• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Entre aqueles que pretendem comprar presentes, 54% acreditam que as mães merecem o presente por seu carinho e esforço, 23% consideram que presentear é um gesto importante e 18% têm o costume

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA PORTFÓLIO - GCOM - IMERSÃO PROFISSIONAL: ESTRATÉGIA COMERCIAL E DE VENDAS - 53_2024

 

"Dia das Mães deve movimentar R$ 40,21 bilhões no varejo; 78% dos consumidores pretendem presentear, mostra pesquisa CNDL/SPC Brasil

Data deve levar 128 milhões de pessoas às compras. Roupas, perfumes e cosméticos serão os principais presentes. Média dos gastos será de R$ 314

 

[...] Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que 78% dos consumidores devem realizar pelo menos a compra de um presente no período. A expectativa é de que aproximadamente 128 milhões de pessoas presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar cerca de R$ 40,21 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

As principais presenteadas serão as mães (75%), a esposa (18%), a sogra (16%) e a avó (12%). O levantamento aponta que 18% dos consumidores devem gastar até R$ 100, enquanto 23% compraram presentes entre R$ 101 a R$ 200. Em média, os consumidores pretendem comprar 2 presentes na data, com um ticket médio de R$ 314 considerando todos os gastos.

Entre aqueles que pretendem comprar presentes, 54% acreditam que as mães merecem o presente por seu carinho e esforço, 23% consideram que presentear é um gesto importante e 18% têm o costume de presentear as pessoas que gostam.

Em relação aos gastos, 36% pretendem comprar a mesma quantidade de produtos este ano, enquanto 34% devem comprar mais e 15% comprar menos. Para a maioria dos consumidores ouvidos (70%), os preços dos produtos este ano estão mais caros do que ano passado.

De acordo com os entrevistados, 35% esperam gastar mais este ano do que em 2023, 30% pretendem gastar o mesmo valor e 24% menos. Entre as razões para gastar mais, 44% afirmam que irão comprar um presente melhor, 41% disseram que os produtos que querem comprar estão mais caros e 26% vão comprar mais presentes.

Por outro lado, entre os que vão gastar menos, 25% afirmam que querem economizar, 25% citam o orçamento apertado e 18% a piora do cenário econômico.

'O Dia das Mães é considerado pelo varejo a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda mais importante do ano, perdendo somente para o Natal. O brasileiro tem a tradição de presentear e comemorar, por isso, a expectativa é de muita movimentação no comércio nos próximos dias', destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

 

Roupas, perfumes e cosméticos lideram o ranking dos presentes

A pesquisa CNDL/SPC Brasil revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios (42%), perfumes (41%), cosméticos (26%) e chocolates (17%). Os consumidores pretendem comemorar a data principalmente na casa da mãe (44%), em sua própria casa (28%) e 9% pretendem almoçar fora em restaurantes ou bares.

As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores (74%), principalmente em shopping center (29%), shopping popular (16%), lojas de departamento (15%) e nas lojas de rua (14%).

Já 37% pretendem fazer pelo menos uma das compras pela internet, sendo que 79% pretendem comprar em sites, 63% em aplicativos e 20% pelo Instagram.

Os tipos de sites / lojas online mais citados para a compra dos presentes são os de varejistas internacionais (50%), seguidos dos sites de lojas de cosméticos e perfumes (46%) e varejistas nacionais (43%).

Considerando os que pretendem comprar presentes em sites ou aplicativos internacionais, as principais justificativas de compra são: os preços mais baixos (60%), a variedade de produtos (55%), a economia de gastos (40%) e a qualidade dos produtos (35%).

'Apesar do crescimento das compras online, o consumidor brasileiro ainda prefere fazer suas compras presencialmente. É a tradição de negociar, ver e tocar no produto antes de fazer a compra', destaca Costa.

 

80% pretendem fazer pesquisa de preço antes de comprar; PIX será a forma de pagamento mais utilizada

A pesquisa CNDL/SPC Brasil aponta que o consumidor está atento aos preços e a grande maioria (80%) pretende fazer pesquisa antes de comprar os presentes, sobretudo pela internet (80%), seja em sites/aplicativos (66%) ou nas redes sociais (43%). Já 62% fazem pesquisa de preços sem o uso da internet, ou seja, em lojas físicas, principalmente nos shoppings (42%) e em lojas de rua (29%).

Em relação à forma de pagamento, 67% pretendem pagar os presentes à vista, principalmente no PIX (41%) e no cartão de débito (21%). Enquanto 48% citam o pagamento a prazo, com destaque para o cartão de crédito parcelado (29%). Entre os consumidores que pretendem comprar parcelado, farão o pagamento em média de 4 prestações, 1 parcela a mais que no ano passado" (Barbosa, 2024, on-line).

 

Fonte: BARBOSA, M. Dia das Mães deve movimentar R$ 40,21 bilhões no varejo; 78% dos consumidores pretendem presentear, mostra pesquisa CNDL/SPC Brasil. Varejo S.A., [s. l.], 30 abr. 2024. Disponível em: https://cndl.org.br/varejosa/dia-das-maes-deve-movimentar-4021-bilhoes-de-reais-no-varejo-78-dos-consumidores-pretendem-presentear-mostra-pesquisa-cndl-spc-brasil/. Acesso em: 1 jul. 2024.

 

Imagine que você é um vendedor de uma loja de roupas que fica em um shopping center e um cliente entra na loja para comprar um presente de dia das mães. Agora, responda às questões a seguir:

 

  1. A) Quais são as técnicas de venda que você utilizaria com o cliente? Explique-as e justifique suas escolhas. Apresente, no mínimo, três técnicas de venda.

 

  1. B) O cliente levantou uma objeção alegando que as roupas de sua loja estão mais caras do que as da concorrência. Como você contornaria essa objeção?

 

Orientações para a realização desta atividade:

- Leia atentamente o enunciado desta atividade e o que é pedido.

- Evite cópias indevidas dos textos ou de colegas.

- Em caso de dúvidas, fale com o seu professor mediador.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ETAPA 1: Questionário Esta etapa propõe o reconhecimento dos espaços para o desenvolvimento de uma consciência sobre o uso do ambiente, a partir do olhar atento de usuário e estudante de Design de Interiores, com o propósito de ativar as percepções necessárias aos profissionais designers de interiores.
19/07/2024
Integrare Academy

ETAPA 1: Questionário Esta etapa propõe o reconhecimento dos espaços para o desenvolvimento de uma consciência sobre o uso do ambiente, a partir do olhar atento de usuário e estudante de Design de Interiores, com o propósito de ativar as percepções necessárias aos profissionais designers de interiores. AMBIENTE: ÁREA DE ESTUDO - Descreva visualmente o […]

Em relação à forma de pagamento, 67% pretendem pagar os presentes à vista, principalmente no PIX (41%) e no cartão de débito (21%). Enquanto 48% citam o pagamento a prazo, com destaque para o cartão de crédito parcelado (29%). Entre os consumidores que pretendem comprar parcelado, farão o pagamento em média de 4 prestações, 1 parcela a mais que no ano passado" (Barbosa, 2024, on-line).
18/07/2024
Integrare Academy

  Em relação à forma de pagamento, 67% pretendem pagar os presentes à vista, principalmente no PIX (41%) e no cartão de débito (21%). Enquanto 48% citam o pagamento a prazo, com destaque para o cartão de crédito parcelado (29%). Entre os consumidores que pretendem comprar parcelado, farão o pagamento em média de 4 prestações, […]

c) INTERPRETE o resultado do teste do tubo germinativo, sugerindo o provável patógeno.
17/07/2024
Integrare Academy

c) INTERPRETE o resultado do teste do tubo germinativo, sugerindo o provável patógeno. d) DESCREVA o procedimento do teste do tubo germinativo e como é feita sua leitura. Para encontrar as respostas, você está livre para buscar por fontes confiáveis, mas deixo aqui algumas sugestões: - Livro didático utilizado na disciplina. - Documentos e vídeo […]

A propriedade somente estará garantida no momento em que a pessoa tiver realizado o processo de usucapião, quer seja judicial ou extrajudicialmente. Sobre esse assunto, leia atentamente o texto abaixo:
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GIMOB - DIREITO E LEGISLAÇÃO IMOBILIÁRIA - 53_2024   Estimado estudante! A atividade MAPA tem como principal objetivo lhe proporcionar a experiência da imersão no universo do Direito e Legislação Imobiliária. Fica muito mais fácil compreender a aplicabilidade das leis e normas quando podemos relacioná-las com situações do dia a dia.  Em outras […]

1) Cite um princípio básico da administração pública que foi violado no caso apresentado e o porquê.
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SPUB - GESTÃO DE CONTRATOS, TERCEIRIZAÇÃO E LICITAÇÃO - 53_2024   Olá, estudante! Bem-vindo(a) a mais uma etapa do seu processo de aprendizagem.   A atividade MAPA da disciplina de Gestão de Contratos, Terceirização e Licitação, auxiliará você em sua trajetória de formação em Gestão da Saúde Pública, proporcionando uma melhor compreensão dos […]

PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio A qualidade de vida no trabalho (QVT) é um conceito que abrange o bem-estar físico, mental e emocional dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho. No contexto dos trabalhadores da saúde pública no Brasil, a QVT é especialmente crítica devido às condições desafiadoras enfrentadas por esses profissionais. Eles lidam com altas cargas de trabalho, recursos limitados, e frequentemente enfrentam situações de estresse intenso, o que pode impactar negativamente sua saúde e desempenho profissional.
19/07/2024
Integrare Academy

PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio A qualidade de vida no trabalho (QVT) é um conceito que abrange o bem-estar físico, mental e emocional dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho. No contexto dos trabalhadores da saúde pública no Brasil, a QVT é especialmente crítica devido às condições desafiadoras enfrentadas por esses […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp