• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

- Essas estratégias beneficiariam apenas um dos estudantes ou todos eles? Por que?

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS - 53_2024

 

A aprendizagem é um processo individual e complexo, que reflete diretamente a diversidade dos perfis de aprendizagem de cada aluno. Entre os diferentes estilos de aprendizagem, podemos destacar:

Observador: Alunos com este perfil possuem maior facilidade em aprender por meio de recursos visuais. Eles se beneficiam de gráficos, diagramas, ilustrações e vídeos que ajudam a visualizar e compreender os conceitos.

Sintonizado: Este perfil se caracteriza por alunos que aprendem melhor ouvindo. Aulas expositivas, podcasts e discussões orais são particularmente eficazes para esses estudantes, que retêm e compreendem informações ao ouvir explicações e conversas.

Canetinha: Estes alunos encontram mais facilidade em aprender registrando tudo. Tomar notas detalhadas, fazer resumos e criar mapas mentais são métodos que ajudam a fixar o conhecimento, pois o ato de escrever reforça a assimilação das informações.

Movimentador: Aprender fazendo é a principal característica deste perfil. Atividades práticas, experimentos, exercícios físicos e tarefas que envolvem repetição são ideais para esses alunos, que precisam interagir ativamente com o conteúdo para internalizá-lo.

Para atender a esses diferentes estilos de aprendizagem, o professor pode - e é aconselhado que assim faça - utilizar uma variedade de recursos pedagógicos, tais como:

- Vídeos ou videoaulas: Ótimos para os Observadores, esses recursos visuais podem apresentar conceitos complexos de maneira acessível e envolvente.

- Materiais de leitura: Livros, artigos e textos são essenciais para todos os perfis, especialmente para aqueles que preferem um aprendizado mais introspectivo e analítico.

- Quiz no Kahoot!: Ferramenta interativa e lúdica que pode engajar os alunos de todos os perfis, promovendo a revisão e a fixação dos conteúdos de forma divertida.

- Mão na massa (atividades práticas): Cruciais para os Movimentadores, essas atividades proporcionam a oportunidade de aprender fazendo, consolidando o conhecimento através da experiência prática.

- Roda de conversa: Ideal para os Sintonizados, permite a troca de ideias e o aprofundamento dos conteúdos por meio de debates e discussões, promovendo a aprendizagem colaborativa.

- Dominó (rotina de pensamento): Esse recurso pode beneficiar todos os perfis ao estimular o pensamento crítico e a reflexão, ajudando os alunos a estabelecer conexões entre diferentes conceitos de forma dinâmica e interativa.

Dessa forma, ao diversificar os métodos e recursos de ensino, é possível criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz, atendendo às necessidades individuais de cada aluno e potencializando o processo educativo.

Imagine que você está atuando como professor de Matemática em uma turma vibrante e cheia de energia do 6º ano do Ensino Fundamental. Durante o último conselho de classe, os professores se reuniram para discutir o progresso dos alunos e compartilharam observações detalhadas sobre três estudantes em particular. Estes alunos, cada um com suas próprias particularidades e estilos de aprendizagem, são:

Ana: É bastante atenta e adora ver fotos e vídeos de animais. Ela não gosta muito de escrever, e seu caderno está repleto de desenhos.

Pedro: Aprende melhor com atividades práticas. É criativo e gosta de anotar tudo em seu caderno. Mas, durante as aulas, se distrai facilmente.

Mariana: É comunicativa e aprende ouvindo os outros e compartilhando suas opiniões. Ela tem dificuldade em desenvolver seu pensamento quando está sozinha.

Com base nessas características, você decidiu aplicar uma atividade de Matemática com objetivos de aprendizagem bem definidos. Porém, optou por aplicar apenas uma lista de exercícios para buscar indícios de aprendizado. Após a avaliação, você mediu o alcance dos objetivos de aprendizagem e visualizou os resultados no seguinte diagrama:

Como um docente preocupado com a aprendizagem dos seus estudantes, certamente, você não avançaria para o próximo conteúdo sem fazer uma intervenção pedagógica para reverter as lacunas de aprendizagem indicadas no diagrama. Mas, devido ao tempo necessário para implementar recursos e metodologias diferenciadas, você poderia selecionar no máximo 2 recursos ou metodologias para incorporar em sala de aula. Esses recursos ou metodologias serão aplicados simultaneamente para todos os alunos.

Neste contexto, você deverá responder em formato de texto, com extensão de 20 à 30 linhas as respostas para as seguintes perguntas:

- Como você avaliaria a eficácia da lista de exercícios aplicada considerando as características individuais dos alunos?

- Quais as duas estratégias diferenciadas você selecionaria para melhorar o engajamento e a aprendizagem dos estudantes?

- Essas estratégias beneficiariam apenas um dos estudantes ou todos eles? Por que?

- O que é mais importante para garantir a personalização do ensino? O uso de ferramentas digitais ou a intencionalidade pedagógica do seu uso?

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Você pode elaborar um cartaz, uma cartilha, um folder, etc. usando por exemplo a ferramenta CANVA. Não esqueça de inserir (copiar e colar) o seu material logo abaixo do seu texto.
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SER - SERVIÇO SOCIAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL - 53_2024   Conhecendo conceitos presentes na sociedade contemporânea e sua relação com o Serviço Social! Pobres: Pessoas indesejáveis! Uma das palavras difundidas no Brasil recentemente é Aporofobia!  Você já ouviu falar deste termo? Imagina o que ela significa? O termo Aporofobia é tido como uma […]

MAPA - TEOL - TEOLOGIA SISTEMÁTICA II - 52_2024
05/06/2024
Integrare Academy

MAPA - TEOL - TEOLOGIA SISTEMÁTICA II - 52_2024   MAPA - IGREJA: POR QUE ME IMPORTAR?   Leia a seguinte situação hipotética:   “Uma igreja de origem e tradição histórica localizada em uma cidade de médio porte (150 mil habitantes) na região norte do Paraná é pastoreada por Boromir, um pastor de 50 anos […]

Recurso inominado. Matéria residual. Ação de obrigação de dar. Plaina agrícola. Bem em posse do réu há mais de 10 anos. Fortes evidências da propriedade pelo falecido genitor dos litigantes. Propriedade do bem pelo autor e contrato de comodato entre irmãos não demonstrados. Improcedência. Sentença reformada. Recurso conhecido e provido. (tjpr - 1ª turma recursal - 0002858-70.2021.8.16.0123 - palmas -  rel.: Juíza de Direito Da Turma Recursal dos Juízados Especiais Melissa De Azevedo Olivas -  j. 07.08.2023). Grifou-se.
02/05/2024
Integrare Academy

Recurso inominado. Matéria residual. Ação de obrigação de dar. Plaina agrícola. Bem em posse do réu há mais de 10 anos. Fortes evidências da propriedade pelo falecido genitor dos litigantes. Propriedade do bem pelo autor e contrato de comodato entre irmãos não demonstrados. Improcedência. Sentença reformada. Recurso conhecido e provido. (tjpr - 1ª turma recursal […]

Considerando a situação apresentada, resolva os itens abaixo: A) Considerando que a função lucro é a diferença entre a receita total arrecada e o custo total de produção, determine a função lucro e o seu domínio. B) Considerando a função lucro obtida em (A) determine quantas unidades dos lustres Safira e Rubi devem ser produzidos para que o lucro da empresa seja máximo. C) Considerando os resultados dos itens (A) e (B), determine o valor do lucro máximo. D) O valor integral do lucro, obtido no item (C), será aplicado pela empresa em um investimento de capitalização contínua, descrita pela equação diferencial em que C é o saldo dessa aplicação no tempo t, i é a taxa de juros, constante, dessa aplicação e k representa depósitos (k > 0) e as retiradas (k <0). Assumindo não haver depósitos e nem retiradas ao longo da dessa aplicação e considerando que no tempo t = 0 o saldo da aplicação é exatamente igual ao valor do lucro gerado pelo investimento (obtido em (C)), determine a função matemática que descreva a solução particular dessa equação diferencial. E) Para a solução geral da equação diferencial obtida no item (D), considere que a taxa de juros seja igual a 0,75% ao mês. Nessa condição, determine o tempo necessário, em meses, para que o capital cresça de 200%.
05/06/2024
Integrare Academy

    Considerando a situação apresentada, resolva os itens abaixo: A) Considerando que a função lucro é a diferença entre a receita total arrecada e o custo total de produção, determine a função lucro e o seu domínio. B) Considerando a função lucro obtida em (A) determine quantas unidades dos lustres Safira e Rubi devem […]

Uma região de integração não-retangular pode ser bem definida em ambas as direções, x e y. Além disso, podem ser do tipo 1 ou do tipo 2.
06/05/2024
Integrare Academy

Uma região de integração não-retangular pode ser bem definida em ambas as direções, x e y. Além disso, podem ser do tipo 1 ou do tipo 2. Sabendo disso, faça o que se pede: ​b) Represente no Geogebra a região de integração triangular descrita em a). Não se esqueça de demonstrar todos os cálculos. Desejo […]

Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na disciplina de Contabilidade Introdutória. Para isso, a atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem). O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso em um processo contábil, realizando algumas contabilizações e cálculos. Vamos lá?!
30/04/2024
Integrare Academy

MAPA - CCONT - CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA - 52_2024   Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na disciplina de Contabilidade Introdutória. Para isso, a atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem). O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso em […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp