descreva as principais características do Teaching Games for Understanding e cite um exemplo prática dessa metodologia. Ver conteúdo
Questão 01 - O ensino das lutas no ambiente escolar, vai muito além da repetição de movimentos técnicas, ou cópia de exercícios dos professores por meio de comando. Métodos como esses não favorecem um desenvolvimento autônomo da criança/adolescente para a prática de lutas. Ver conteúdo
Entendendo que o conteúdo referentes a lutas não deve ser negligenciado no espaço escolar, bem como o professor deve traçar estratégias para otimizar e proporcionar esse conteúdo aos alunos, responda as questões abaixo: Ver conteúdo
Dentre os diversos conteúdos da cultura corporal que estão presentes na Educação Física temos as lutas. Apesar de muitas vezes serem negligenciadas no ambiente escolar por serem consideradas violentas ou por falta de conhecimento dos professores, as lutas são componentes curriculares da Educação Física e devem ser transmitidas aos alunos. Ver conteúdo
Considerando as informações apresentadas no trecho, explique as diferenças existentes entre as Artes Marciais e as Modalidades Esportivas de Combate. Ver conteúdo
Apesar de serem utilizadas como sinônimos, as terminologias “Artes Marciais” e “Modalidades Esportivas de Combate” apresentam noções e contextos diversificados que são identificados na descrição apresentada na primeira Unidade do livro da disciplina. Ver conteúdo
A Unidade de Treino (UT) representa a sessão de treino ou aula prevista no microciclo. Sua elaboração é essencial para que o desenvolvimento das atividades ocorra de forma eficiente e satisfatória, atingindo o objetivo proposto dentro do seu planejamento ou periodização. Nesse contexto, Gonzáles et al. (2017) propõe que a aula ou UT deve ser estruturada em três grandes blocos: a roda inicial, as vivências e a roda final. A roda inicial e a roda final são os momentos de conversa entre professor/treinador e aluno/atleta. Já as vivências se referem à aplicação das atividades propostas. Ver conteúdo
a) Ginástica rítmica (grupo): b) Futebol: c) Golfe: d) Levantamento de peso: e) Polo aquático: f) Voleibol: Ver conteúdo
A partir disso e das demais informações apresentadas no livro da disciplina, classifique as modalidades esportivas a seguir, considerando as referências citadas anteriormente, ou seja, o número de participantes, a interação ou não com adversário e as características específicas da modalidade. Ver conteúdo
De acordo com as informações apresentadas por Darido e Rangel (2011) e Gonzales (2004) no livro da disciplina, as modalidades podem ser classificadas de acordo com o número de participantes e considerando se há presença ou não de adversários. Ainda, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) propõe uma categorização que tem como base os critérios de cooperação, a interação com o adversário, o desempenho motor e objetivos táticos da ação de cada modalidade esportiva. Ver conteúdo
Considerando que você foi contratado para trabalhar em um centro esportivo de sua cidade como professor/treinador para atuar na iniciação esportiva de crianças entre 08 a 12 anos na modalidade de ATLETISMO Ver conteúdo
02 – Cite e descreva os tipos de passagem de bastão e as distâncias oficiais estabelecidas da modalidade: Ver conteúdo
01 - Descreva como consiste a prova de CORRIDA DE REVEZAMENTO, cite e explique como e quais são as divisões nessa modalidade: Ver conteúdo
Diante disso, podemos entender que várias modalidades que compõem o atletismo possuem a sua especificidade para cada prova, assim como, o aprendizado sobre a complexidade de movimentos técnicos para cada modalidade, para que assim, o atleta ou aluno realize a prática de uma maneira satisfatória. Ver conteúdo
A corrida de revezamento tem raízes na Grécia Antiga, nas Panateneias realizadas em homenagem à deusa Atena, e incluía, no programa de atletismo, uma prova de revezamento chamada de “corrida das tochas”. A prova de revezamento é a única prova dentro do Atletismo que permite o caráter coletivo, por esse motivo ela já tem uma grande procura pelos admiradores do esporte, porém essa prova tem particularidades próprias, afinal o fator coletivo é o que irá determinar o resultado dessa prova, sendo essencial que os quatro atletas da equipe tenham um entrosamento capaz de fazê-los diminuir ao máximo o tempo nas trocas de bastão. Ver conteúdo
3. Quantas e quais modalidades de salto utilizam material para realizar o movimento de "saltar"? Ver conteúdo
1. Quantas e quais são as modalidades de salto presentes no atletismo? 2. Todas são realizadas na mesma pista/caixa de areia? Se negativo, onde elas são realizadas? 3. Quantas e quais modalidades de salto utilizam material para realizar o movimento de "saltar"? Ver conteúdo
Pelo que nos foi exposto acima, podemos identificar que o "saltar" é um movimento primordial e está presente em algumas modalidades do Atletismo. Por isso, para essa atividade, você deverá responder as questões abaixo: Ver conteúdo
O "saltar" é um movimento locomotor fundamental, que pode ser considerado a extensão da corrida, ele exige equilíbrio dinâmico e estático e, faz-se necessário o bom desempenho no movimento de correr, para que o salto seja preciso. O padrão motor de um salto vertical nos dá subsídios importantes sobre como identificar o seu desenvolvimento motor Ver conteúdo
2.2. Qual é o número MÁXIMO de toques que o time poderá dar na bola para passá-la ao outro lado da quadra? Ver conteúdo
2.1. Qual é a quantidade MÁXIMA de jogadores por equipe dentro de quadra em um jogo oficial? Ver conteúdo
Nesse sentido, você, acadêmico(a) e futuro(a) professor(a) de Educação Física, deverá ter conhecimentos sobre os fundamentos, as regras e as especificidades dessa modalidade para que sua atuação seja adequada e satisfatória. Ver conteúdo
O voleibol é caracterizado como um esporte coletivo e faz parte dos conteúdos que compõem a matriz curricular da Educação Física. Com sua prática difundida em escolas, clubes, parques e ruas, essa modalidade aparece como o segundo esporte mais praticado no Brasil e o mais pesquisado pelos brasileiros durante a primeira metade de 2022. Diferentemente de outros esportes coletivos, o voleibol não é considerado um esporte de invasão por não haver um espaço “comum” entre as equipes numa mesma quadra. Por conta disso, algumas características e elementos dessa modalidade, como a especificidade dos gestos técnicos e algumas regras, apresentam grande diferença se comparadas a outros esportes. Ver conteúdo
A partir do exposto acima, CITE e EXPLIQUE O OBJETIVO (de forma geral) de cada um dos TRÊS campos de atuação em que o esporte coletivo: VOLEIBOL, está inserido: Ver conteúdo
Nesse sentido, é importante que saibamos como agir em cada um dos campos de atuação do profissional da área da educação física, seja dentro das escolas e seja dentro de clubes e/ou escolinhas de voleibol. Ver conteúdo
O voleibol é uma modalidade muito popular entre os brasileiros, apontada como o segundo esporte mais praticado no Brasil. Sua prática é desenvolvida em escolas, clubes e até mesmo em ruas e parques. Por isso, nós enquanto professores e profissionais da área da Educação Física, somos responsáveis em levar esse esporte aos locais de prática de forma segura e adequada. Ver conteúdo
a) Descreva o que é o NASF. b) Indique por qual portaria e quando o NASF foi criado. c) Informe quais profissões podem compor uma equipe do NASF. d) Descreve quais atividades são de responsabilidade do profissional de Educação Física que atua em uma equipe do NASF. Ver conteúdo
Após você ter realizado todas as pesquisas, agora chegou a hora de você participar de um concurso para saber se de fato aprendeu com o que você trabalhou. Esse concurso tem o objetivo de te oferecer uma vaga para atuar na saúde pública, especificamente no NASF. Assim, você deverá responder corretamente as seguintes questões abaixo para ser aprovado. Ver conteúdo
a) Calcule a prevalência de câncer de próstata no início e no final de 2021. b) Calcule a taxa de incidência de câncer de próstata em 2021 neste município. Ver conteúdo