MAPA - PSICO - NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO - 53_2024
Para Lev Vygotsky, o Homem, na Teoria Histórico-Cultural, é um ser biológico que, por meio de suas interações com o meio e com outros Homens, desenvolve suas funções mentais, tornando-as sofisticadas e se desenvolvendo (Ivic, 2010). Mas como esse conhecimento pode ajudar um psicopedagogo no processo de intervenção?
Todas as funções psicológicas superiores estão intrinsicamente ligadas. Ao passo que uma é desenvolvida, as demais também são. Esse ciclo gera uma transformação do que é biológico no Homem em aspectos sócio-históricos, visto que “as funções psicológicas superiores que, no plano sensorial de reflexos, são, biologicamente, naturais, rudimentares e inatas, tornam-se sofisticadas e evoluídas em relação aos demais animais devido aos estímulos e aprendizagens que adquirimos em contato com o outro e com o ambiente humanizador” (Cordeiro, 2020, p.).
Vejamos o caso a seguir:
Julia é uma menina de 8 anos que frequenta o terceiro ano do Ensino Fundamental. Ela apresenta dificuldades significativas na leitura e na escrita, além de problemas para manter a atenção nas atividades escolares. Seus pais e professores estão preocupados, pois, apesar dos esforços em sala de aula e do apoio oferecido em casa, Julia não está progredindo conforme o esperado. A situação tem gerado frustração e baixa autoestima na criança, que muitas vezes evita participar das atividades e demonstra desinteresse pela escola.
Fonte: Elaborada pela professora, 2024.
Considerando que na teoria vygotskyana, todo sujeito possui conhecimentos prévios e, a partir deles e com realização de novas atividades o Nível de Desenvolvimento Real aumenta, elevando o Nível Potencial, podemos refletir sobre a relação entre aprendizagem e desenvolvimento, que para a teoria Histórico-Cultural ocorre de forma interdependente, em que a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento (Vygotsky, 1991).
Pensando no exposto, a partir da Teoria Histórico-Cultural e nos conhecimentos da Neuropsicopedagogia, sua ação nesta atividade será elaborar um plano de intervenção para ajudar Julia a superar suas dificuldades escolares. Em sua resposta, aborde os seguintes aspectos:
- A importância do contexto social e cultural no desenvolvimento da criança: Explique brevemente como o ambiente familiar ou escolar de Julia pode estar influenciando seu aprendizado e como os aspectos sociais e culturais devem ser considerados na intervenção.
- A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Descreva como você, enquanto psicopedagogo, poderia atuar na ZDP para criar atividades desafiadoras, mas acessíveis para Julia, promovendo seu desenvolvimento cognitivo.
- Intervenções neuropsicopedagógicas: Proponha estratégias baseadas nos conhecimentos da neuropsicopedagogia para melhorar a atenção, memória e outras funções cognitivas de Julia, ajudando-a a superar suas dificuldades de leitura e escrita.
Você pode utilizar autores para fundamentar seu plano, citando-os de forma indireta, ou seja, com suas palavras. Caso isso ocorra, precisará referenciar, ao final do texto, as fontes conforme a ABNT.
Mínimo de uma e máximo de duas páginas, contando as referências.
REFERÊNCIAS
CORDEIRO, S. M. N. Neuropsicopedagogia aplicada ao processo diagnóstico. Maringá: UniCesumar, 2020.
IVIC, I. Lev Semionovich Vygotsky. Recife: Massangana, 2010. Disponível em: https://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4685.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na Idade Escolar. In: VYGOTSKY, L. S; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
ATENÇÂO: siga todos os passos descritos e assista ao vídeo de orientação que deixei gravado para você.
- Cópias de colegas ou de outros autores não serão aceitas.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
- Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).
- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Fórum Momento tira dúvidas"
Bons estudos!