MAPA - SEG - TÉCNICAS PARA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO - 53_2024
Você sabe onde deve ser realizada a medição de poeiras minerais? Você sabe quais agentes são classificados como poeiras minerais?
As poeiras minerais são abordadas pela NR 15 - Anexo 12, neste anexo explica sobre o asbesto ou amianto, manganês e seus compostos e a sílica, todas essas poeiras quando ultrapassam os limites de tolerância sem as devidas proteções o trabalhador terá direito a adicional de insalubridade de 40%.
Leia o case a seguir:
"Supondo que um(a) tecnólogo(a) em segurança no trabalho, foi contratado(a) para analisar e realizar as avaliações quantitativas dos agentes ruído e sílica em uma construção que está sendo realizada a fase de terraplanagem da edificação, para verificar a necessidade do fornecimento dos equipamentos de proteção individuais (EPIs) nessa etapa. Nesse local será construído um edifício comercial de 25 pavimentos com 2 andares de subsolo para as garagens e por isso está sendo realizada a retirada da terra, terraplanagem para depois iniciar a construção, mas durante esse processo verificou-se que tem muito ruído e poeira no ambiente e está ocorrendo muitas reclamações dos trabalhadores, que solicitaram protetores auriculares e respiradores para realizarem o trabalho.
A construtora é nova e ainda não foi avaliado os agentes de cada função e por isso não foi realizado os fornecimentos dos EPIs aos trabalhadores. Após as avaliações foram encontrados os seguintes valores:
- Ruído na fase de terraplanagem: 92,8 dB(A), no período de 8 horas de exposição.
- Concentração da Poeira Respirável da Sílica na fase da terraplanagem: 3,58 mg/m e limite de tolerância da poeira respirável de 5,90 mg/m .
A exposição a agente como ruído e poeira acima dos limites estabelecidos na NR 15 podem desencadear doenças ocupacionais, por isso deve-se avaliar o ambiente de trabalho e caso não seja possível a modificação do mesmo assim como as condições de trabalho, deve-se fornecer EPI para a neutralização destes agentes."
Diante disso, leia o excerto a seguir:
A segurança do trabalho em obras de terraplenagem é uma prioridade indiscutível. A natureza das atividades envolvidas nesse tipo de obra exige cuidados especiais para garantir a integridade física dos trabalhadores e minimizar os riscos de acidentes. As melhores práticas e estratégias essenciais para a prevenção de acidentes em obras de terraplenagem, destacando a importância da segurança no ambiente de trabalho e alguns riscos associados.
- Conscientização e Treinamento
O primeiro passo para assegurar a segurança em obras de terraplenagem é garantir que todos os trabalhadores estejam plenamente conscientes dos riscos envolvidos. Programas de treinamento regulares devem abranger temas como o manuseio seguro de equipamentos, procedimentos adequados para movimentação de terra e a importância do uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs).
- Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
O uso de EPIs é uma das melhores práticas fundamentais em qualquer obra de terraplenagem. Capacetes, luvas, botas de segurança, óculos de proteção e coletes refletores são alguns dos itens que devem ser fornecidos e utilizados corretamente por todos os trabalhadores. Estabeleça políticas rigorosas para o uso adequado e a manutenção regular dos EPIs.
- Inspeções e Manutenção Preventiva de Equipamentos
Equipamentos mal conservados são fontes potenciais de acidentes. Estabeleça rotinas de inspeção e manutenção preventiva para garantir que todas as máquinas e ferramentas estejam em perfeito estado de funcionamento. Isso inclui a verificação de freios, sistemas hidráulicos, pneus e outros componentes críticos para a segurança.
- Sinalização Adequada
A sinalização clara e eficaz é crucial em obras de terraplenagem para alertar os trabalhadores sobre áreas de perigo, rotas de fuga, zonas de exclusão e limites de velocidade para veículos.
Fonte: Disponível em: https://bit.ly/4eHWmoW. Acesso em: 25 jun. 2024.
A partir das descrições sobre ruído, poeiras minerais e as orientações explicadas pela NR 15 - Anexo 01 e 12 e NHO 01, no MAPA da disciplina de Técnicas para a Utilização dos Equipamentos de Medição, seu papel é responder os seguintes itens:
- a) A partir das informações apresentadas, informar quais equipamentos são necessários para a medição de uma dosimetria de ruídos e medição de poeira respirável, na etapa da terraplanagem.
- b) Após citar os equipamentos necessários para a medição anexar uma foto de cada um dos equipamentos utilizados para a medição de ruído e medição de poeira respirável, na etapa da terraplanagem.
- c) Indique se a atividade do trabalhador se encontra salubre ou insalubre (faça a análise para ruído e para poeiras respiráveis), defenda sua opinião e indique as medidas necessárias para melhorias, na etapa da terraplanagem.
- d) Indique se a atividade do trabalhador se encontra no nível de ação (faça a análise para ruído e para poeiras respiráveis), defenda sua opinião e indique as medidas necessárias para melhorias, na etapa da terraplanagem.
- e) Para finalizar explique com suas palavras como deve ser realizada a medição do ruído e medição de poeira respirável, na etapa da terraplanagem.
Orientações adicionais:
- Baixar o Formulário Padrão para resposta (obrigatório) do MAPA, no "Material da Disciplina".
- Assistir o vídeo de Explicação da Atividade.
- Ler atentamente o case apresentado.
- Consultar a NR 15 – Anexo 01 e 12; NHO 01.
- Responder todos os itens solicitados, conforme a estrutura apresentada no Formulário Padrão.
- Fundamentar sua resposta com citações de autores e/ou documentos da área de Segurança do Trabalho, não se esquecendo de colocar corretamente a referência (O Manual de Normas da ABNT está disponível no material da disciplina).
- Salvar o formulário padrão, com todos os itens solicitados.
- Certifique-se que o arquivo a ser enviado é o correto, no momento do envio.
- Anexar seu arquivo no espaço da atividade MAPA e clique em "Responder".
- Não será atribuído nota aos trabalhos que apresentarem cópia indevida.
Bons Estudos!