FASE 2: ADEQUAÇÃO E MEMORIAL DE CÁLCULO
Tendo identificado todas as irregularidades apresentadas nas instalações elétricas na fase anterior, elabore um memorial de cálculo detalhado. Realize uma divisão correta dos circuitos e aplique os fatores de correção para temperatura e agrupamento. Verifique a queda de tensão nos circuitos terminais e considere todas as outras necessidades relevantes.
Considere uma temperatura ambiente de 40 °C na residência, mantendo a infraestrutura de instalação existente (ou seja, o método de instalação e os “caminhos” já estabelecidos). Altere apenas, se necessário, o diâmetro do eletroduto.
Determine a potência de cada circuito e ajuste a quantidade correta de iluminação e tomadas, de acordo com o número mínimo de tomadas exigido pela norma.
Utilize a tabela abaixo como suporte para a elaboração do memorial.
FASE 3: LAUDO TÉCNICO FINAL
Após desenvolver todos os passos anteriores elabore um laudo técnico das instalações elétricas desta edificação, passando por todo os pontos, fazendo apontamentos de todos os pontos como:
Quanto a quantidade de tomadas
Posicionamento das tomadas
Potência de iluminação
Divisão de circuitos
Taxa de ocupação de eletrodutos
Dispositivos de proteção
Finalize seu texto com suas sugestões técnicas para a adaptação e adequação das instalações desta residência, afim de que a mesma atenda critérios de funcionabilidade, segurança e confiabilidade.