• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Isso porque as pessoas por meio da imprensa estão se dando conta de que a estabilidade veio para ficar. Trinta anos de estabilidade. Fernando Henrique foi embora. Veio Lula, veio Dilma, veio Temer,

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - SER - CENÁRIOS ECONÔMICOS - 53_2024

 

Prezado, estudante.

Vamos a nossa atividade MAPA! Ela é muito importante na composição da sua nota e é um momento em que você exercitará conteúdo na prática!

A seguir disponibilizo um texto que servirá de base para essa atividade! Mãos à obra, pessoal!!

30 anos do Plano Real, o tiro certeiro contra as mazelas da inflação que atormentava o país

Lançada no final do governo de Itamar Franco, a moeda garantiu uma estabilidade econômica desconhecida há décadas, mas seus efeitos não são definitivos

“Trinta anos é um número meio mágico. Porque a gente comemorou os dez anos, comemorou os 20 anos, comemorou os 25 anos. Mas nunca teve esse impacto, na imprensa, que os 30 anos estão tendo. Isso porque as pessoas por meio da imprensa estão se dando conta de que a estabilidade veio para ficar. Trinta anos de estabilidade. Fernando Henrique foi embora. Veio Lula, veio Dilma, veio Temer, veio Bolsonaro, volta Lula. Mas a inflação parou. A inflação não volta mais.”

São palavras do economista Edmar Bacha, um dos formuladores do Plano Real em entrevista ao jornal Valor Econômico nesta temporada de comemorações dos 30 anos da implantação da moeda que, até agora, impôs um breque à inflação brasileira, depois de décadas de comportamento desembestado. Ela havia batido em 47,4% ao mês e 4.922% em 12 meses, sem que a indexação que corrigia preços e salários gerasse conforto com a situação.

[...] “O Real foi uma construção política. E intelectual. As características e a liderança de Fernando Henrique, que reunia as duas qualidades citadas, foi fundamental para o seu sucesso. Ele exercia uma pedagogia democrática como comunicador, líder político e intelectual”, lembrou o economista Pérsio Arida, membro da equipe de economistas que articulou o plano, em evento comemorativo realizado na Fundação FHC, em São Paulo, na segunda-feira, 24/7.

[...] O fato é que, atravessando vários governos e crises nacionais e internacionais, o real mantém-se há 30 anos, ao contrário de suas moedas anteriores que eram substituídas assim que se perdia o controle sobre o seu valor. Eram soluções fáceis, mas que não persistiam.
Já as curvas de desvalorização do real ao longo do tempo mostram poucos momentos em que ela atingiu 10% ao ano, voando bem abaixo disso desde sua criação. A inflação registrada no País é de 677, 50% desde junho de 1994, quando o real foi lançado há 30 anos. Em junho de 1994, mês anterior ao seu lançamento, havia acumulado 4.922% em 12 meses. Uma diferença quase infinita. Mas, como lembra o ex-ministro Pedro Malan, acima citado, “seus efeitos não são definitivos”. É preciso cuidá-los e preservá-los.

Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/30-anos-do-plano-real-o-tiro-certeiro-contra-as-mazelas-da-inflacao-que-atormentava-o-pais/. Acesso em: 12 de jul. 2024.

No texto anterior vemos uma breve apresentação do que representou e representa o Plano Real para a história econômica do Brasil. Você, como futuro Assistente Social, com certeza se preocupa com os problemas causados pela inflação, talvez não em relação a macroeconomia em si, mas sim em como a população em geral tem a sua qualidade de vida afetada pelos efeitos dela. Isto posto, redija um pequeno texto em que aborde:

  1. a) O que significa inflação e por que o Plano Real é tão importante para a história da economia brasileira?
    b) Qual camada da população que mais sofre com a inflação? Por quê?
    c) Por que o Assistente Social deve conhecer o significado da inflação?

Então, vamos lá! - Desenvolva um texto dissertativo de no máximo duas laudas.
- Utilize o Formulário Padrão MAPA (disponível no ambiente da disciplina, em Materiais).
- A atividade deverá ser postada em formato de Word (salvar em doc. Word).
- Atenção às normas da ABNT. Seu texto deve ser escrito em fonte Times New Roman/Arial, tamanho 12, alinhamento justificado e espaçamento entrelinhas de 1,5 cm. Lembre-se das referências ao final de seu trabalho, conforme as normas da ABNT.
- Não deixe para realizar na última hora, podem surgir imprevistos.
- Não serão aceitos trabalhos após o encerramento do prazo (verifique o prazo de entrega no calendário da disciplina e no próprio ambiente do MAPA).
- Atente-se ao fazer a postagem do arquivo, certificando-se de que é o correto. Após finalizado, não tem como reenviar.

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA - TEOL - TEOLOGIA SISTEMÁTICA II - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

MAPA - TEOL - TEOLOGIA SISTEMÁTICA II - 52_2025 Texto 1 A certeza da vinda de Cristo enche-nos de alegria cristã, gerando uma postura de vida inteiramente conforme os princípios do Nosso Senhor. "[...] Embora possa haver diferenças entre nós acerca dos diversos aspectos da escatologia, todos os cristãos deveriam aguardar ansiosamente pela volta de […]

PROVA SUB - FSCE - FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA I - 53/2023
16/11/2023
Integrare Academy

QUESTÃO 1 Leia o texto: Se olharmos para o radical da palavra política, verificamos que esse termo vem do grego politikos, que significa assuntos relacionados a polis, isto é, aos modelos de cidade-estado da Grécia Antiga. É claro que as cidades mudaram muito do período em que o termo foi criado até os dias de […]

As partículas de areia e argila representam dois componentes distintos do solo, cada um com características únicas que influenciam suas propriedades e comportamentos. Enquanto a areia é composta por partículas maiores, geralmente, com diâmetro entre 0,05 mm e 2 mm, a argila é constituída por partículas muito menores, com diâmetro inferior a 0,002 mm. Partículas de argila apresentam carga elétrica superficial negativa, o que as torna capazes de atrair e reter cátions positivamente carregados, como cálcio, magnésio e potássio, contribuindo para a fertilidade do solo. Por outro lado, as partículas de areia têm uma carga elétrica neutra e não apresentam essa mesma capacidade de troca iônica. Essas diferenças nas propriedades das partículas de areia e argila têm um grande impacto na textura e na estrutura do solo, influenciando sua permeabilidade, capacidade de drenagem, aeração e disponibilidade de água e nutrientes para as plantas.
06/05/2024
Integrare Academy

MAPA – AGRON – EDAFOLOGIA E GEOMORFOLOGIA – 52_2024   As partículas de areia e argila representam dois componentes distintos do solo, cada um com características únicas que influenciam suas propriedades e comportamentos. Enquanto a areia é composta por partículas maiores, geralmente, com diâmetro entre 0,05 mm e 2 mm, a argila é constituída por […]

IMPORTANTE: 1.  Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais  Material da Disciplina ou no Fórum Interativo.  Tire todos os prints, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente, e coloque em um único arquivo e anexar a print no Template.  A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.  Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.  Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!  Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.  Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.  Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.  Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação. Bons estudos!  Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem pelo Fale com o Mediador!
05/06/2024
Integrare Academy

  IMPORTANTE: 1.    Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais  Material da Disciplina ou no Fórum Interativo.  Tire todos os prints, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente, e coloque em um único arquivo e anexar a print no […]

Por meio de um texto, explique a influência dos jesuítas na educação através do Ratio Studiorum. Em sua resposta, aborde os seguintes pontos: (média de cinco linhas para cada resposta, ou poderá realizar em formato de texto,
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2024   No século XVI, a Europa estava passando por grandes transformações. A Reforma Protestante havia desafiado a hegemonia da Igreja Católica, e o Renascimento estava fomentando uma nova valorização do conhecimento, das artes e das ciências. Nesse cenário turbulento, a Igreja Católica […]

5) O que fez para superar os obstáculos nos primeiros anos de atuação como farmacêutico(a)?
22/07/2024
Integrare Academy

5) O que fez para superar os obstáculos nos primeiros anos de atuação como farmacêutico(a)? 6) O que faz para se diferenciar/destacar dentre os profissionais farmacêuticos? 7) Que conselho daria para quem está concluindo a graduação de farmácia? 8) Tem alguma área de atuação que nunca atuou, mas que gostaria, ou ainda pretende atuar? 9) […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp