• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

- Demonstração: expor, de maneira exemplificada e por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2024

 

O componente curricular Educação Física tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas os esportes, a ginástica, a dança, os jogos em brincadeiras, as lutas e os esportes corporais de aventura.

A organização dessas unidades temáticas é fundamental para um planejamento adequado nas aulas de Educação Física Escolar. Para além desses conhecimentos, ao trabalharmos com alunos público-alvo da Educação Especial se faz necessário compreender as abordagens/técnicas de instrução que devem ser aplicadas pelo professor para que esses alunos possam compreender e realizar as diversas práticas corporais. Lieberman (2002) destaca que o uso de algumas abordagens poderá garantir maior autonomia e maior participação de alunos independente de sua deficiência, sendo elas:

 

LIEBERMAN, L. J. Strategies for Inclusion: a handbook for Physical Educators. Champaign: Human Kinetics, 2022

 

- Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do aluno, para que ele apreenda o movimento. 

- Brailling: um professor ou colega deve orientar o aluno, por meio do tato, a perceber a execução de um movimento ou habilidade.​

- Orientação verbal: explicar, de forma clara e objetiva, verbalmente, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta. ​

- Demonstração: expor, de maneira exemplificada e por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta.

 

A partir das informações acima citadas, imagine que você, após finalizar sua graduação, foi aprovado em um concurso público como professor de Educação Física no município em que reside. Ao conhecer seus alunos, você observa que das seis turmas para as quais dará aula, três turmas apresentam alunos com diferentes tipos de deficiência. O 4º A apresenta um aluno com deficiência intelectual; o 4º B apresenta um aluno com deficiência visual; e o 5º A apresenta um aluno com deficiência física.

 

Para executar a atividade, você deverá GRAVAS UM VÌDEO contendo as seguintes instruções:

  1. Escolher UMA das três turmas acima citadas (4º A - deficiência intelectual; 4º B - deficiência visual ou 5º A - deficiência física).
  2. Escolher UMA das unidades temáticas (esportes, a ginástica, a dança, os jogos em brincadeiras, as lutas e os esportes corporais de aventura) e desenvolver UMA atividade fazendo o uso de DUAS das quatro abordagens/técnicas de instrução: orientação verbal, demonstração, assistência física ou brailling).
  3. Para o desenvolvimento dessa atividade convide DOIS ou mais colegas, a partir de 18 anos de idade (não é permitido que indivíduos menores de 18 anos participem da atividade), para participar, sendo que UM deles deverá simular ter uma das deficiências escolhida por você. Caso conheça e queira realizar a atividade com uma pessoa com deficiência física, visual ou motora, é possível, desde que seja adulto. Os demais participantes não deverão representar pessoas com deficiência.
  4. No início do vídeo, você acadêmico precisa se apresentar (nome completo e RA), receber o grupo de participantes, explicar a atividade detalhadamente (passo a passo) e aplicar (conduzir/orientar o desenvolvimento da atividade durante a execução). O vídeo deve ter entre dois e três minutos. O MAPA é individual e será corrigido considerando os critérios descritos anteriormente. As instruções sobre como gravar e enviar vídeos constam na Sala do Café.

Em resumo, você deve:

 - Gravar um vídeo de 2 a 3 minutos;

- Elaborar uma atividade;

- Conduzir/orientar um indivíduos com deficiência nesse circuito(a depender do que você escolher), utiliizando DUAS abordagens de instrução (a sua escolha);

Importante:

- É OBRIGATÓRIO a participação de mais DUAS pessoas, além de você, aluno. Sendo que uma delas deverá simular a deficiência escolhida.

- É PROIBIDO a participação de crianças ou adolescentes (menor que 18 anos) no vídeo. Caso apareça, sua atividade será ZERADA!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Explique como as coleções de sementes e frutos podem desempenhar um papel crucial na conservação de espécies ameaçadas e na recuperação de áreas degradadas.
07/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - CBIO - SISTEMÁTICA DE VEGETAIS E FUNGOS - 54_2024   Os herbários e as exsicatas, juntamente com as coleções de sementes e frutos, são fundamentais para a pesquisa em sistemática vegetal e para a conservação da biodiversidade. Contudo, o uso e a coleta de material vegetal para compor essas coleções envolvem decisões […]

MAPA - PORTFÓLIO - LET - PRÁTICA PEDAGÓGICA: LÍNGUA INGLESA - 53_2024
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - PORTFÓLIO - LET - PRÁTICA PEDAGÓGICA: LÍNGUA INGLESA - 53_2024 Procure uma escola de ensino regular (Fundamental II e/ou Médio) e converse com o(a) coordenador(a) pedagógico do estabelecimento (se for necessário, agende previamente um horário com essa pessoa). Apresente-se enquanto acadêmico(a) do curso de Letras Português-Inglês, comprovando tal condição com os documentos: carta […]

Em indústrias de alimentos, farmacêuticas e de armazenamento, o controle de temperatura é essencial para garantir a qualidade e a segurança dos produtos. Temperaturas inadequadas podem levar à deterioração, contaminação ou perda de eficácia de medicamentos e vacinas, bem como à deterioração de alimentos perecíveis.
07/05/2024
Integrare Academy

Em indústrias de alimentos, farmacêuticas e de armazenamento, o controle de temperatura é essencial para garantir a qualidade e a segurança dos produtos. Temperaturas inadequadas podem levar à deterioração, contaminação ou perda de eficácia de medicamentos e vacinas, bem como à deterioração de alimentos perecíveis.   Em equipamentos eletrônicos e sistemas industriais, o superaquecimento pode […]

c) Caso seja decidido utilizar um aquecedor de passagem a gás ao invés de placas solares, qual deverá ser a capacidade de vazão deste aquecedor? Considere: 2 duchas de 8 L/min e adote um modelo disponível em: https://www.rinnai.com.br/aquecedores...
06/06/2024
Integrare Academy

c) Caso seja decidido utilizar um aquecedor de passagem a gás ao invés de placas solares, qual deverá ser a capacidade de vazão deste aquecedor? Considere: 2 duchas de 8 L/min e adote um modelo disponível em: https://www.rinnai.com.br/aquecedores... d) Qual deve ser o volume do boiler para esta mesma residência, caso seja adotado o sistema […]

Você consegue perceber a importância que o profissional de segurança privada tem em estar sempre atualizado diante dos avanços tecnológicos? Por isso, o profissional deve estar sempre atualizado diante das inovações trazidas ao setor, a fim de que saiba operar e gerenciar diante dos novos avanços, mas, ao mesmo tempo, não deve se tornar um refém do aparato tecnológico ou acreditar que o mesmo por si só irá substituir suas responsabilidades. Se por um lado surgem avanços, também surgem novas responsabilidades, como garantir a segurança em áreas envolvendo a informática, internet, T.I., entre outros.
03/05/2024
Integrare Academy

Você consegue perceber a importância que o profissional de segurança privada tem em estar sempre atualizado diante dos avanços tecnológicos? Por isso, o profissional deve estar sempre atualizado diante das inovações trazidas ao setor, a fim de que saiba operar e gerenciar diante dos novos avanços, mas, ao mesmo tempo, não deve se tornar um […]

ATIVIDADE 1 - MEIOS DE PRODUÇÃO DE PROVA - 52_2024
04/06/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MEIOS DE PRODUÇÃO DE PROVA - 52_2024   Avaliação de Provas em Contexto de Segurança Pública   PROBLEMATIZAÇÃO: A valoração de provas é um pilar fundamental na gestão da segurança pública, especialmente em investigações que envolvem crimes complexos. O desafio de integrar métodos tradicionais de coleta de provas com novas tecnologias de […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp