• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Você protege suas senhas e dados pessoais utilizando autenticação em dois fatores ou gerenciadores de senhas? ( ) NÃO ( ) SIM

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025

 

O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento. Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui referências bibliográficas que vão além de livros físicos, incluindo artigos e textos acadêmicos acessados, editados e indexados em plataformas online, disponíveis a qualquer pessoa ao redor do mundo com apenas um clique. Embora seja indiscutível a contribuição dessas ferramentas tecnológicas para a produção de conhecimento na educação e sua utilização no ambiente escolar, é necessário considerar que essas mudanças ocorrem de forma exponencial e podem ser incorporadas ao cotidiano das pessoas sem uma reflexão profunda, intensificando os processos de alienação da sociedade tardo-moderna, conforme defendido por Hartmut Rosa (2022).

 

Fonte: BARBOSA, R. de O.; TAVEIRA, F. A. L.; PERALTA, D. A. Entre respostas digitais e saberes experienciais: o ChatGPT e a educação em perspectiva crítica. Revista Pesquisa Qualitativa, [s. l.], v. 12, n. 30, p. 01-18, 2024. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/723. Acesso em: 23 jan. 2025.

 

A tecnologia tem transformado profundamente a educação, ampliando o acesso à informação e oferecendo novas ferramentas para o ensino. O uso de inteligências artificiais, como o ChatGPT, levanta questionamentos sobre os limites e as possibilidades da incorporação dessas tecnologias na prática pedagógica. Embora essas ferramentas possam auxiliar na produção de conteúdos, sua capacidade de substituir a experiência e a mediação do professor ainda é debatida. O avanço tecnológico não ocorre sem desafios. Entre os principais dilemas estão a dependência excessiva de respostas automatizadas, a perda da capacidade crítica dos alunos e os impactos da aceleração tecnológica no processo de ensino e aprendizagem. Assim, é fundamental refletir sobre o papel dos saberes digitais na formação docente e na construção do conhecimento. Nesse contexto, é essencial que professores e alunos desenvolvam um olhar crítico sobre o uso dessas ferramentas, aproveitando seus benefícios sem perder a profundidade e a experiência que o ensino tradicional proporciona. A tecnologia deve ser vista como um suporte à prática pedagógica, e não como um substituto da vivência humana na educação.

 

Com base na leitura do artigo "Entre Respostas Digitais e Saberes Experienciais: O ChatGPT e a Educação em Perspectiva Crítica", discuta o impacto dos saberes digitais na prática pedagógica. Considere os avanços tecnológicos, os desafios éticos e as contribuições das ferramentas digitais no ensino. Argumente se a tecnologia pode substituir a experiência humana na educação ou se deve ser apenas um suporte ao ensino. Escreva um texto dissertativo-argumentativo de 15 a 20 linhas, fundamentando sua resposta com trechos do artigo lido e reflexões próprias. Lembre-se de fundamentar seu texto e colocar as referências no final, conforme as normas da ABNT.

 

​Aproveitando que o tema é tecnologia e cultura digital, que tal fazer um teste rápido para saber se você é uma pessoa digital? Esse teste não é avaliativo, mas é necessário que você coloque o seu resultado no final da sua atividade:

 

Você é uma pessoa digital? Marque “X” em "Não" ou "Sim".

 

Você usa e-mail regularmente para comunicação pessoal ou profissional?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você realiza compras on-line pelo menos uma vez ao mês?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você usa redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn etc.) com frequência?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você já utilizou um aplicativo de banco ou carteira digital para fazer pagamentos?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você costuma assistir a vídeos ou consumir conteúdos digitais (YouTube, Netflix, podcasts)?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você prefere ler notícias e artigos on-line em vez de jornais ou revistas impressas?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você já usou serviços de armazenamento na nuvem (Google Drive, Dropbox, OneDrive)?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você utiliza assistentes virtuais ou inteligência artificial (Siri, Alexa, ChatGPT)?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você já trabalhou ou estuda de forma remota utilizando ferramentas digitais?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você protege suas senhas e dados pessoais utilizando autenticação em dois fatores ou gerenciadores de senhas?

(  ) NÃO

(  ) SIM

 

Resultado:

✅ Se respondeu "Sim" a seis ou mais perguntas: você pode ser considerado uma pessoa digital!

❌ Se respondeu "Sim" a menos de seis perguntas: você ainda não faz parte totalmente do mundo digital.

 

Quantos SIM e NÃO você ASSINALOU?

SIM:

NÃO:

PELAS SUAS RESPOSTAS, VOCÊ É CONSIDERADO COMO UMA PESSOA DIGITAL?

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Ao estudarmos os dedos e as unhas, observarmos a presença de várias características anatômicas, cada uma com uma denominação

Ao estudarmos os dedos e as unhas, observarmos a presença de várias características anatômicas, cada uma com uma denominação. Uma dessas partes é a região próxima da matriz ungueal que, popularmente é chamada de cutícula. É uma região que deve ser sempre hidratada e cuidada para que não gere desconforto ao paciente, caso haja uma […]

LOG - GESTÃO DE TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA - 54/2023 - MAPA

MAPA - LOG - GESTÃO DE TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA - 54/2023 A gestão de transportes e infraestrutura desempenha um papel crucial na eficiência das operações logísticas e na conectividade econômica de regiões e países. A evolução das técnicas de gestão e as melhorias na infraestrutura de transporte têm influenciado significativamente o comércio global, a mobilidade […]

A Toxicologia Analítica lida com a detecção, identificação e quantificação de substâncias de interesse toxicológico (principalmente drogas

QUESTÃO 6 “A Toxicologia Analítica lida com a detecção, identificação e quantificação de substâncias de interesse toxicológico (principalmente drogas e outros xenobióticos), bem como seus respectivos metabolitos em matrizes de origem biológica ou não. Assim, quando utilizamos os princípios e técnicas desta ciência para fins forenses (inseridos na esfera criminal), essa aplicação passa a ser […]

Leia com atenção o caso hipotético a seguir: Você está atuando como consultor, em uma empresa do ramo alimentício em sua cidade. Durante a reunião de feedback

Leia com atenção o caso hipotético a seguir: Você está atuando como consultor, em uma empresa do ramo alimentício em sua cidade. Durante a reunião de feedback da fase de diagnóstico com o cliente, você apresentou o relatório detalhando as intervenções necessárias para alcançar os objetivos propostos. Enquanto escrevia sobre as intervenções a serem sugeridas, […]

Com base nos conteúdos estudados na disciplina, identifique e descreva três elementos comuns presentes nas diferentes modalidades de lutas e artes marciais. Explique como

ATIVIDADE 1 - LUTAS - 51_2025 As artes marciais e as lutas possuem uma longa trajetória na história da humanidade, sendo reconhecidas não apenas por suas técnicas de combate, mas também pelos valores filosóficos, éticos e educativos que transmitem. A prática dessas modalidades vai além do aspecto físico, integrando princípios que moldam o caráter dos […]

ATIVIDADE 2 - PED - ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV - 54/2023

QUESTÃO 1 O aluno da Unicesumar certamente cursa as disciplinas em uma das três formas: a) como curricular; b) em adaptação; c) em dependência. As disciplinas curriculares são aquelas disponibilizadas na ordem do currículo elaborado, considerando a Matriz Curricular. As disciplinas em adaptação são ofertadas para alguns alunos que precisam modificar a estrutura do currículo […]

1 2 3 … 555 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp