• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Em cada caso temos um aumento da participação do aluno, que inicialmente participa apenas da etapa da resolução, no caso 1; até que participa desde a elaboração da situação problema que será investigado, como o caso 3.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Em cada caso temos um aumento da participação do aluno, que inicialmente participa apenas da etapa da resolução, no caso 1; até que participa desde a elaboração da situação problema que será investigado, como o caso 3.

A proposta desse MAPA é que você se coloque como professor da Educação Básica e proponha uma experiência educacional utilizando essa abordagem.

Tarefa: criar uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática

Para realização dessa tarefa, você precisará:

- Escolher um dos casos propostos por Barbosa (2001), que lhe orientará em todo o processo de elaboração da atividade.

- Escolher uma turma da Educação Básica na qual você desenvolveria sua atividade, elucidando conceitos que possam emergir no decorrer da solução proposta, de acordo com o nível escolhido.

- Elaborar uma situação problema a ser investigada: é necessário que você proponha uma situação inicial, como um convite para os alunos participarem da atividade que será proposta. Essa situação inicial pode ser um vídeo, uma contação de história ou uma conversa inicial, que motive os alunos a participarem, por meio de questionamentos que remetam ao tema central da atividade. Lembre-se que uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática parte de aspectos da realidade dos alunos, de sua vivência, seu dia a dia. Convide seus alunos a participarem por meio de situações que os envolva.

- Apresentar a situação problema: após a discussão inicial, deve ser apresentada a questão norteadora da atividade, o que os alunos deverão investigar.

- Apresentar dados ou ideias de coleta de dados que podem ser realizadas no coletivo com os alunos. Lembre-se que esses dados ou a construção deles realizada em sala de aula depende da concepção que você escolher, do caso proposto por Barbosa (2001).

- Apresentar uma resolução possível para a atividade proposta: essa resolução pode incluir imagens, gráficos, tabelas e textos explicativos... Será o “modelo final” que representa a solução para o questionamento inicial.

Use a sua criatividade!

 

Procure imagens, textos e vídeos que podem lhe auxiliar desde a proposta inicial da situação problema até a sua resolução.

Estamos à disposição! Qualquer dúvida, contate a mediação e/ou o nosso ambiente virtual.

Orientações para a realização da Atividade MAPA:

- Esta atividade deverá ser realizada exclusivamente no formulário Padrão, disponível no Material da Disciplina.

- Fique atento ao que foi solicitado e revise sua resposta para garantir que não se esqueceu de responder a nenhum item.

- Assista às aulas conceituais e leia o livro da disciplina. Estes materiais trazem informações indispensáveis para a construção da sua atividade.

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto de sua atividade antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo, mesmo que por outros canais de comunicação após a finalização.

Boa atividade! REFERÊNCIA:

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: RA DA

 

 

 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Determine o Número de Reynolds para uma tubulação de PVC soldável de diâmetro externo de 32 mm. Responda: qual é o tipo de regime de acordo com o valor obtido pelo Re? Obs.: tire um print de seu experimento e coloque como anexo junto ao seu MAPA.
07/05/2024
Integrare Academy

Determine o Número de Reynolds para uma tubulação de PVC soldável de diâmetro externo de 32 mm.   Responda: qual é o tipo de regime de acordo com o valor obtido pelo Re?   Obs.: tire um print de seu experimento e coloque como anexo junto ao seu MAPA.   ETAPA 4 Determine o fator […]

ETAPA 1 – Indique 2 (dois) desafios enfrentados por João nesse ambiente de trabalho. ETAPA 2 - Indique 1 (uma) estratégia ou ferramenta que seria mais eficaz para superar esses desafios.
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - RH - GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL - 53_2024   Olá, estudante. Preparado(a) para realizar a sua Atividade MAPA? Antes de iniciar, realize a leitura proposta, a seguir:   As relações entre empregadores e trabalhadores têm mudado nos últimos anos, em parte porque as normas que regulamentam tais relações têm sido alteradas pelos legisladores, […]

Ação 1: Discorrer acerca do conceito QVT. Ação 2: Apresentar os indicadores/fatores de QVT proposto por Walton. Ação 3: Escolher 1 (uma dimensão) concernente a cada indicador, e elaborar uma pergunta aderente a cada dimensão escolhida. (Serão 8 perguntas ao total)
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES - 53_2024   Olá, acadêmico(a), A atividade proposta corresponde à ATIVIDADE DE ESTUDO DA DISCIPLINA DE IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES. O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo(a) aos conteúdos estudados, no que tange […]

É necessário desenvolver habilidades e competências ao longo da graduação, sendo importante investir em conhecimentos em áreas como Organização, Sistemas e Métodos (OSM).
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - RH - ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS - 53_2024   Contextualização O processo de condução de um negócio é desafiador porque implica em responsabilidades, sendo necessário ter o devido preparo que inicia na graduação com o estudo de ferramentas e técnicas que serão praticadas no mercado de trabalho. É necessário desenvolver habilidades e competências […]

a cliente sustenta que o spa falhou em cumprir com o seu dever de cuidado, uma vez que os profissionais não tomaram as precauções adequadas para evitar reações alérgicas.
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - BIOÉTICA E RESPONSABILIDADE CIVIL - 53_2024 Olá, estudante! Como vai? Chegou a hora de praticar o conteúdo aprendido na disciplina de Bioética e Responsabilidade Civil! ​Há alguns anos, uma cliente em busca de relaxamento e bem-estar decidiu frequentar um spa renomado, onde optou por um tratamento que envolvia podologia, estética e terapia integrativa […]

Embora tenha inicialmente realizado a cotação para pagamento parcelado, a AgriFutura decidiu
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GCOM - MATEMÁTICA FINANCEIRA - 53_2024   A empresa AgriFutura, fundada há 35 anos na região do Cerrado brasileiro, é uma das líderes na produção de grãos e oleaginosas, com foco em soja, milho e girassol. A empresa se destaca por sua inovação tecnológica e compromisso com a sustentabilidade. Para manter seu […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp