• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

. E um deles trazia por baixo da solapa, de fonte a fonte, na parte detrás, uma espécie de cabeleira, de penas de ave amarela, que seria do comprimento de um coto, mui basta e mui cerrada, que lhe cobria o toutiço e

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: DOCUMENTOS E TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2024

 

O professor de História da Educação Básica precisa organizar suas aulas de acordo com as turmas que possui. Para isso, é necessário realizar um planejamento que atenda a Base Nacional Comum Curricular, o PPP da escola, os materiais didáticos disponíveis e ainda levar em consideração os recursos tecnológicos que a instituição de ensino possui. Além destas questões pedagógicas, é de suma relevância que o docente contemple em seu planejamento os diferentes tipos de documentos históricos existentes, buscando tornar o ensino e a compreensão dos conteúdos atrativa e significativa aos seus alunos. Nessa premissa, enquanto futuro professor de História, analise o excerto documental em destaque:

 

[...] A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita a modo de roque de xadrez. E trazem-no ali encaixado de sorte que não os magoa, nem lhes põe estorvo no falar, nem no comer e beber. Os cabelos deles são corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta antes do que sobrepente, de boa grandeza, rapados todavia por cima das orelhas. E um deles trazia por baixo da solapa, de fonte a fonte, na parte detrás, uma espécie de cabeleira, de penas de ave amarela, que seria do comprimento de um coto, mui basta e mui cerrada, que lhe cobria o toutiço e as orelhas. E andava pegada aos cabelos, pena por pena, com uma confeição branda como, de maneira tal que a cabeleira era mui redonda e mui basta, e mui igual, e não fazia míngua mais lavagem para a levantar. [...] Enquanto assistimos à missa e ao sermão, estaria na praia outra tanta gente, pouco mais ou menos, como a de ontem, com seus arcos e setas, e andava folgando. E olhando-nos, sentaram. E depois de acabada a missa, quando nós sentados atendíamos a pregação, levantaram-se muitos deles e tangeram corno ou buzina e começaram a saltar e dançar um pedaço. E alguns deles se metiam em almadias -- duas ou três que lá tinham - as quais não são feitas como as que eu vi; apenas são três traves, atadas juntas. E ali se metiam quatro ou cinco, ou esses que queriam, não se afastando quase nada da terra, só até onde podiam tomar pé. [...] Terça-feira, depois de comer, fomos em terra, fazer lenha, e para lavar roupa. Estavam na praia, quando chegamos, uns sessenta ou setenta, sem arcos e sem nada. Tanto que chegamos, vieram logo para nós, sem se esquivarem. E depois acudiram muitos, que seriam bem duzentos, todos sem arcos. E misturaram-se todos tanto conosco que uns nos ajudavam a acarretar lenha e metê-las nos batéis

 

Fonte: https://portalabel.org.br/images/pdfs/carta-pero-vaz.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.

 

 

A partir da leitura do excerto documental, da compreensão das temáticas discutidas no livro da disciplina e tendo por referência os primeiros contatos estabelecidos entre os naturais da terra e os integrantes da esquadra liderada por Pedro Álvares Cabral, disserte acerca dos itens a seguir:

 

  1. a) Quais elementos podemos extrair deste excerto.
  2. b) Levando em consideração a narrativa construída neste relato, quais cuidados precisamos ter ao manejar este tipo de documentação.
  3. c) Enquanto futuro professor de História, como você desenvolveria esta temática com seus alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II, priorizando o uso deste tipo de documento, mas de forma significativa e criativa.

Orientações:

- Assista ao tutorial explicativo disponível na Sala do Café.

- Elabore, de forma dissertativa-argumentativa, seu posicionamento frente às questões levantadas.

- Seu texto deverá conter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.

- Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Orientação de resposta: Indique as informações dos alunos: faixa etária, objetivo etc. Não esqueça de justificar sua resposta. (Máximo de 5 linhas).
15/07/2024
Integrare Academy

  Orientação de resposta: Indique as informações dos alunos: faixa etária, objetivo etc. Não esqueça de justificar sua resposta. (Máximo de 5 linhas). 2). As aulas normalmente seguem uma lógica de construção que preconiza iniciar com movimentos mais simples e ir gradualmente para movimentos ou exercícios mais complexos. Como se deu o processo de construção […]

2) Explique brevemente os sinais apresentados na fase inicial e fase final da formação de uma estria.
11/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - BIO - BIOMEDICINA ESTÉTICA E COSMETOLOGIA - 54_2024   Estrias são lesões que ocorrem na pele devido ao rompimento das fibras elásticas e colágenas. Com aspecto, coloração e progressão que vão da fase inicial à tardia ou crônica, sua prevalência é maior em mulheres e mais frequente nas nádegas, coxas, abdômen e […]

A cliente teve uma reação alérgica severa a um dos produtos aplicados durante o procedimento. Essa reação alérgica resultou em danos irreversíveis em suas unhas e pele, causando desconforto
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - BIOÉTICA E RESPONSABILIDADE CIVIL - 53_2024 Olá, estudante! Como vai? Chegou a hora de praticar o conteúdo aprendido na disciplina de Bioética e Responsabilidade Civil! ​Há alguns anos, uma cliente em busca de relaxamento e bem-estar decidiu frequentar um spa renomado, onde optou por um tratamento que envolvia podologia, estética e terapia integrativa […]

A organização astrológica que calculava o horóscopo completo da pessoa, juntamente com 28 astrólogos profissionais que tinham planejado o procedimento antecipadamente, selecionou entre 3 questionários de personalidade
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 – ECO – FILOSOFIA E ÉTICA – 53_2024   O objetivo é que você faça uma análise sobre o pensamento filosófico moderno e a busca da verdade, bem como, a busca de sua verdade moral, e como se dá sua relação prática na vida profissional.   Você sabe qual é o seu propósito […]

A seguir, analise as questões que o profissional entrevistado deverá responder: ​1- Nome do profissional, idade, habilitações de atuação e tempo de profissão. 2- Por que decidiu ser biomédico? 3- Quais as dificuldades encontradas no início da profissão? 4- Quais os desafios encontrados diariamente como biomédico? 5- O que fez para superar os obstáculos nos primeiros anos de atuação da biomedicina? 6- O que tem feito para se manter no mercado da profissão biomédica? 7- Que conselho daria para quem está concluindo a graduação de Biomedicina? 8- Tem alguma área de atuação da qual não tem habilitação, mas tem desejo de se especializar? 9- Se não fosse biomédico, em qual outra profissão gostaria de atuar?
07/05/2024
Integrare Academy

A seguir, analise as questões que o profissional entrevistado deverá responder: ​1- Nome do profissional, idade, habilitações de atuação e tempo de profissão. 2- Por que decidiu ser biomédico? 3- Quais as dificuldades encontradas no início da profissão? 4- Quais os desafios encontrados diariamente como biomédico? 5- O que fez para superar os obstáculos nos […]

MAPA - GH - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

MAPA - GH - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 52_2025 Seja bem-vindo(a) à sua atividade MAPA – Material de Avaliação Prática de Aprendizagem.​ A presente atividade, da disciplina de Planejamento Estratégico auxiliará você aluno(a) em sua trajetória de formação em Gestão Hospitalar, proporcionando as habilidades para compreender os fundamentos da estratégia nos diversos níveis do planejamento organizacional […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp