• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Toca a sirene na fábrica, e o apito como um chicote bate na manhã nascente e bate na tua cama  no sono da madrugada.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Toca a sirene na fábrica,
e o apito como um chicote
bate na manhã nascente
e bate na tua cama
no sono da madrugada.
Ternuras da áspera lona
pelo corpo adolescente.
É o trabalho que te chama.
às pressas tomas o banho,
tomas teu café com pão,
tomas teu lugar no bote
no cais do Capibaribe.
Deixas chorando na esteira,
teu filho de mãe solteira.
Levas ao lado a marmita,
contendo a mesma ração
do meio de todo o dia,
a carne-seca e o feijão.
De tudo quanto ele pede
dás só bom-dia ao patrão,
e recomeças a luta
na engrenagem da fiação.

MOTA, M . Canto ao meio. Rio de Janeiro Civilização Brasileira, 1964.

Nesse texto, a mobilização do uso padrão das formas verbais e pronominais

A) ajuda a localizar o enredo num ambiente estático.

B) auxilia na caracterização física do personagem principal.

C) acrescenta informações modificadoras às ações dos personagens.

D) alterna os tempos da narrativa, fazendo progredir as ideias do texto.

E)está a serviço do projeto poético, auxiliando na distinção dos referentes.

Solução

No texto, a alternância entre os verbos e pronomes de 2ª e 3ª pessoa serve para diferenciar os referentes, com a funcionária sendo marcada pela 2ª pessoa (“tua”, “te”, “tomas”) e o patrão pela 3ª pessoa (“ele pede”). Essa variação indica claramente quem é o alvo de cada ação e estabelece uma distinção entre os personagens envolvidos, ajudando a conduzir o diálogo entre a funcionária e o patrão.

Alternativa E

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

4. Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos.

ATIVIDADE 1 - SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS - 51_2025 Na abordagem educacional, o processo de aprendizagem é visto como uma jornada colaborativa, onde os professores servem de guias e os colegas de classe como companheiros de exploração. O aluno, nesse contexto, é incentivado a ser um pesquisador ativo, um debatedor de ideias e um […]

O desenvolvimento humano inicia-se na fecundação, quando um gameta masculino, ou espermatozoide, se une ao gameta feminino, ou oócito, para formar uma única célula – o

ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - CBIO - EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA - 51_2025   O desenvolvimento humano inicia-se na fecundação, quando um gameta masculino, ou espermatozoide, se une ao gameta feminino, ou oócito, para formar uma única célula – o zigoto. No entanto, uma série de eventos anteriores é necessária para que, posteriormente, a fecundação aconteça […]

3 - Pesquisar e definir um software de entrega contínua relatando sua vantagens e funcionalidades para entrega contínua da nova versão.

MAPA - TÓPICOS ESPECIAIS - 51_2025   Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina.   Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no […]

c) Golfe:

ATIVIDADE 1 - INICIAÇÃO ESPORTIVA - 51_2025   De acordo com as informações apresentadas por Darido e Rangel (2011) e Gonzales (2004) no livro da disciplina, as modalidades podem ser classificadas de acordo com o número de participantes e considerando se há presença ou não de adversários. Ainda, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, […]

MAPA – LINHAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA – 52/2023

Prezado (a) futuro engenheiro (a), compreender os conceitos relacionados aos sistemas de transmissão de energia elétrica é muito importante quando estamos estudando a eficiência e a qualidade da energia.   Prezado (a) futuro engenheiro (a), compreender os conceitos relacionados aos sistemas de transmissão de energia elétrica é muito importante quando estamos estudando a eficiência e […]

B) Apresente cinco (5) vantagens, para a organização que resultarão deste novo plano.

MAPA - SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS - 51_2025 Estudante, Nessa atividade, você tem a oportunidade de refletir sobre como a disciplina que você está cursando pode enriquecer sua trajetória e qualificação profissional. Para isso, nessa atividade MAPA você é estimulado a investigar sobre temas relacionados à nossa área de Segurança e Auditoria de Sistemas. […]

1 2 3 … 547 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp