeia, que é toda certificada.
Jakhya Rahman-Corey: talvez para estender um pouco esse pensamento, é por isso que a empresa tem a sustentabilidade e a filantropia uma ao lado da outra. Quando você pensa em sustentabilidade, significa olhar para a cadeia de valor e como o cristal é feito. O aspecto da certificação com certeza é compatível com todo esse aspecto. Do lado da filantropia, o que vivemos é o aspecto de comunidades. Nosso fundador, Daniel Swarovski, acreditava que você não pode alcançar seu próprio sucesso sem pensar nas pessoas. No entanto, não podemos apenas pensar nas comunidades locais. Somos uma comunidade global. A filantropia se encaixa como uma extensão do valor do negócio. Esse é o tipo de trabalho que fazemos.
O que significa sustentabilidade para a Swarovski e a fundação?
Jakhya Rahman-Corey: a ideia de Daniel Swarovski, ao fundar a empresa, era criar cristais usando energia. Contudo, que tipo de energia? A primeira opção era a hidrelétrica, uma fonte renovável, já que, na época, ele estava morando perto de um rio, na Áustria. A primeira fábrica foi construída nesse local. A Swarovski, portanto, tem a água como um aspecto fundamental na sua criação, e por isso é um tema tão importante. É dessa visão que nasce o projeto Escola d’Água.
Como o ESG está estruturado na empresa, considerando essa união entre negócios e filantropia? Vocês têm uma área para acompanhar os resultados?
Jakhya Rahman-Corey: há dois aspectos nessa questão. Existem áreas de colaboração e áreas de separação [entre a Fundação e a companhia]. Somos uma instituição de caridade no Reino Unido, e temos de considerar que estamos ligados ao negócio, mas, ao mesmo tempo, precisamos prestar contas à sociedade. Partimos dos princípios que estamos entregando um benefício público e, nesse ponto, é importante a separação entre filantropia e negócios, mesmo que os valores possam estar conectados. O aspecto social é importante para estarmos sempre centrados nas pessoas. Uma forma que encontramos para lidar com essas dificuldades é realizar alguns programas com a ONU. Não podemos trabalhar isolados, temos de trabalhar em colaboração.
Quais são esses projetos com a ONU?
Jakhya Rahman-Corey: um exemplo é o programa Creatives For our Future (do inglês, “criativos para o nosso futuro”). A pandemia teve muito impacto na indústria criativa, e não apenas no aspecto de produção, mas pelo fato que a vida das pessoas, de maneira geral, é muito ligada a essa indústria. Milhares de empregos foram perdidos. Nossa abordagem foi ajudar jovens, de 25 a 30 anos, a colocar em prática suas ideias por meio de financiamentos. Também apoiamos com educação. O objetivo é tornar essa indústria mais sustentável. Outro exemplo é o projeto Escola d’Água aqui no Brasil. A comunidade está olhando para o sistema de gerenciamento de reciclagem, e isso é uma solução criativa, é inovação.
Carla Assumpção: discutimos uma série de temas no universo corporativo, entre eles, igualdade de gênero. Hoje temos praticamente 50% de mulheres nos cargos de liderança. A questão de gênero, raça e religião, tudo isso, é muito integrado na companhia, na sua cultura.
Vocês atuam junto com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) desde 2016. Por que vocês escolheram esse projeto?
Jakhya Rahman-Corey: a FAS surgiu como um exemplo importante de capacidade de entrega. Trabalhamos com muitas entidades ao redor do mundo, e temos de olhar para essa capacidade. Fazemos uma série de perguntas antes de escolher um projeto. Qual será o impacto gerado pelo investimento é uma delas. É quase um trabalho de apuração jornalística, e temos de fazer as perguntas certas. A FAS tem infraestrutura, tem as redes e os contatos.
Raquel Luna: não é uma receita de bolo, no entanto. Trabalhamos a partir de nossos pilares, mas cada localidade, cada país, tem suas características, por isso a importância de um parceiro local que conheça a realidade. Já vi muitos projetos que chegam com uma receita pronta, e ao tentar implementar uma ideia que deu certo em outro lugar, simplesmente não funciona. A FAS é uma das maiores ONGs do Norte do Brasil, com uma vasta experiência e, quando se trata de diligência e compliance, ela tem todas as políticas auditadas pela PwC. Ou seja, a entidade tem tudo o que é necessário para uma fundação internacional confiar um programa, que é bem grande.
Fonte: https://exame.com/esg/para-a-swarovski-esg-e-filantropia-andam-lado-a-lado/. Acesso em: 11 ago. 2023.
Etapa 2: agora é com você!
Após a leitura da matéria apresentada e o conhecimento adquirido ao decorrer da disciplina, responda aos questionamentos a seguir:
- Apresente os conceitos e as principais diferenças entre a responsabilidade social empresarial e a filantropia. Aqui é necessário mencionar ao menos quatro características que as diferenciam.
- Cite no mínimo três programas e/ou ações mencionadas na matéria desenvolvidas pela Swarovski, e classifique-os como sendo predominantemente de responsabilidade social empresarial e/ou filantrópica, sendo fundamental identificar quais programas e/ou ações apresentam características alinhadas à sustentabilidade.