• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Você usa e-mail regularmente para comunicação pessoal ou profissional? ( ) NÃO ( ) SIM

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025

 

O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento. Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui referências bibliográficas que vão além de livros físicos, incluindo artigos e textos acadêmicos acessados, editados e indexados em plataformas online, disponíveis a qualquer pessoa ao redor do mundo com apenas um clique. Embora seja indiscutível a contribuição dessas ferramentas tecnológicas para a produção de conhecimento na educação e sua utilização no ambiente escolar, é necessário considerar que essas mudanças ocorrem de forma exponencial e podem ser incorporadas ao cotidiano das pessoas sem uma reflexão profunda, intensificando os processos de alienação da sociedade tardo-moderna, conforme defendido por Hartmut Rosa (2022).

 

Fonte: BARBOSA, R. de O.; TAVEIRA, F. A. L.; PERALTA, D. A. Entre respostas digitais e saberes experienciais: o ChatGPT e a educação em perspectiva crítica. Revista Pesquisa Qualitativa, [s. l.], v. 12, n. 30, p. 01-18, 2024. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/723. Acesso em: 23 jan. 2025.

 

A tecnologia tem transformado profundamente a educação, ampliando o acesso à informação e oferecendo novas ferramentas para o ensino. O uso de inteligências artificiais, como o ChatGPT, levanta questionamentos sobre os limites e as possibilidades da incorporação dessas tecnologias na prática pedagógica. Embora essas ferramentas possam auxiliar na produção de conteúdos, sua capacidade de substituir a experiência e a mediação do professor ainda é debatida. O avanço tecnológico não ocorre sem desafios. Entre os principais dilemas estão a dependência excessiva de respostas automatizadas, a perda da capacidade crítica dos alunos e os impactos da aceleração tecnológica no processo de ensino e aprendizagem. Assim, é fundamental refletir sobre o papel dos saberes digitais na formação docente e na construção do conhecimento. Nesse contexto, é essencial que professores e alunos desenvolvam um olhar crítico sobre o uso dessas ferramentas, aproveitando seus benefícios sem perder a profundidade e a experiência que o ensino tradicional proporciona. A tecnologia deve ser vista como um suporte à prática pedagógica, e não como um substituto da vivência humana na educação.

 

Com base na leitura do artigo "Entre Respostas Digitais e Saberes Experienciais: O ChatGPT e a Educação em Perspectiva Crítica", discuta o impacto dos saberes digitais na prática pedagógica. Considere os avanços tecnológicos, os desafios éticos e as contribuições das ferramentas digitais no ensino. Argumente se a tecnologia pode substituir a experiência humana na educação ou se deve ser apenas um suporte ao ensino. Escreva um texto dissertativo-argumentativo de 15 a 20 linhas, fundamentando sua resposta com trechos do artigo lido e reflexões próprias. Lembre-se de fundamentar seu texto e colocar as referências no final, conforme as normas da ABNT.

 

​Aproveitando que o tema é tecnologia e cultura digital, que tal fazer um teste rápido para saber se você é uma pessoa digital? Esse teste não é avaliativo, mas é necessário que você coloque o seu resultado no final da sua atividade:

 

Você é uma pessoa digital? Marque “X” em "Não" ou "Sim".

 

Você usa e-mail regularmente para comunicação pessoal ou profissional?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você realiza compras on-line pelo menos uma vez ao mês?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você usa redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn etc.) com frequência?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você já utilizou um aplicativo de banco ou carteira digital para fazer pagamentos?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você costuma assistir a vídeos ou consumir conteúdos digitais (YouTube, Netflix, podcasts)?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você prefere ler notícias e artigos on-line em vez de jornais ou revistas impressas?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você já usou serviços de armazenamento na nuvem (Google Drive, Dropbox, OneDrive)?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você utiliza assistentes virtuais ou inteligência artificial (Siri, Alexa, ChatGPT)?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você já trabalhou ou estuda de forma remota utilizando ferramentas digitais?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você protege suas senhas e dados pessoais utilizando autenticação em dois fatores ou gerenciadores de senhas?

(  ) NÃO

(  ) SIM

 

Resultado:

✅ Se respondeu "Sim" a seis ou mais perguntas: você pode ser considerado uma pessoa digital!

❌ Se respondeu "Sim" a menos de seis perguntas: você ainda não faz parte totalmente do mundo digital.

 

Quantos SIM e NÃO você ASSINALOU?

SIM:

NÃO:

PELAS SUAS RESPOSTAS, VOCÊ É CONSIDERADO COMO UMA PESSOA DIGITAL?

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Independente da sua posição política ou partidária realize essa atividade se concentrando na situação ocorrida como um profissional

Independente da sua posição política ou partidária realize essa atividade se concentrando na situação ocorrida como um profissional da área da segurança privada fazendo uma análise sistêmica dos erros e acertos. Para se aprofundar e ler as matérias na integra, acesse os endereços disponibilizados. https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/1009. https://www.quatenusonline.com.br/blog/erro-no-atentado-a-jair-bolsonaro/ https://www.estadao.com.br/estadao-verifica/facada-bolsonaro-comprova-explica/#:~:text=Em%206%20de%20setembro%20de,Halfeld%2C%20no%20Centro%20da%20cidade. ORIENTAÇÕES: - Realize uma leitura cuidadosa do livro […]

1. Conforme o texto, qual o conceito do termo “raciocínio pedagógico”, proposto por Shulman (2004 apud CRUZ e CASTRO, 2019)?

ATIVIDADE 1 - EDU - DIDÁTICA - 51_2025   Segundo Candau (2009 apud CRUZ e CASTRO, 2019), a disciplina de Didática está passando por um processo de diversificação, caracterizado pela ampliação das possibilidades no contexto de seu ensino. Esse movimento ocorre em função da incorporação de novos elementos no campo, como as perspectivas multiculturais e […]

2. Relação entre os fundamentos da psicologia com os princípios do aconselhamento pastoral, destacando como ambos podem dialogar de forma ética e complementar no cuidado com as pessoas

Relação entre os fundamentos da psicologia com os princípios do aconselhamento pastoral, destacando como ambos podem dialogar de forma ética e complementar no cuidado com as pessoas; Exemplificação de pelo menos três situações práticas em que o aconselhamento pastoral se beneficia da aplicação de conceitos psicológicos; Sugerir técnicas ou atitudes baseadas na psicologia que podem […]

RH - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - MAPA - 54/2023

MAPA - RH - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 54/2023   Liderança e poder nas organizações Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio a seguir.   "A possível complexidade existente no processo de formação de uma liderança estratégica é maior quando se considera, principalmente, o ambiente competitivo das organizações (MINTZBERG, 1998).  Além do mais, ter uma […]

A dissertação deve ser desenvolvida com base em princípios da pesquisa científica em teologia, utilizando ao menos duas fontes acadêmicas para embasar a argumentação. É

ATIVIDADE 1 - TEOL - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: PESQUISAS ATUAIS EM TEOLOGIA - 51_2025 ATIVIDADE DE ESTUDO 01 - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: PESQUISA ATUAIS EM TEOLOGIA   A teologia, enquanto campo do saber, busca compreender e interpretar as questões fundamentais da fé, da espiritualidade e da relação do ser humano com o divino. No ambiente acadêmico, a […]

Laboratórios da mais alta tecnologia, sistemas informáticos avançados, inteligência artificial e tantos outros recursos da “Nova Era” contrastam com as condições miseráveis da vida

ATIVIDADE 1 - GPUB - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - 51_2025   A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina. O objetivo dessa atividade é que você faça uma análise sobre o Urbanismo, suas definições e distinções ao longo da história e sua evolução nas cidades até os dias atuais. Nessa atividade, […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp