• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Imagine que você recentemente iniciou sua atuação em uma clínica da cidade e que dentro da sua rotina de atendimentos psicopedagógicos recebe o seguinte caso: Pedro Henrique tem 6 anos, seus pais o levaram a uma Unidade Básica de Saúde, pois a escola pontuou que Pedro Henrique não apresenta interação com os amigos e tampouco com os professores. Após esse levantamento da escola, a família começou a perceber que a interação com os próprios familiares era escassa. A equipe diretiva da unidade efetuou o acolhimento e relatou esse histórico de pouca interação social.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

Imagine que você recentemente iniciou sua atuação em uma clínica da cidade e que dentro da sua rotina de atendimentos psicopedagógicos recebe o seguinte caso:

Pedro Henrique tem 6 anos, seus pais o levaram a uma Unidade Básica de Saúde, pois a escola pontuou que Pedro Henrique não apresenta interação com os amigos e tampouco com os professores. Após esse levantamento da escola, a família começou a perceber que a interação com os próprios familiares era escassa. A equipe diretiva da unidade efetuou o acolhimento e relatou esse histórico de pouca interação social.

A partir dessa etapa, o menino foi direcionado a um psicopedagogo. Em um contato inicial com você psicopedagogo, os pais relataram estar em processo de separação, utilizando o termo “nos apareceu mais isso e agora não temos tempo”, indicando que eles estão dedicados a outros problemas e por fim, perguntam se você pode indicar um neurologista ou psiquiatra que poderá auxiliá-los verdadeiramente, pois eles acreditam que Pedro Henrique necessita de um medicamento para ter mais atenção e foco.

Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.

Ao estudar o caso de Pedro Henrique, podemos ter uma ideia de seu possível diagnóstico, afinal o Transtorno de Espectro Autista (TEA) se apresenta com estas características e esta será a nossa hipótese. Como psicopedagogo que irá acompanhar esta criança, é essencial que nessa conversa inicial você oriente essa família. Pensando que você acabou de escutar o relato dos pais (mencionado acima) o desafio do seu MAPA é produzir uma ficha descritiva, contendo os seguintes dados:

  1. Nome: Pedro Henrique.
    b. Idade: 2 anos.
    c. Aborde os pontos dos relatos dos pais que caracterizam-se como sinais do TEA; Descreva por quê estes podem ser sinais do TEA (limite máximo de 10 linhas).
    d. Proponha uma intervenção (técnica, recurso, ferramenta, atividade, etc.) psicopedagógica de sua autoria que possa auxiliar o estudante com autismo. Descreva como irá ocorrer essa internveção (limite máximo de 15 linhas).
    e. Delimite uma proposta de intervenção com os pais voltada para a conscientização da medicalização exacerbada. Descreva como irá ocorrer essa internveção (limite máximo de 15 linhas).

Não se esqueça:

* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e, em seguida, faça o envio. Certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois a oportunidade de envio é única e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
* Formatação: letra Times New Roman ou Arial - tamanho de letra 12 - espaçamento entre linhas 1,5 - alinhamento justificado e demais Normas da ABNT.
* Acesse a Sala do Café, lá foram disponibilizadas orientações detalhadas para realização desta atividade.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum TIRA-DÚVIDAS DO MAPA.

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

1) Os Métodos de Coleta de Dados apresentam vantagens e desvantagens em seu uso, sendo tais métodos definidos como: (1) Entrevista Pessoal, (2) Entrevista pelo correio (autopreenchimento), (3) Entrevista por telefone e (4) Entrevista pela internet. Nesse sentido, escolha 3 (três) Métodos de Coleta de Dados e elabore um texto, entre 7 e 10 linhas, explicando suas vantagens e desvantagens.
02/08/2024
Integrare Academy

  1) Os Métodos de Coleta de Dados apresentam vantagens e desvantagens em seu uso, sendo tais métodos definidos como: (1) Entrevista Pessoal, (2) Entrevista pelo correio (autopreenchimento), (3) Entrevista por telefone e (4) Entrevista pela internet. Nesse sentido, escolha 3 (três) Métodos de Coleta de Dados e elabore um texto, entre 7 e 10 […]

ATIVIDADE 1 - BEDU - GINÁSTICA - 53_2024
18/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - BEDU - GINÁSTICA - 53_2024   O início do século XIX é o período considerado como data da origem da atual ginástica. De 1800 a 1900 surge o Movimento Ginástico Europeu, composto por quatro escolas: inglesa, alemã, francesa e nórdica (ou sueca). Os autores descrevem que o método ou Escola Inglesa, também […]

Lindemberg invadiu o apartamento armado, mantendo os quatro como reféns, mas no mesmo dia libertou Victor e Iago. No dia seguinte, libertou Nayara. Entretanto, como parte das estratégias de negociação,
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SPRIV - GERENCIAMENTO DE RISCOS E CRISES - 53_2024   O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em Gerenciamento de Crises.   Sabemos que o gerenciamento de crises é uma atividade que deve ser desempenhada pelos órgãos da Segurança Pública. Sendo assim, há necessidade de os profissionais da segurança privada […]

TRANSFERÊNCIA DA TITULARIDADE IMOBILIÁRIA - DA LAVRATURA DA ESCRITURA PÚBLICA ATÉ O SEU EFETIVO REGISTRO
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GIMOB - SISTEMA REGISTRAL E NOTARIAL - 53_2024   TRANSFERÊNCIA DA TITULARIDADE IMOBILIÁRIA - DA LAVRATURA DA ESCRITURA PÚBLICA ATÉ O SEU EFETIVO REGISTRO    PROBLEMATIZAÇÃO: Conforme estabelecido pela Lei 6.530/1978, o corretor de imóveis desempenha uma função crucial na intermediação de negociações que abrangem a compra, venda, permuta e locação de propriedades. […]

- Antes de submeter sua resposta, revise o texto, verificando a correção ortográfica, a clareza das ideias
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO - 53_2024   Tema: Os desafios enfrentados pelo profissional da educação e a busca pela motivação diária.   O professor vive uma realidade desafiadora, enfrentando diversos obstáculos, como problemas salariais, desmotivação profissional e dificuldades em sala de aula, como indisposição, comportamentos inadequados dos alunos e falta […]

Para Bridi (2016, p. 259), a discalculia “não é uma doença generalizada do campo do aprender, é um transtorno específico de aprendizagem, com prejuízo na matemática, com consequências graves em todo o processo de aprendizagem, e na constituição do sujeito, quando não percebida, diagnosticada e tratada adequadamente”.
30/04/2024
Integrare Academy

Para Bridi (2016, p. 259), a discalculia “não é uma doença generalizada do campo do aprender, é um transtorno específico de aprendizagem, com prejuízo na matemática, com consequências graves em todo o processo de aprendizagem, e na constituição do sujeito, quando não percebida, diagnosticada e tratada adequadamente”. Fonte: BRIDI, C. A. F. et al. Discalculia […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp