• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Uma proporção de quase um terço dos municípios da amostra BFI, segundo os secretários de educação entrevistados, não tinha um representante da secretaria municipal de

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - SER - INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO DE GRUPOS MINORITÁRIOS - 51_2025

 

Considerando o processo de avalição das políticas públicas sociais, é muito importante contarmos com um avaliador externo e independente em relação ao objeto avaliado, pode garantir neutralidade na análise, além deste ponto temos de considerar também que uma avaliação dever ser um processo transparente.

Elaborada pela professora, 2024

 

A seguir apresento a vocês o recorte da pesquisa sobre o Programa Bolsa Familia.

https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/pesquisas/documentos/PainelPEI/Publicacoes/Pesquisa%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20de%20Implementa%C3%A7%C3%A3o%20do%20Programa%20Bolsa%20Fam%C3%ADlia.pdf

 

Trecho para análise:

Considerando alguns pontos avaliados na pesquisa que avaliou 249 municipios.

Condicionalidades de Educação

 

Com relação ao acompanhamento e verificação da frequência escolar dos alunos de famílias beneficiárias do PBF, foram detectadas lacunas na articulação entre gestão municipal da educação, do PBF e da ICS. Uma proporção de quase um terço dos municípios da amostra BFI, segundo os secretários de educação entrevistados, não tinha um representante da secretaria municipal de educação na gestão do PBF. Na mesma proporção de municípios não havia um representante da área de educação na ICS. As dificuldades de atuação articulada entre as gestões municipais de educação e do PBF se apresentam, principalmente, na interação entre a gestão da condicionalidade de educação e do PBF e no fluxo de coleta e transmissão dos dados no município. O cruzamento das informações destes gestores indica que, segundo o gestor do PBF, em cerca de 35% dos municípios, a secretaria municipal de educação era o órgão responsável pela inclusão das informações de frequência escolar dos alunos de famílias beneficiárias do PBF matriculados em escolas municipais. Essa informação reforça a evidência de um alto grau de desinformação do gestor local do programa a respeito do fluxo de procedimentos apropriado no acompanhamento e verificação desta condicionalidade. Em relação a essa característica, não foi detectado um padrão em termos de tamanho populacional, mas prevalecem municípios das regiões Nordeste, Norte e Sudeste, nesta ordem.

 

Condicionalidades de Saúde

Segundo os secretários municipais de saúde entrevistados pela Pesquisa BFI, 20,8% informaram não ter acesso à lista de famílias beneficiárias do PBF ou não coletar as informações necessárias para o acompanhamento das condicionalidades de saúde. Em outros 3,7 municípios era coletado um número de informações inferior às quatro condicionalidades. Segundo os gestores municipais do PBF entrevistados, em 58% dos municípios da amostra BFI a gestão local do programa acompanhava as condicionalidades de saúde. Em 14,1% desses 156 municípios não eram realizadas reuniões periódicas entre a pasta de saúde e a gestão local do programa. Em 10 dos 134 municípios restantes, o SISVAN, de acordo com esse informante, não era utilizado. Portanto, constituem um percentual de 46,1% os municípios da amostra BFI nos quais informações dos gestores indicavam poder haver o acompanhamento apropriado das condicionalidades de saúde. Os resultados desta Seção são indicativos da existência de verdadeiros vazios no acompanhamento das condicionalidades de saúde nos municípios da amostra BFI, tanto da parte da gestão municipal do PBF quanto da parte da gestão municipal da saúde. O gestor local do programa simplesmente não acompanhava essas condicionalidades em 42% da amostra BFI. O mesmo foi verificado com relação a uma parcela importante dos secretários de saúde entrevistados. Por fim, o levantamento das informações e o uso do SISVAN parecem ser também problemáticos. Segundo as respostas dos secretários municipais de saúde e dos coordenadores de UABS, o problema na coleta de informações sobre as condicionalidades de saúde parece se relacionar a dificuldades no acesso à lista de famílias beneficiárias e na falta de instruções para realizar a tarefa. Contrastando as informações dos secretários municipais de saúde com as informações dos gestores municipais do PBF, não se identifica um padrão segundo o tamanho populacional e desarticulação no acompanhamento das condicionalidades de saúde. Regionalmente, predominam municípios das regiões Nordeste, Sudeste e Norte, nesta ordem, com essa característica. Em suma, os resultados indicam que as maiores dificuldades e as lacunas mais substanciais encontram-se no âmbito dos seguintes itens: ◊ inexistência ou existência não formalizada de coordenação intersetorial do PBF no município, principalmente nas regiões Nordeste e Norte e em municípios com menos de 50.000 habitantes. Essa característica é indicativa da baixa capacidade de identificação e solução de problemas em todos os aspectos do programa que requerem ação articulada entre as diversas áreas do poder público local envolvidas na sua implementação; baixa proporção de municípios que realizam visitas domiciliares nas atividades de preenchimento do Cadastro Único e atualização da informação cadastral, sem diferenciação por tamanho populacional. Essa característica é indicativa da insuficiência de pessoal para a realização dessas atividades; ◊ parcela relativamente alta de municípios onde a Instância de Controle Social (ICS) do PBF enfrentava dificuldades para funcionar e de articulação com a gestão municipal do programa. Essa característica é indicativa do baixo cumprimento dos objetivos das ICS no que se refere ao acompanhamento e fiscalização do funcionamento do programa nos municípios; ◊ lacunas no fluxo de procedimentos para o devido acompanhamento e verificação da condicionalidade de educação – frequência escolar dos alunos de famílias beneficiárias do PBF – e na articulação entre gestão municipal da educação, do PBF e da ICS em uma proporção surpreendentemente alta dos municípios da amostra BFI; ◊ existência de verdadeiros vazios no acompanhamento das condicionalidades de saúde nos municípios da amostra BFI, principalmente da parte da gestão municipal do PBF.

 

1 – Após a leitura e reflexão sobre o texto apresente um texto dissertativo que contenha sugestões para superação dos desafios encontrados nas lacunas apresentadas nas condicionalidades de educação e saúde.

 

PBF = Programa Bolsa Família

ICS = Indice de condicionalidade de saúde

ICE = índice de condicionalidade de educação

 

Orientações:

- Após a leitura da história fictícia observe os seguintes pontos..

- Ao redigir sua resposta atente-se a correção ortográfica e concordância verbal.

- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que foi solicitado.

- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade.

- Texto em no máximo 30 linhas.

 

Bons estudos!

 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

SSOC - MAPA - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL - 54/2023

Olá, estimada aluna ou aluno. Após refletirmos profundamente sobre a categoria do trabalho e suas implicações na vida humana, convido você a embarcar nesta atividade MAPA que nos conduzirá a uma análise do trabalho desempenhado pelo assistente social nas empresas privadas. Este espaço socio-ocupacional tem se destacado como uma promissora área de inserção profissional, servindo […]

BEDU - CAPOEIRA - MAPA - 54/2023

MAPA - BEDU - CAPOEIRA - 54/2023   A capoeira para o público infantil é uma excelente ferramenta para desenvolver o aspecto psicomotor, cognitivo e social. Diante disso, a sessão de treinamento deve ter uma característica lúdica, onde a criança possa desenvolver as técnicas de acordo com sua fase do desenvolvimento motor, estimule a imaginação […]

A. Apresente as etapas do cronograma a ser seguido como base durante o planejamento tático.

A. Apresente as etapas do cronograma a ser seguido como base durante o planejamento tático. B. Elabore um relatório que destaque os pontos do plano de segurança a serem seguidos para a segurança dessa magnitude: objetivo, horário, local, quantificação do efetivo, equipamentos (aqui não queremos os conceitos de cada etapa, mas sim que você pense […]

Em maio de 2023, a Bain Company fez um anúncio estratégico sobre sua parceria com a Ashling Partners, uma provedora de serviços de consultoria

Em maio de 2023, a Bain Company fez um anúncio estratégico sobre sua parceria com a Ashling Partners, uma provedora de serviços de consultoria e implementação especializada em automação. Além disso, a Bain está fazendo um investimento direto na Ashling Partners para fortalecer sua colaboração nas práticas digitais Vector da Bain. Esta parceria ampliada visa […]

f) Voleibol:

ATIVIDADE 1 - INICIAÇÃO ESPORTIVA - 51_2025   De acordo com as informações apresentadas por Darido e Rangel (2011) e Gonzales (2004) no livro da disciplina, as modalidades podem ser classificadas de acordo com o número de participantes e considerando se há presença ou não de adversários. Ainda, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, […]

Além do arquivo com as informações exposto, o responsável pelo departamento de contabilidade também lhe informou que, no ano de 2021 (ano anterior), o Ciclo Operacional

ATIVIDADE 1 - CCONT - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - 51_2025   A Vestibem é uma empresa de vestuário que atua há mais de 20 anos em todo o território nacional, estando sempre um passo à frente, trazendo as peças mais inovadoras e deslumbrantes do mundo da moda. A empresa atua no segmento de moda […]

1 2 3 … 426 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp