ATIVIDADE 1 - TAUT - PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 54_2024
As tecnologias assistivas incluem uma ampla gama de dispositivos e softwares, desde ferramentas de comunicação alternativa e aumentativa (CAA) até leitores de tela e teclados adaptados. Esses recursos podem ser personalizados conforme as necessidades individuais dos alunos, permitindo ajustes como ampliação de texto, síntese de voz, ou interfaces de toque sensíveis à pressão. A escolha da tecnologia adequada deve ser baseada em uma avaliação multidisciplinar que considere tanto as habilidades quanto as necessidades específicas do aluno (Almeida, Michels, 2012).
Referência: ALMEIDA, M. A.; MICHELS, M. H. Tecnologias assistivas e práticas pedagógicas inclusivas. In: M. A. ALMEIDA, M. H. M. (Eds.). Educação inclusiva: Reflexões e práticas. São Paulo: Cortez. 2012.
Em nosso estudo vimos o quanto a avaliação do indivíduo depende das oportunidades e aprendizagem que lhe foi ofertada. Dessa forma, diante de tudo que estudamos, sobre Tecnologias Assistivas, você refletirá sobre o uso delas para o processo de aprendizagem de um aluno com baixa visão. Para isso você precisará elaborar um texto dissertativo que trabalhe com os seguintes aspectos: escolha uma tecnologia assistiva que contribua com a aprendizagem de um aluno com baixa visão e justifique sua escolha. Finalize com uma explanação sobre a importância das tecnologias assistivas para os processos avaliativos em Educação Especial.
Lembre-se que seu texto deverá conter de 15 a 25 linhas, e deverá conter fundamentação teórica, ou seja, utilize-se de uma (1) citação de até 3 linhas e referencie o material que citar ao final.
Bons estudos!