• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

De uma maneira geral, o transporte por meio da membrana pode ser classificado como ativo ou passivo. Quando uma substância é transportada de um lado a outro da membrana, a favor do gradiente

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA - 53_2024

 

Em células eucarióticas, uma característica é a presença das membranas celulares, estruturas que delimitam as células e seus compartimentos internos, permitindo que substâncias que entram e saem atravessem as membranas; isso significa que algumas moléculas atravessam a membrana e outras são “barradas”. A seletividade das membranas celulares é um evento promovido pelo processo evolutivo, que levou ao desenvolvimento de vários mecanismos de transporte. Este intercâmbio de moléculas é fundamental para a sobrevivência das células.

 

De uma maneira geral, o transporte por meio da membrana pode ser classificado como ativo ou passivo. Quando uma substância é transportada de um lado a outro da membrana, a favor do gradiente de concentração, o transporte não requer gasto de energia e é denominado transporte passivo. Se a substância é transportada de um lado a outro da membrana contra o gradiente de concentração, o transporte requer gasto de energia e é denominado transporte ativo.

 

Adaptado de KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.

 

 

Considerando essa propriedade das membranas celulares, você irá fazer o seguinte experimento na etapa 1 abaixo:

 

ETAPA 1 – Experimento

 

Separe todos os materiais listados e siga o passo a passo abaixo:

 

1 – Materiais necessários:

 

A – Dois copos de vidro com o mesmo tamanho e características.

B – Uma colher de sopa.

C – Fita adesiva.

D – Folha de papel sulfite, ou folha de caderno ou folha do tipo post it.

E – Caneta.

F – Água potável.

G – Sal de cozinha.

H – Duas folhas de alface frescas.

 

2 – Passo a passo para execução do experimento:

 

Passo 1. Escreva com a caneta em um dos papeis “Água” e no outro “Água + Sal”. Em cada copo, cole com ajuda da fita adesiva esses papeis.

Passo 2. Coloque água nos dois copos, o mesmo volume.

Passo 3. No copo identificado com “Água + Sal”, adicione 1 colher de sopa de sal de cozinha e mecha.

Passo 4. Coloque uma folha de alface em cada copo.

Passo 5. Espere 15 minutos.

Passo 6. Retire as folhas de alface e as observe.

 

 

 

ETAPA 2 – Responda ao que se pede.

 

Após finalizado o experimento, responda:

 

  1. A) Qual é a característica de cada uma das folhas de alface antes e após serem adicionadas em cada copo?
  2. B) Qual tipo de transporte ocorreu? Explique.
  3. C) Por que houve diferença entre as folhas de alface dos dois copos?

 

​Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:

  1. Leia o livro da disciplina e o artigo indicado para a realização da atividade.
  2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
  3. Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://youtu.be/ys5j6zqQ44s (copie e cole no seu navegador de internet)
  4. Baixe o "Formulário de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta Material da Disciplina, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
  5. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA.
  6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
  7. Evite plágio de informações, nesse caso, insira as referências utilizadas para consulta das respostas.
  8. Atividades com imagens da internet ou compartilhadas entre alunos sofrerão penalizações.

*Esta atividade faz parte da composição de notas para a média na disciplina. Sua realização é muito importante!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

No estudo dos fenômenos de transporte, é comum nos depararmos com alguns números que, apesar de possuírem grande significado prático e físico, não apresentam unidades. Esses são os chamados números adimensionais.
06/06/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 – FENÔMENOS DE TRANSPORTE – 52_2024   No estudo dos fenômenos de transporte, é comum nos depararmos com alguns números que, apesar de possuírem grande significado prático e físico, não apresentam unidades. Esses são os chamados números adimensionais. “os números adimensionais podem facilitar bastante o estudo de leis e fenômenos físicos e aparecem […]

Qual é o assunto principal do texto?
18/07/2024
Integrare Academy

Qual é o assunto principal do texto? Qual é a conclusão do texto?   ATENÇÃO!c Não se esqueça de assistir ao Estudo de Caso da disciplina para realizar essa atividade.  

ATIVIDADE 1 - ADM - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ADM - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS - 52_2025   Por que as informações são o ativo mais valioso de uma empresa? Vivemos na era da informação, em que a velocidade com que os dados são produzidos e compartilhados é enorme. Empresas que conseguem captar, processar e transformar dados em informações relevantes possuem […]

ATIVIDADE 1 - SER - GERONTOLOGIA SOCIAL - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - SER - GERONTOLOGIA SOCIAL - 52_2025 Estudante, sejam bem-vindos a nossa Atividade de Estudo 1! Faça uma leitura com cuidado das informações descritas a seguir, pois subsidiará o estudo proposto. As pessoas idosas que enfrentam problema de acessibilidade, abandono, negligência familiar ou ainda possuam quaisquer dificuldades relacionadas à idade padecem pela escassez, […]

UNICESUMAR - 52_2024 - AE1 - ADM/PG
21/06/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ECONOMIA E SOCIEDADE - 52_2024   O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (31), reduzir a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, de 11,75% ao ano para 11,25% ao ano. Este foi o quinto corte seguido na taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto […]

- Apresentar uma resolução possível para a atividade proposta: essa resolução pode incluir imagens, gráficos, tabelas e textos explicativos... Será o “modelo final” que representa a solução para o questionamento inicial.
30/04/2024
Integrare Academy

- Apresentar uma resolução possível para a atividade proposta: essa resolução pode incluir imagens, gráficos, tabelas e textos explicativos... Será o “modelo final” que representa a solução para o questionamento inicial. Use a sua criatividade!   Procure imagens, textos e vídeos que podem lhe auxiliar desde a proposta inicial da situação problema até a sua […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp