• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

E alguns deles se metiam em almadias -- duas ou três que lá tinham - as quais não são feitas como as que eu vi; apenas são três traves, atadas juntas. E ali se metiam quatro ou cinco, ou esses que queriam

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: DOCUMENTOS E TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2024

 

O professor de História da Educação Básica precisa organizar suas aulas de acordo com as turmas que possui. Para isso, é necessário realizar um planejamento que atenda a Base Nacional Comum Curricular, o PPP da escola, os materiais didáticos disponíveis e ainda levar em consideração os recursos tecnológicos que a instituição de ensino possui. Além destas questões pedagógicas, é de suma relevância que o docente contemple em seu planejamento os diferentes tipos de documentos históricos existentes, buscando tornar o ensino e a compreensão dos conteúdos atrativa e significativa aos seus alunos. Nessa premissa, enquanto futuro professor de História, analise o excerto documental em destaque:

 

[...] A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita a modo de roque de xadrez. E trazem-no ali encaixado de sorte que não os magoa, nem lhes põe estorvo no falar, nem no comer e beber. Os cabelos deles são corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta antes do que sobrepente, de boa grandeza, rapados todavia por cima das orelhas. E um deles trazia por baixo da solapa, de fonte a fonte, na parte detrás, uma espécie de cabeleira, de penas de ave amarela, que seria do comprimento de um coto, mui basta e mui cerrada, que lhe cobria o toutiço e as orelhas. E andava pegada aos cabelos, pena por pena, com uma confeição branda como, de maneira tal que a cabeleira era mui redonda e mui basta, e mui igual, e não fazia míngua mais lavagem para a levantar. [...] Enquanto assistimos à missa e ao sermão, estaria na praia outra tanta gente, pouco mais ou menos, como a de ontem, com seus arcos e setas, e andava folgando. E olhando-nos, sentaram. E depois de acabada a missa, quando nós sentados atendíamos a pregação, levantaram-se muitos deles e tangeram corno ou buzina e começaram a saltar e dançar um pedaço. E alguns deles se metiam em almadias -- duas ou três que lá tinham - as quais não são feitas como as que eu vi; apenas são três traves, atadas juntas. E ali se metiam quatro ou cinco, ou esses que queriam, não se afastando quase nada da terra, só até onde podiam tomar pé. [...] Terça-feira, depois de comer, fomos em terra, fazer lenha, e para lavar roupa. Estavam na praia, quando chegamos, uns sessenta ou setenta, sem arcos e sem nada. Tanto que chegamos, vieram logo para nós, sem se esquivarem. E depois acudiram muitos, que seriam bem duzentos, todos sem arcos. E misturaram-se todos tanto conosco que uns nos ajudavam a acarretar lenha e metê-las nos batéis

 

Fonte: https://portalabel.org.br/images/pdfs/carta-pero-vaz.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.

 

 

A partir da leitura do excerto documental, da compreensão das temáticas discutidas no livro da disciplina e tendo por referência os primeiros contatos estabelecidos entre os naturais da terra e os integrantes da esquadra liderada por Pedro Álvares Cabral, disserte acerca dos itens a seguir:

 

  1. a) Quais elementos podemos extrair deste excerto.
  2. b) Levando em consideração a narrativa construída neste relato, quais cuidados precisamos ter ao manejar este tipo de documentação.
  3. c) Enquanto futuro professor de História, como você desenvolveria esta temática com seus alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II, priorizando o uso deste tipo de documento, mas de forma significativa e criativa.

Orientações:

- Assista ao tutorial explicativo disponível na Sala do Café.

- Elabore, de forma dissertativa-argumentativa, seu posicionamento frente às questões levantadas.

- Seu texto deverá conter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.

- Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Qual método é mais vantajoso para o comprador, ou seja, que proporcione o maior valor para reembolso/devolução? Considerando a metodologia que trará maior benefício ao comprador, escreva um breve relatório (parecer) de análise (1 a 2 parágrafos), apresentando os conceitos referente aos métodos utilizados. Em seguida, apresente os valores calculados (em forma de tabela) e a diferença encontrada por você. Utilize o exemplo de tabela abaixo:
02/05/2024
Integrare Academy

Qual método é mais vantajoso para o comprador, ou seja, que proporcione o maior valor para reembolso/devolução? Considerando a metodologia que trará maior benefício ao comprador, escreva um breve relatório (parecer) de análise (1 a 2 parágrafos), apresentando os conceitos referente aos métodos utilizados. Em seguida, apresente os valores calculados (em forma de tabela) e […]

MAPA - JURIS - ROTINAS JURÍDICAS E ADMINISTRATIVAS - 53_2024
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - JURIS - ROTINAS JURÍDICAS E ADMINISTRATIVAS - 53_2024   Olá acadêmico(a) do curso de Serviços Jurídicos e Notariais. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você compreenda a importância e a existência de muitas outras áreas de atuação profissional no universo jurídico. […]

Use a criatividade, elabore uma mercadoria a ser vendida; um nome de comprador; um nome de vendedor (ambas empresas); um preço para a mercadoria transacionada; a forma de entrega (qual Incoterm, dos 11 existentes, você utilizaria e quais as características dele); quais as formas de pagamento utilizadas na transação; quais as garantias dadas pelo vendedor; o papel da arbitragem internacional no contrato, e qual o país referência para as leis do acordo! Lembre-se, os Incoterms são um importante guia para as negociações comerciais internacionais.
18/07/2024
Integrare Academy

  Use a criatividade, elabore uma mercadoria a ser vendida; um nome de comprador; um nome de vendedor (ambas empresas); um preço para a mercadoria transacionada; a forma de entrega (qual Incoterm, dos 11 existentes, você utilizaria e quais as características dele); quais as formas de pagamento utilizadas na transação; quais as garantias dadas pelo […]

Compagnon, exigem uma abordagem histórica, e o segundo, a partir da reflexão de que o discurso perpassa ambas áreas, história e literatura e, através dele, as fronteiras entre as áreas podem ser dissolvidas. [...]
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: DOCUMENTOS E TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2024   Estudante, leia com atenção o trecho do artigo que foi publicado na Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade.   Literatura e História: reflexões acerca das possibilidades de diálogos entre as áreas   Os debates acerca […]

"O Planejamento faz parte das funções administrativas (Planejar, Organizar, Direcionar e Controlar). Pode-se dizer que o Planejamento é executado no presente e seu resultado é focado no futuro
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - SECR - TÉCNICAS SECRETARIAIS I - 53_2024   Sabemos que o planejamento é essencial para obter bons resultados em qualquer área da vida. O planejamento envolve definir objetivos, organizar recursos e estabelecer ações para alcançar metas. Ele nos ajuda a antecipar problemas, alocar tempo e recursos de maneira eficiente e garantir que […]

A segmentação refere-se ao processo de dividir um mercado amplo e diversificado em grupos mais específicos e homogêneos, conhecidos como segmentos. Essa prática tem como objetivo identificar características comuns entre os consumidores dentro de cada segmento, permitindo que as empresas adaptem suas estratégias de marketing para atender de maneira mais eficaz às necessidades e preferências específicas de cada grupo. As bases mais comuns de segmentação são: geográficas, demográficas, psicográficas, comportamentais e os benefícios procurados.
18/07/2024
Integrare Academy

  A segmentação refere-se ao processo de dividir um mercado amplo e diversificado em grupos mais específicos e homogêneos, conhecidos como segmentos. Essa prática tem como objetivo identificar características comuns entre os consumidores dentro de cada segmento, permitindo que as empresas adaptem suas estratégias de marketing para atender de maneira mais eficaz às necessidades e […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp