• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

D) Escreva um parágrafo de no máximo 10 linhas para cada produto, justificando sua escolha com base na situação apresentada.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - TAUT - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 53_2024

 

Leia o texto a seguir:

 

As Tecnologias Assistivas (TA) podem ser ferramentas poderosas para promover a inclusão e a autonomia na rotina educacional. Conceituá-las, aplicá-las e utilizá-las de forma multifuncional, considerando as necessidades e especificidades de cada usuário, é fundamental para garantir que elas cumpram seu papel de forma eficaz. A Tecnologia Assistiva, aliada a práticas pedagógicas inovadoras e a uma postura inclusiva por parte de toda a comunidade escolar, pode ser a chave para abrir as portas para um futuro mais justo e promissor para todos os alunos.

 

Fonte: adaptado de: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

 

Considerando a importância da Autonomia e de como as Tecnologias Assistivas proporcionam acesso dentro das especificidades do aluno, analise os seguintes casos hipotéticos a seguir:

 

Situação 1: uma criança, 7 anos de idade, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dificuldade visual severa e laudo médico que apresenta idade cognitiva anterior à idade biológica.

 

Situação 2: uma aluna com Altas habilidades/Superdotação e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A professora precisa ajustar a sua prática com recursos que “alimentem” a grande busca da aluna.

 

Situação 3: uma aluna com dificuldades de mobilidade e Transtorno do Espectro Autista (TEA); também apresenta movimentos estereotipados das mãos, boca e balbucia sons que nem sempre são compreendidos. 

 

Situação 4: um aluno de 9 anos com deficiência visual – ou apresenta um quadro informado de dislexia, ou tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou se encontra em um dos espectros autistas.

 

Com base nos casos hipotéticos apresentados, sua tarefa é analisar cada um dos quatro cenários e selecionar um produto de Tecnologia Assistiva adequado para cada situação. Para isso, você deverá elaborar um pequeno catálogo, seguindo os passos a seguir:

 

  1. A) Apresentação do catálogo: escreva um texto, em até 15 linhas, destacando a importância das Tecnologias Assistiva para a inclusão dos alunos. 
  2. B) Escolha um produto de Tecnologia Assistiva para cada uma das quatro situações descritas, utilizando o Catálogo da CEAPAT ou outras fontes confiáveis que falam sobre Tecnologias Assistivas.
  3. C) No formulário padrão da disciplina, insira a foto dos produtos escolhidos seguindo a legenda indicada para cada situação (Situação 1, Situação 2, Situação 3 e Situação 4).
  4. D) Escreva um parágrafo de no máximo 10 linhas para cada produto, justificando sua escolha com base na situação apresentada.

 

Site do Catálogo da CEAPAT: https://catalogoceapat.imserso.es/productos/categorias/unacategoria/1 ​

 

ORIENTAÇÕES:

 

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.

- Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão

"Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

- Em caso de dúvidas, envie uma mensagem no fórum "TIRA-DÚVIDAS DO MAPA".

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

É muito comum no dia a dia das empresas, situações em que os sócios misturam seus gastos pessoais com os gastos da empresa, principalmente em empresas menores e familiares. Por isso, o profissional contábil precisa ter bastante atenção e habilidade para identificar qual é a documentação oportuna e, dessa forma, fazer a escrituração contábil da empresa da maneira correta.
30/04/2024
Integrare Academy

É muito comum no dia a dia das empresas, situações em que os sócios misturam seus gastos pessoais com os gastos da empresa, principalmente em empresas menores e familiares. Por isso, o profissional contábil precisa ter bastante atenção e habilidade para identificar qual é a documentação oportuna e, dessa forma, fazer a escrituração contábil da […]

g) Quais são os impactos da Lei Antidrogas na superlotação do sistema prisional?
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - IMERSÃO PROFISSIONAL: A EXECUÇÃO PENAL E A FINALIDADE DA PENA - 53_2024   TÍTULO: EXECUÇÃO DA PENA, SUPERPOPULAÇÃO DE PRESÍDIOS E O TRÁFICO DE DROGAS   Vejamos a notícia abaixo:   MJSP promove reflexões sobre o perfil de encarcerados no país pela Lei de Drogas (www.gov.br).   Segundo a pesquisa da Senad/MJSP […]

MAPA - CCONT - CONTROLADORIA - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

MAPA - CCONT - CONTROLADORIA - 52_2025 Chegou o momento de explorar, por meio da atividade MAPA, os conteúdos aprendidos na disciplina de Controladoria de forma prática! Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina pode contribuir de forma efetiva para a sua experiência e formação profissional. A contabilidade é uma ciência fundamental […]

B) INFORMAR e JUSTIFICAR qual é o sistema de produção utilizado na empesa MB Equipamentos,
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GQ - IMERSÃO PROFISSIONAL: PRODUÇÃO E METROLOGIA - 53_2024   Com o passar dos anos, os processos de fabricação evoluíram de modo significativo, impulsionados pelos avanços tecnológicos, mercadológicos e científicos. Essa evolução reflete a busca contínua da humanidade por melhores formas de transformar matérias-primas em produtos úteis, necessários para a sobrevivência e […]

Qual é o impacto da Literatura Portuguesa nas colônias de Portugal?
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - LET - LITERATURA PORTUGUESA E PAÍSES LUSÓFONOS - 53_2024   Quando estudamos a Literatura Portuguesa não olhamos somente para a história, para a grandiosidade dos poetas e da nação, mas também para processos de aculturação, colonização, subjulgamento e inversão de valores. Entendendo que, ao abordar “literatura colonial’’, nos referimos à que pretende […]

Leia a seguinte situação hipotética: Após terminar sua graduação, você foi convidado para trabalhar em uma Escola de Ensino Fundamental 1 (Anos Iniciais) com uma turma de alunos do primeiro ano. Logo no início, você percebe que estes estão com dificuldades em suas aquisições psicomotoras, principalmente no que se refere ao conceito psicomotor funcional global de coordenação motora fina e o conceito funcional perceptivo de lateralidade. Diante disso, a sua atividade MAPA é composta de duas etapas:
05/06/2024
Integrare Academy

  Leia a seguinte situação hipotética: Após terminar sua graduação, você foi convidado para trabalhar em uma Escola de Ensino Fundamental 1 (Anos Iniciais) com uma turma de alunos do primeiro ano. Logo no início, você percebe que estes estão com dificuldades em suas aquisições psicomotoras, principalmente no que se refere ao conceito psicomotor funcional […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp