Dessa forma, monte uma partida estrela-triangulo equivalente ao diagrama a seguir e responda às seguintes questões:
Figura 1 – Circuito de comendo.
Fonte: ALGETEC. Soluções Tecnológicas em Educação. Bancada de instalações elétricas industriaise energia eólica. Salvador: Alfatec, [2021]. 185p.
Figura 2 – Circuito de força
Fonte: ALGETEC. Soluções Tecnológicas em Educação. Bancada de instalações elétricas industriais e energia eólica. Salvador: Alfatec, [2021]. 185p.
1- Apresente uma foto de identificador do motor que você fará a prática e assinale as seguintes informações:
A – Corrente nominal do motor em suas variações de tensão.
B – Relação IP/IN.
C – Tensões de operação do motor.
2- Faça uma medição com um multímetro ou amperímetro das seguintes grandezas da sua prática:
A – Corrente nominal do motor em operação nominal.
B – Tensão de operação da bancada.
C – Corrente de pico, no momento da transição estrela-triângulo.
3- Faça uma explicação com as suas palavras sobre os funcionamentos e vantagens desta partida.