• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Você protege suas senhas e dados pessoais utilizando autenticação em dois fatores ou gerenciadores de senhas? ( ) NÃO ( ) SIM

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025

 

O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento. Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui referências bibliográficas que vão além de livros físicos, incluindo artigos e textos acadêmicos acessados, editados e indexados em plataformas online, disponíveis a qualquer pessoa ao redor do mundo com apenas um clique. Embora seja indiscutível a contribuição dessas ferramentas tecnológicas para a produção de conhecimento na educação e sua utilização no ambiente escolar, é necessário considerar que essas mudanças ocorrem de forma exponencial e podem ser incorporadas ao cotidiano das pessoas sem uma reflexão profunda, intensificando os processos de alienação da sociedade tardo-moderna, conforme defendido por Hartmut Rosa (2022).

 

Fonte: BARBOSA, R. de O.; TAVEIRA, F. A. L.; PERALTA, D. A. Entre respostas digitais e saberes experienciais: o ChatGPT e a educação em perspectiva crítica. Revista Pesquisa Qualitativa, [s. l.], v. 12, n. 30, p. 01-18, 2024. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/723. Acesso em: 23 jan. 2025.

 

A tecnologia tem transformado profundamente a educação, ampliando o acesso à informação e oferecendo novas ferramentas para o ensino. O uso de inteligências artificiais, como o ChatGPT, levanta questionamentos sobre os limites e as possibilidades da incorporação dessas tecnologias na prática pedagógica. Embora essas ferramentas possam auxiliar na produção de conteúdos, sua capacidade de substituir a experiência e a mediação do professor ainda é debatida. O avanço tecnológico não ocorre sem desafios. Entre os principais dilemas estão a dependência excessiva de respostas automatizadas, a perda da capacidade crítica dos alunos e os impactos da aceleração tecnológica no processo de ensino e aprendizagem. Assim, é fundamental refletir sobre o papel dos saberes digitais na formação docente e na construção do conhecimento. Nesse contexto, é essencial que professores e alunos desenvolvam um olhar crítico sobre o uso dessas ferramentas, aproveitando seus benefícios sem perder a profundidade e a experiência que o ensino tradicional proporciona. A tecnologia deve ser vista como um suporte à prática pedagógica, e não como um substituto da vivência humana na educação.

 

Com base na leitura do artigo "Entre Respostas Digitais e Saberes Experienciais: O ChatGPT e a Educação em Perspectiva Crítica", discuta o impacto dos saberes digitais na prática pedagógica. Considere os avanços tecnológicos, os desafios éticos e as contribuições das ferramentas digitais no ensino. Argumente se a tecnologia pode substituir a experiência humana na educação ou se deve ser apenas um suporte ao ensino. Escreva um texto dissertativo-argumentativo de 15 a 20 linhas, fundamentando sua resposta com trechos do artigo lido e reflexões próprias. Lembre-se de fundamentar seu texto e colocar as referências no final, conforme as normas da ABNT.

 

​Aproveitando que o tema é tecnologia e cultura digital, que tal fazer um teste rápido para saber se você é uma pessoa digital? Esse teste não é avaliativo, mas é necessário que você coloque o seu resultado no final da sua atividade:

 

Você é uma pessoa digital? Marque “X” em "Não" ou "Sim".

 

Você usa e-mail regularmente para comunicação pessoal ou profissional?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você realiza compras on-line pelo menos uma vez ao mês?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você usa redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn etc.) com frequência?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você já utilizou um aplicativo de banco ou carteira digital para fazer pagamentos?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você costuma assistir a vídeos ou consumir conteúdos digitais (YouTube, Netflix, podcasts)?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você prefere ler notícias e artigos on-line em vez de jornais ou revistas impressas?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você já usou serviços de armazenamento na nuvem (Google Drive, Dropbox, OneDrive)?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você utiliza assistentes virtuais ou inteligência artificial (Siri, Alexa, ChatGPT)?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você já trabalhou ou estuda de forma remota utilizando ferramentas digitais?

(  ) NÃO

(  ) SIM

Você protege suas senhas e dados pessoais utilizando autenticação em dois fatores ou gerenciadores de senhas?

(  ) NÃO

(  ) SIM

 

Resultado:

✅ Se respondeu "Sim" a seis ou mais perguntas: você pode ser considerado uma pessoa digital!

❌ Se respondeu "Sim" a menos de seis perguntas: você ainda não faz parte totalmente do mundo digital.

 

Quantos SIM e NÃO você ASSINALOU?

SIM:

NÃO:

PELAS SUAS RESPOSTAS, VOCÊ É CONSIDERADO COMO UMA PESSOA DIGITAL?

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

d) Levantamento de peso:

ATIVIDADE 1 - INICIAÇÃO ESPORTIVA - 51_2025   De acordo com as informações apresentadas por Darido e Rangel (2011) e Gonzales (2004) no livro da disciplina, as modalidades podem ser classificadas de acordo com o número de participantes e considerando se há presença ou não de adversários. Ainda, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, […]

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) define, em seu Art. 442, que o contrato de trabalho é “ o acordo tácito ou expresso que estabelece a relação de emprego”

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) define, em seu Art. 442, que o contrato de trabalho é “ o acordo tácito ou expresso que estabelece a relação de emprego” (Brasil, 1943, on-line). Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm. Acesso em: 29 abr. 2025. Nesse sentido, podemos afirmar que o contrato de trabalho é o documento que formaliza a […]

ATIVIDADE 1 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 51_2025

ATIVIDADE 1 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 51_2025   Considerando a área de conhecimento da Andragogia, ela seria capaz de contribuir para melhores práticas dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA)?   Para refletir sobre essa problemática, devemos lembrar que a EJA se configura como […]

ECO - TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA - ATIVIDADE 1 - 54/2023

ATIVIDADE 1 - ECO - TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA  - 54/2023 Leia e reflita sobre o RESUMO do artigo a seguir: CAPACIDADE DOS VENTOS EM GERAR GANHOS ECONÔMICOS: UMA ANÁLISE COM MATRIZ INSUMO PRODUTO RESUMO: A repercussão acerca do potencial da energia eólica surge em um contexto em que ocorrem discussões relacionadas às mudanças […]

(1) PRIMEIRA ETAPA: Análise da Situação Problema

MAPA - TÓPICOS ESPECIAIS - 51_2025   Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina.   Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no […]

3) No contexto do desenvolvimento para dispositivos de IoT com recursos limitados, como a técnica de paginação pode impactar o desempenho do sistema operacional?

MAPA - ADSIS - SISTEMAS OPERACIONAIS - 51_2025 Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir duas etapas, a saber: (1) PRIMEIRA ETAPA: análise da situação-problema Você foi contratado como consultor para uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp