Dessa forma, é papel do docente incentivar os alunos e mediar as práticas de leitura, de modo que consigam ler além do explícito, tornando-se, assim, cidadãos autônomos, críticos e participativos na sociedade.
Nesse sentido, tendo em vista todos os estudos da disciplina, situe-se no seguinte contexto:
Você é professor(a) de língua portuguesa de uma escola e responsável por uma sala de contra turno, na qual desenvolve atividades que reforcem o hábito da leitura, sobretudo em um nível mais elevado (ver os níveis do processo de leitura na unidade I do livro desta disciplina).
Assim, como primeiro exercício do ano, você escolheu a charge a seguir para trabalhar com os alunos.
Fonte https://www.hojemais.com.br/tres-lagoas/noticia/geral/focos-de-mosquito-da-dengue. Acesso em: 28 fev. 2024.
Antes de apresentar aos alunos, você deve preparar os exercícios e enviar a sua coordenadora de área para validação.
Assim, neste MAPA, é preciso que você:
- a) Elabore uma atividade de leitura, de até 6 questões, que estimule os alunos à reflexão acerca da temática e dos recursos utilizados (linguísticos e não linguísticos) na charge, contemplando todos os níveis de leitura destacados na unidade I do livro desta disciplina.
- b) Explique, em um texto dissertativo-argumentativo entre 10 a 20 linhas, de que forma as questões elaboradas por você levam os alunos a uma leitura mais aprofundada, de modo que a proposta seja aprovada por sua coordenadora.
Além disso, para uma boa execução da atividade:
- Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade;
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web;
- Em caso de dúvida, entre em contato com o(a) professor(a) mediador(a).