• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

“Em meu percurso como Psicóloga Escolar, pude constatar que grande parte dos obstáculos enfrentados pelos docentes na execução de suas atividades junto aos alunos decorria da falta de conhecimento acerca dos princípios básicos do desenvolvimento humano. Isso porque, ao planejar suas atividades, eles eram exímios em pensar formas de apresentar o conteúdo pretendido, mas desconsideravam se os recursos e métodos utilizados seriam coerentes com o momento evolutivo que os discentes estavam vivenciando naquela faixa etária”.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

 

“Em meu percurso como Psicóloga Escolar, pude constatar que grande parte dos obstáculos enfrentados pelos docentes na execução de suas atividades junto aos alunos decorria da falta de conhecimento acerca dos princípios básicos do desenvolvimento humano. Isso porque, ao planejar suas atividades, eles eram exímios em pensar formas de apresentar o conteúdo pretendido, mas desconsideravam se os recursos e métodos utilizados seriam coerentes com o momento evolutivo que os discentes estavam vivenciando naquela faixa etária”.

 

Fonte: a autora.

 

Sobre o exposto, analise o caso a seguir:

 

Caso:

Joana é a professora regente de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Ao trabalhar gêneros textuais a professora quis oferecer uma experiência imersiva aos alunos levando a música “Águas de Março”, de Tom Jobim, pois estavam finalizando o gênero poema no mês de março.

Conheça a música acessando o link: https://youtu.be/oURxta-s4-c.

 

A professora planejou levar equipamento de som para a aula; apresentar a música para os alunos; discorrer sobre esse gênero textual; solicitar aos alunos que apresentassem, a partir de suas experiências, um poema que tinham conhecimento; representar graficamente a parte da música que mais chamou a atenção de cada um e por fim, propôs que em grupos de 4 alunos organizassem uma representação teatral da interpretação da música tema da aula.

 

Todas as etapas correram muito bem, com participação ativa e prazerosa da turma a deixando muito feliz. Entretanto, quando a última etapa foi ser executada, tudo virou um caos.

 

A turma que conta com idade entre 9 e 10 anos participou ativamente de todo o planejamento, mas ao reunirem-se em grupo para elaborar a apresentação não conseguiam chegar a um consenso sobre o que fazer, pois passavam muito tempo discutindo quem iria ser o líder do grupo; quem seria o responsável pelo roteiro; quem iria representar o trecho selecionado. Além disso, todos os grupos montaram apresentações que retratavam concretamente o que estava descrito no trecho selecionado.

 

A professora explicou aos alunos que a música retratava o ciclo da vida, no qual as estações, as experiências e a própria vida têm um início e um fim. Destacou aos alunos que águas de março era a metáfora do tempo de chuva deste mês, que o musicista utilizou para representar o fim do verão e início do outono, bem como dissertar sobre a perenidade que a vida e seus eventos têm.

 

Joana ficou aturdida com esses comportamentos e, principalmente, com a dificuldade que os alunos tiveram de interpretar de forma metafórica o poema. Ao se queixar desse ocorrido com a equipe diretiva, foi possível pensar que o planejamento estava excelente, mas que a última etapa não era condizente com o momento do desenvolvimento dos alunos.

Considerando o exposto, sua atividade mapa consiste em fazer uma análise do ocorrido, justificando por meio de um único texto argumentativo (mínimo 25 e máximo 35 linhas), fundamentado na teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo, os motivos pelos quais os alunos tiveram dificuldades em alcançar os objetivos propostos pela professora na última etapa da atividade.

 

Para estruturar seu texto, siga os passos a seguir:

 

  1. a) Primeiramente, identifique e defina em qual fase do desenvolvimento cognitivo os alunos estão, tendo como referência a teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo. Explique sua escolha.
  2. b) Em seguida, justifique os motivos pelos quais os alunos não estavam aptos a alcançar o resultado esperado pela professora.

 

OBSERVAÇÕES:

 

- Assista ao vídeo explicativo da professora Juliana Alencar, disponível na Sala do Café.

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download na pasta Material da Disciplina.

- Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

- Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.

- Caso tenha dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora pela ferramenta “Fale com o Mediador”.

 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

De acordo com o conteúdo do livro da disciplina na Unidade 5 (Cinco), descreva e arguemente em 15 llinhas, a importãncia se fazer um bom uso dos meios atuais de comunicação e a importãncia deste uso correto
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - TEOL - PREGAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIAS - 53_2024   De fato, observa-se, cada vez mais, que a Igreja cristã tem se apropriado dos recursos do mundo digital para cumprir sua tarefa evangelizadora. Prova disso é quantidade de canais no youtube, sites, blogs, perfis nas redes sociais e outros recursos com fins religiosos […]

A departamentalização é uma forma de divisão do trabalho por especialização da estrutura organizacional da empresa. Ou seja, é o agrupamento de acordo com um critério específico de homogeneidade das atividades e correspondente a recursos em unidades organizacionais.
04/06/2024
Integrare Academy

A departamentalização é uma forma de divisão do trabalho por especialização da estrutura organizacional da empresa. Ou seja, é o agrupamento de acordo com um critério específico de homogeneidade das atividades e correspondente a recursos em unidades organizacionais.   Em geral, as atividades de uma empresa são divididas em departamentos, que são uma forma de […]

Uma empresa pretende desenvolver um sistema de folha de pagamento cujo processo de modelagem utilizará UML (Unified Modeling Language). Essa empresa tem três tipos de colaborador: O comissionado, o horista e o assalariado. Todos os colaboradores registram, para efeito de controle, o número de horas trabalhadas no mês. Adicionalmente, os comissionados registram o valor do percentual de comissão e o valor total de vendas acumulado no mês; os horistas registram o valor recebido por hora; e os assalariados registram o valor do salário.
12/04/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ESFOT - MODELAGEM DE SOFTWARE - 51/2024   Uma empresa pretende desenvolver um sistema de folha de pagamento cujo processo de modelagem utilizará UML (Unified Modeling Language). Essa empresa tem três tipos de colaborador: O comissionado, o horista e o assalariado. Todos os colaboradores registram, para efeito de controle, o número de […]

PROBLEMATIZAÇÃO “Conhecer o lead time em detalhe permite que os gestores encontrem e eliminem gargalos em cada etapa da produção. Com isso, cresce a eficiência do negócio e a satisfação do cliente. Afinal, é muito desagradável encomendar um produto, receber uma expectativa de prazo de entrega e vê-lo chegar uma ou duas semanas após o combinado. E o impacto sobre a credibilidade da marca e da empresa é terrível.”
18/07/2024
Integrare Academy

    PROBLEMATIZAÇÃO “Conhecer o lead time em detalhe permite que os gestores encontrem e eliminem gargalos em cada etapa da produção. Com isso, cresce a eficiência do negócio e a satisfação do cliente. Afinal, é muito desagradável encomendar um produto, receber uma expectativa de prazo de entrega e vê-lo chegar uma ou duas semanas […]

Considerando o parasito apresentado na reportagem exposta, Trichuris trichiura, responda: Aponte as características morfológicas do parasito. Descreva o ciclo biológico e forma de transmissão. Descreva o nome da patologia causada e os aspectos Clínicos envolvidos. Aponte o diagnóstico e tratamento. Descreva as medidas de prevenção.
11/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ENF - PARASITOLOGIA - 54_2024   Olá, estudante! Hoje, trazemos uma proposta diferente para esta atividade de estudo. Leia o trecho da reportagem a seguir: “Ao estudarem fezes fossilizadas descobertas em latrinas de assentamentos vikings na Dinamarca, pesquisadores mapearam geneticamente um dos parasitas humanos mais antigos — o tricurídeo (Trichuris trichiura). Os […]

MJSP promove reflexões sobre o perfil de encarcerados no país pela Lei de Drogas (www.gov.br).
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: A EXECUÇÃO PENAL E A FINALIDADE DA PENA - 53_2024   TÍTULO: EXECUÇÃO DA PENA, SUPERPOPULAÇÃO DE PRESÍDIOS E O TRÁFICO DE DROGAS   Vejamos a notícia abaixo:   MJSP promove reflexões sobre o perfil de encarcerados no país pela Lei de Drogas (www.gov.br).   Segundo a pesquisa da Senad/MJSP […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp